'História de Amor' tem como eixo principal um quadrilátero amoroso. O endocrinologista Carlos Alberto Moretti (José Mayer) viveu um romance de dez anos com Sheila (Lilia Cabral), mas acaba se casando com Paula (Carolina Ferraz). Ao longo da trama, no entanto, envolve-se com Helena (Regina Duarte), o que não impede Sheila e Paula de continuarem a disputá-lo.
O casamento de Carlos e Paula acontece depois de uma grande confusão. No caminho para a igreja, o médico se depara com um jovem casal, Joyce (Carla Marins) e Caio (Ângelo Paes Leme), brigando. O rapaz empurra a moça do jipe, e Carlos atrasa a sua chegada à igreja para levar a jovem para a sua clínica. Lá, ela lhe revela estar grávida. Apesar do tumulto, Carlos chega a tempo para a cerimônia e se casa com Paula, já histérica. Sem querer romper a tradição de chegar depois do noivo à porta da igreja, a noiva passa maus momentos esperando Carlos em uma rua próxima, em companhia do pai, Rômulo (Cláudio Corrêa e Castro). Carlos chega a tempo, só não tira a cena da agressão e a história de Joyce da cabeça. E é através da moça que ele conhece e se encanta por Helena, mãe de Joyce e ex-mulher de Assunção (Nuno Leal Maia). Ao se separar de Paula, Carlos investe em um relacionamento com Helena. Paralelamente, o médico continua sendo assediado por Sheila, que investe, a qualquer custo, em uma reaproximação.
Cena em que Joyce (Carla Marins) é agredida por Caio (Ângelo Paes Leme) e Carlos (José Mayer) a socorre.
Cena em que Joyce (Carla Marins) apresenta Carlos (José Mayer) a Helena (Regina Duarte).
Cena em que Paula (Carolina Ferraz) provoca Helena (Regina Duarte) e as duas se agridem em um posto de gasolina.
Cena em que Joyce (Carla Marins) e Helena (Regina Duarte) fazem as pazes.
Ao longo da trama, Joyce descobre que a irmã de Helena teve um romance com Assunção, o que resultou em uma gravidez. Só que a moça morre em um acidente, quando o bebê tinha apenas três meses de vida. A criança era Joyce, que Helena assumiu e cuidou como filha. Joyce fica transtornada com a descoberta, revolta-se contra Helena, mas, no penúltimo capítulo, as duas se abraçam e choram, em uma reconciliação comovente.
Cena em que Sheila (Lilia Cabral) tenta sufocar Paula (Carolina Ferraz) com um travesseiro enquanto ela se convalesce em um hospital.
Ao final da novela, a competição de Paula e Sheila para tomar o lugar de Helena ao lado de Carlos resulta em situações dramáticas. Paula, grávida dele, é atropelada ao ser perseguida por Sheila e perde o bebê. Já Sheila, termina a novela desequilibrada e sozinha, depois de, mais uma vez, tentar matar Paula, sufocando-a com um travesseiro no hospital. Passados muitos contratempos e separações, Helena termina a novela ao lado de Carlos.