Política
Por

Os militares presos por tentativa de golpe de estado, que estão em quartéis do Exército de Brasília e do Rio de Janeiro, vão receber um jantar especial na noite de Natal. Está prevista uma alimentação semelhante à ceia, com os mesmos itens que são servidos para a tropa que está no plantão.

Serão servidos os seguintes itens: salpicão, salada tropical, arroz branco, feijão tropeiro, purê, peru e maminha recheada. A sobremesa será pudim de leite e as bebidas serão suco e refrigerante.

Os militares que tiveram autorização de receber visita de famílias vão poder ainda ver os parentes na véspera do Natal e do Ano-Novo. A visitação vai ocorrer na tarde de 24 e 31 de dezembro, conforme previsão das Normas Administrativas para Prisão Especial.

Em Brasília o espaço onde os militares estão é um quarto que possui aproximadamente 20 metros quadrados, no Setor Militar Urbano, e que conta com cama, mesa, cadeira, armário, frigobar e televisão. Essa é a estrutura padrão para prisões especiais. Os quartos ainda têm janela com grades e ar-condicionado. A vigilância é feita 24 horas por dia por guardas do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

Na sede militar do Rio de Janeiro está o general 4 estrelas, Walter Braga Netto. Em Brasília estão o general Mário Fernandes, que faz parte do chamado Kids Pretos, a força especial do Exército, além do major Rodrigo Bezerra de Azevedo, do também major Rafael Martins de Oliveira e o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima. O professor de História do Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), Carlos Fico, diz que historicamente os militares têm um comportamento intervencionista, que começou com a Proclamação da República.

"O que acontece é que a partir de um certo momento, sobretudo no final da Guerra do Paraguai, no século 19, houve a instituição de uma crise quase que permanente entre os civis e militares. Eles voltaram da guerra muito descontentes e isso levou uma série de crises que culminariam na Proclamação da República e, no alto entendimento dos militares, eles seriam os tutores, ou seja, os responsáveis pela república e a Proclamação da República, em 1889, foi o primeiro golpe militar (a deposição do imperador João Pedro II). A partir de então houve muitas iniciativas militares intervencionistas e isso tem sido uma marca da fragilidade institucional da democracia brasileira que não se resolveu desde a ditadura militar. Portanto, na história política brasileira existe a tradição dessa marca de intervencionismo militar muito grande que ainda não se resolveu", explica.

Os advogados dos militares pediram ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, a liberdade dos envolvidos, mas ele ainda não deu resposta. A Procuradoria-Geral da República, no entanto, foi contra a liberação de Braga Netto. As defesas dos militares negam as acusações de tentativa de golpe de estado.

Mais recente Próxima Em pronunciamento de Natal, Lula defende harmonia entre os poderes e defesa intransigente da democracia
Mais da CBN

Segundo Dayse Rangel, após todo o ocorrido, pessoas que estavam no local contaram as cápsulas de bala na rodovia e constataram mais de 30 unidades.

‘Foram mais de 30 tiros’, diz mãe de jovem baleada por agentes da PRF

Juliana Rangel, de 26 anos, foi atingida por um disparo na cabeça e está internada em estado gravíssimo.

PF vai investigar agentes da PRF envolvidos no caso da jovem baleada; envolvidos prestam depoimento nesta quarta (25)

O número foi atualizado nesta quarta-feira pela Defesa Civil Estadual.

Sobe para seis o número de mortes por chuvas em Minas Gerais

Testemunhas afirmaram que o veículo da família foi atingido por vários disparos, que teriam partido de agentes da PRF.

'Liguei a seta pra encostar e foram metendo bala', diz pai de jovem baleada por agentes da PRF

O acidente ocorreu no final da tarde do último domingo (22/12), quando diversos veículos, incluindo caminhões-tanque carregados com ácido sulfúrico e defensivos agrícolas, caíram no rio.

PF abre investigação para apurar responsabilidades de queda de ponte entre Tocantins e Maranhão

O Ministério de Emergências do país informou que há sobreviventes.

Avião fabricado pela Embraer cai com 67 pessoas no Cazaquistão; ao menos 30 pessoas morreram

Viviane Brandão, superintendente de Fiscalização da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), diz que análise da ANA indica que rio Tocantins não ficou contaminado após queda de ponte.

'Não há risco à saúde, mas é preciso atenção', diz superintendente da ANA sobre rio Tocantins após desabamento de ponte

O professor da FGV e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Rafael Alcadipani explica que o decreto é importante principalmente em estados que não têm protocolo de uso de força

'O óbvio, no Brasil, precisa ser dito', diz especialista sobre decreto que restringe uso de força por policiais

O acerto com o jogador havia acontecido ainda no sábado, mas o anuncio acontece na tarde desta terça (24) de uma forma pouco usual.

Oscar deixa Shangai Port e retorna ao São Paulo, clube que o revelou

O ex-deputado voltou à prisão por desrespeitar condições estabelecidos para a liberdade condicional, como permanecer em casa durante o período noturno.

Após audiência de custódia, Moraes mantém pena em regime fechado para Daniel Silveira