Consultar valores retidos de ISS na fonte
O que é
O serviço acolhe os pedidos de montante das retenções do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e seus respectivos municípios.
O ISS é de competência dos municípios e tem como fato gerador a prestação de serviços. O Governo do Estado, como contratante, recolhe este tributo no momento do pagamento ao prestador de serviços e repassa na conta-corrente que o município detentor do crédito indicar e tiver cadastrado no Sistema de Administração Financeira (Siaf). Assim, colabora com a arrecadação e fiscalização dos municípios paranaenses.
Quem pode consultar
Municípios e empresas prestadoras de serviços ao Poder Público, quando se quer fazer uma consulta dos valores retidos e devidos pelo Estado, a fim de não haver pagamentos em duplicidade.
Onde consultar
Na internet.
Como consultar
Para valores retidos até 2017:
- a consulta pode ser feita pela internet.
Para valores posteriores:
- deve ser enviada uma solicitação para o suporte técnico do NovoSIAF, pelo e-mail [email protected], relatando detalhadamente quais são as informações requeridas, para quais municípios e para qual período.
Prazo
Para valores retidos até 2017, a consulta é imediata.
Para consultas por e-mail, a depender da demanda, pode levar de 1 hora a alguns dias. Os prazos são estimados de acordo com a prioridade do serviço e a demanda vigente. O ponto focal estima cerca de 5 dias úteis. O prazo da Ouvidoria é de 20 (vinte) dias, com possível ilação de mais 10 (dez) dias.
O que diz a lei
A Lei Federal nº 12.527/2011, que garante o acesso a informações, determina que esses dados devem ser disponibilizados, a fim de manter o princípio da publicidade.
A Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos municípios e do Distrito Federal, e dá outras providências.
Forma de atendimento:
Integralmente na Internet
Quanto custa:
Gratuito.