A história de amor de Nacib e Gabriela, tão diferentes, é o ponto de partida da segunda versão desse clássico de Jorge Amado. Ele, um turco morador de Ilhéus, deseja transformar sua amada em uma dama da sociedade. Já Gabriela, sensual e ingênua, quer ser livre das imposições de um relacionamento convencional.
Em uma Ilhéus dominada pelos produtores de cacau, quem manda é o coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes), que passa a ser confrontado pelo idealista Mundinho Falcão (Mateus Solano). Os ideais compartilhados por Mundinho causam tensão numa cidade tão conservadora, o que não desagrada os fazendeiros da região
Os coronéis e as beatas, tipos comuns ao interior do Brasil no início do século XX, ganham vida na adaptação da obra de Jorge Amado. A conservadora Dorotéia (Laura Cardoso) e o rígido coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes) são personagens marcantes da novela.
Confira os bastidores de 'Gabriela - 2ª versão', com informações sobre figurino, caracterização e curiosidades da produção.