Por Memória Globo

Bazilio Calazans/Globo

'História de Amor' tem como eixo principal um quadrilátero amoroso. O endocrinologista Carlos Alberto Moretti (José Mayer) viveu um romance de dez anos com Sheila (Lilia Cabral), mas acaba se casando com Paula (Carolina Ferraz). Ao longo da trama, no entanto, envolve-se com Helena (Regina Duarte), o que não impede Sheila e Paula de continuarem a disputá-lo.

José Mayer e Carolina Ferraz em 'História de Amor', 1995 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

O casamento de Carlos e Paula acontece depois de uma grande confusão. No caminho para a igreja, o médico se depara com um jovem casal, Joyce (Carla Marins) e Caio (Ângelo Paes Leme), brigando. O rapaz empurra a moça do jipe, e Carlos atrasa a sua chegada à igreja para levar a jovem para a sua clínica. Lá, ela lhe revela estar grávida. Apesar do tumulto, Carlos chega a tempo para a cerimônia e se casa com Paula, já histérica. Sem querer romper a tradição de chegar depois do noivo à porta da igreja, a noiva passa maus momentos esperando Carlos em uma rua próxima, em companhia do pai, Rômulo (Cláudio Corrêa e Castro). Carlos chega a tempo, só não tira a cena da agressão e a história de Joyce da cabeça. E é através da moça que ele conhece e se encanta por Helena, mãe de Joyce e ex-mulher de Assunção (Nuno Leal Maia). Ao se separar de Paula, Carlos investe em um relacionamento com Helena. Paralelamente, o médico continua sendo assediado por Sheila, que investe, a qualquer custo, em uma reaproximação.

Cena em que Joyce (Carla Marins) é agredida por Caio (Ângelo Paes Leme) e Carlos (José Mayer) a socorre.

Cena em que Joyce (Carla Marins) é agredida por Caio (Ângelo Paes Leme) e Carlos (José Mayer) a socorre.

Cena em que Joyce (Carla Marins) apresenta Carlos (José Mayer) a Helena (Regina Duarte).

Cena em que Joyce (Carla Marins) apresenta Carlos (José Mayer) a Helena (Regina Duarte).

Cena em que Paula (Carolina Ferraz) provoca Helena (Regina Duarte) e as duas se agridem em um posto de gasolina.

Cena em que Paula (Carolina Ferraz) provoca Helena (Regina Duarte) e as duas se agridem em um posto de gasolina.

Cena em que Joyce (Carla Marins) e Helena (Regina Duarte) fazem as pazes.

Cena em que Joyce (Carla Marins) e Helena (Regina Duarte) fazem as pazes.

Ao longo da trama, Joyce descobre que a irmã de Helena teve um romance com Assunção, o que resultou em uma gravidez. Só que a moça morre em um acidente, quando o bebê tinha apenas três meses de vida. A criança era Joyce, que Helena assumiu e cuidou como filha. Joyce fica transtornada com a descoberta, revolta-se contra Helena, mas, no penúltimo capítulo, as duas se abraçam e choram, em uma reconciliação comovente.

Cena em que Sheila (Lilia Cabral) tenta sufocar Paula (Carolina Ferraz) com um travesseiro enquanto ela se convalesce em um hospital.

Cena em que Sheila (Lilia Cabral) tenta sufocar Paula (Carolina Ferraz) com um travesseiro enquanto ela se convalesce em um hospital.

Ao final da novela, a competição de Paula e Sheila para tomar o lugar de Helena ao lado de Carlos resulta em situações dramáticas. Paula, grávida dele, é atropelada ao ser perseguida por Sheila e perde o bebê. Já Sheila, termina a novela desequilibrada e sozinha, depois de, mais uma vez, tentar matar Paula, sufocando-a com um travesseiro no hospital. Passados muitos contratempos e separações, Helena termina a novela ao lado de Carlos.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)