Por Memória Globo

Estevam Avellar/Globo

Juliana Paes em 'Gabriela - 2ª versão', 2012 — Foto: Alex Carvalho/Globo

GABRIELA (Juliana Paes) – Com cheiro de cravo e cor de canela, Gabriela é uma mulher de natureza livre e impulsiva. Nascida no serão nordestino, passou a infância aos cuidados do tio, ajudando na roça. Com a seca, mudam-se para Ilhéus, onde ela conhece Nacib (Humerto Martins), dono do bar Vesúvio. Exímia cozinheira, logo começa a trabalhar para ele, com quem também se casa. Pouco tempo após sua chegada à cidade, ela é a mulher mais desejada, despertando a fantasia dos homens da cidade.

José Wilker em 'Gabriela - 2ª versão', 2012 — Foto: Estevam Avellar/Memória Globo

CORONEL JESUÍNO MENDONÇA (José Wilker) – Homem bruto, domina a esposa, Sinhazinha (Maitê Proença). Quando descobre que está sendo traído, assassina a esposa e seu amante, o dentista Osmundo Pimentel (Erik Marmo). É o primeiro homem condenado à prisão por pretender fazer justiça “com as próprias mãos”.

Ivete Sangalo em 'Gabriela - 2ª versão', 2012 — Foto: Estevam Avellar/Globo

MARIA MACHADÃO (Ivete Sangalo) – Cafetina e dona do Bataclã, é uma mulher extrovertida, mas muito autoritária e até cruel com suas “meninas”. Conhece os chamegos, amores, paixões e segredos dos coronéis e seus filhos. Sofre com a morte do coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes), seu grande amor.

Mateus Solano em 'Gabriela - 2ª versão', 2012 — Foto: Alex Carvalho/Globo

MUNDINHO FALCÃO / RAIMUNDO MENDES FALCÃO (Mateus Solano)  Jovem, solteiro e cheio de ideias, Mundinho vem de uma família de políticos do Rio de Janeiro e chega a Ilhéus para enfrentar a oligarquia dos coronéis, liderada por Ramiro Bastos (Antonio Fagundes). O destino faz com que ele apaixone-se justamente por Gerusa (Luiza Valdetaro), a linda neta do coronel Ramiro Bastos. Mundinho vira político e consegue ficar ao lado da mulher, com quem tem um filho.

Laura Cardoso em 'Gabriela 2ª versão', 2012 — Foto: Raphael Dias/Globo

DOROTÉIA (Laura Cardoso) – Mãe de coronel Amâncio (Genézio de Barros), comporta-se como se fosse o pilar moral da cidade, onde tudo passa por seu julgamento. A revelação de seu passado de quenga surpreende a todos.

Humberto Martins em 'Gabriela - 2ª versão', 2012 — Foto: Estevam Avellar/Globo

NACIB ACHCAR SAAD (Humberto Martins) – Proprietário do bar Vesúvio, solteiro e frequentador do cabaré Bataclã, onde tem uma relação especial com Zarolha (Leona Cavalli), vê seu mundo transformar-se com a chegada de Gabriela a Ilhéus. Decide contratá-la como cozinheira, e logo pede a sua mão em casamento. Mas ela não se adapta à vida de mulher casada. Após idas e vindas, os dois terminam a trama juntos.

Antonio Fagundes em 'Gabriela - 2ª versão', 2012 — Foto: João Cotta/Globo

CORONEL RAMIRO BASTOS (Antonio Fagundes) – Fazendeiro de cacau da época do desbravamento, quando as terras eram conquistadas a tiros, coronel Ramiro ainda aplica métodos violentos para conseguir o que deseja. É o líder conservador, intendente de Ilhéus e maior força política da região. Seu poder é contestado quando o jovem Mundinho Falcão (Mateus Solano) chega à cidade baiana. Vítima de problemas de saúde, morre, deixando o caminho aberto para seu oponente.

Angela Rebello e Bete Mendes em 'Gabriela - 2ª versão', 2012 — Foto: João Cotta/Globo

QUINQUINA (Angela Rebello) – A maior fofoqueira da cidade é a típica solteirona, que mora com a irmã, Florzinha (Bete Mendes), falando mal de tudo e todos. Vive do aluguel de casas e de vender doces, entretanto, sua principal atividade é o um presépio de Natal.

FLORZINHA (Bete Mendes) – Irmã de Quinquina (Angela Rebello) e madrinha de Lindinalva (Giovanna Lancelotti), também gosta de uma fofoca, mas é mais doce que sua irmã. Sua meta é conseguir revistas para montar o presépio natalino.

Maitê Proença em Gabriela - 2ª versão, 2012 — Foto: Raphael Dias/Globo

SINHAZINHA MENDONÇA (Maitê Proença) – Casada com o coronel Jesuíno (José Wilker), sofre nas mãos do marido. Amiga de todas as senhoras da sociedade, religiosa, é devota de São Sebastião. Apaixona-se pelo dentista, Dr. Osmundo (Erik Marmo), com quem morre assassinada pelo marido.

OSMUNDO PIMENTEL (Erik Marmo) – Dentista abastado de Salvador, monta um consultório em Ilhéus e apaixona-se por Sinhazinha (Maitê Proença). Morre assassinado, junto com a amante, pelo coronel Jesuíno Mendonça (José Wilker).

Emílio Orciollo Netto e Bruna Linzmeyer em Gabriela - 2ª versão, 2012 — Foto: Estevam Avellar/Globo

PRÍNCIPE SANDRA (Emílio Orciollo Netto) – Mágico de quinta categoria, chega a Ilhéus trazido por Mundinho Falcão (Mateus Solano). Junto com sua assistente e mulher, Anabela (Bruna Linzmeyer), pratica um golpe chamado “suadouro” no qual ela finge ser solteira para deitar-se com os coronéis. Príncipe Sandra os surpreende e, no papel de homem traído, ameaça matá-los. No final, o coronel acaba dando dinheiro ao casal para não ser morto. Ao tentar aplicar o golpe no coronel Ramiro (Antonio Fagundes), acaba sendo capado e expulso da cidade.

ANABELA (Bruna Linzmeyer) – Assistente de Príncipe Sandra (Emílio Orciollo Netto), seu marido mágico, também é dançarina do Bataclã, onde faz as danças dos Sete Veus e dos Leques. Ao aplicar um golpe com o marido no coronel Ramiro (Antonio Fagundes), acaba expulsa da cidade

Ilya São Paulo em Gabriela - 2ª versão, 2012 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

DOUTOR PELÓPIDAS ÁVILA (Ilya São Paulo) – Médico que cuida das moças do Bataclã, é um grande articulador político, aliado de Mundinho Bastos (Mateus Solano)

Henri Castelli em Gabriela - 2ª versão, 2012 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

RÔMULO VIEIRA (Henri Castelli) – Engenheiro, chega a Ilhéus para participar das obras do porto. Casado no Rio de Janeiro, namora Malvina (Vanessa Giácomo), com quem faz promessas de fugir.

Fabiana Karla e Marcelo Serrado em 'Gabriela - 2ª versão', 2012 — Foto: Estevam Avellar/Globo

TONICO BASTOS (Marcelo Serrado) – Filho do coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes), é casado com a ciumenta Olga Bastos (Fabiana Karla), com quem tem quatro filhos. Apesar de viver no Bataclã, onde apronta todas, a mulher acredita em sua fidelidade.  Quando Olga descobre as traições do marido, decide pagar na mesma moeda, e vai para a cama com Ezequiel (José Rubens Chachá). Tonico fica conhecido como corno manso da cidade. É o melhor amigo e confidente de Nacib (Humberto Martins), e mesmo assim seduz Gabriela (Juliana Paes).

OLGA BASTOS (Fabiana Karla) – Mulher de Tonico (Marcelo Serrado), com quem tem quatro filhos, vem de uma família de fazendeiros riquíssimos. Extremamente ciumenta, acredita que as mulheres correm atrás de seu marido por causa de sua fidelidade. Quando descobre as traições de Tonico, decide pagar na mesma moeda, traindo-o com Ezequiel (José Rubens Chachá).

Rodrigo Andrade em Gabriela - 2ª versão, 2012 — Foto: Raphael Dias/Globo

BERTO (Rodrigo Andrade) – Filho do Coronel Amâncio (Genézio de Barros) e neto de Dorotéia (Laura Cardoso), faz o tipo machão rico. Aproveita- se do sofrimento de sua noiva, Lindinalva (Giovanna Lancelotti), quando ela perde seus pais. É assassinado por Negro Fagundes (Jhe Oliveira).

Marco Pigossi em 'Gabriela - 2ª versão', 2012 — Foto: Alex Carvalho/Globo

JUVENAL (Marco Pigossi) – Chega de Salvador com ideias progressistas e enfrenta seu pai, o coronel Amâncio (Genézio de Barros), e todos que não aceitam suas ideias. Após a morte de seu irmão, casa-se com Lindinalva (Giovanna Lancelotti).

Vanessa Giácomo, Chico Diaz e Bel Kutner em Gabriela - 2ª versão, 2012 — Foto: Estevam Avellar/Globo

CORONEL MELK TAVARES (Chico Diaz) – Violento, o rico fazendeiro de cacau é casado com Marialva (Bel Kutner) e pai de Malvina (Vanessa Giácomo). Conservador, apoia Ramiro Bastos (Antonio Fagundes) até a sua morte, quando alia-se a Mundinho Falcão (Mateus Solano). É um pai rígido, que proíbe a filha de ir para a universidade, e que não admite pronunciar o seu nome depois que ela foge de Ilhéus. Contrata o Negro Fagundes (Jhe Oliveira) e Clemente (Daniel Ribeiro) para trabalharem em sua fazenda.

MARIALVA TAVARES (Bel Kutner) – Dominada pelo marido, Melk (Chico Diaz), é totalmente submissa. Passa a vida tentando impedir os confrontos entre a filha, Malvina (Vanessa Giácomo), e Melk.

MALVINA TAVARES (Vanessa Giácomo) – Filha única de Melk (Chico Diaz) e Marialva Tavares (Bel Kutner), simboliza o movimento de libertação feminina do início do século XX. Jovem, inteligente e livre, não aceita as convenções da cidade e acaba fugindo, com a ajuda de Mundinho Falcão (Mateus Solano). Vive um romance com Rômulo (Henri Castelli), um engenheiro casado de Salvador.

José Rubens Chachá em Gabriela - 2ª versão, 2012 — Foto: Raphael Dias/Globo

DOUTOR EZEQUIEL (José Rubens Chachá) – Moralista e solteiro, é amigo de Nacib e frequentador do Vesúvio e do Bataclã. Envolve-se com Olga, fazendo com que Tonico Bastos (Marcelo Serrado) vire motivo de chacota na cidade.

Amanda Richter em Gabriela - 2ª versão, 2012 — Foto: Alex Carvalho/Globo

IRACEMA (Amanda Richter) – Amiga de Gerusa (Luiz Valdetaro) e Malvina (Vanessa Giácomo), deixa a escola para casar-se com o coronel Jesuíno (José Wilker). Quando o marido vai preso, Iracema fica livre para reatar com seu primeiro namorado, Antenor (João Cunha).

Frank Menezes em Gabriela - 2ª versão, 2012 — Foto: Estevam Avellar/Globo

PADRE CECÍLIO (Frank Menezes) – Vive entre a pressão exercida pelas beatas da cidade e por Maria Machadão (Ivete Sangalo) e suas meninas. Faz vista grossa para as violências dos coronéis.

Vera Zimmermann, Bertrand Duarte e Luiza Valdetaro em Gabriela - 2ª versão, 2012 — Foto: Estevam Avellar/Globo

GERUSA BASTOS (Luiza Valdetaro) – Bonita e delicada, é a neta preferida de Ramiro (Antonio Fagundes), que deseja que ela se case com Juvenal (Marco Pigossi), filho do coronel Amâncio (Genézio de Barros), seu compadre. Quando se apaixona por Mundinho Falcão (Mateus Solano), tem que enfrentar a ira do avô, que a envia para um convento. Com a morte do avô, Gerusa se casa com Mundinho e tem um filho, que batiza de Ramiro.

CONCEIÇÃO BASTOS (Vera Zimmermann) – Casada com Alfredo (Bertrand Duarte) e mãe de Gerusa (Luiza Valdetaro), é uma mulher bastante sofisticada que, criada em Salvador, acha Ilhéus uma província. Apesar de nutrir um profundo respeito pelo sogro, Ramiro (Antonio Fagundes), ajuda o casal Mundinho e Gerusa a ficar junto.

ALFREDO BASTOS (Bertrand Duarte) – Médico e deputado, praticamente por imposição do pai, Ramiro Bastos (Antonio Fagundes), não tem em si a veia política. É casado com Conceição (Vera Zimmermann) e pai de Gerusa (Luiza Valdetaro).

ZULEIKA (Fernanda Pontes) – Amiga de Gerusa (Luiza Valdetaro), Malvina (Vanessa Giácomo) e Iracema (Amanda Richter), é a mais inocente de todas. Romântica, casa-se com o Berto (Rodrigo Andrade), enviúva e volta a morar com os pais.

ANTENOR (João Cunha) – Foi namorado de Iracema antes de ela se casar com o coronel Jesuíno (José Wilker), e volta para os seus braços quando o coronel vai preso.

NHÔ GALO (Edmilson Barros) – Boêmio inveterado, vive metido com as mulheres do Bataclã. Divertido e sábio, é funcionário público.

LINDINALVA (Giovanna Lancelotti) – Noiva de Berto (Rodrigo Andrade), filho do coronel Amâncio (Genézio de Barros), vê sua vida virar de pernas para o ar quando seus pais morrem num acidente. Sem dinheiro para pagar as contas do armarinho da família, aceita a ajuda do noivo, que acaba abusando dela. Hostilizada pelas mulheres da cidade, vai trabalhar no Bataclã, até que se casa com Juvenal (Marco Pigossi).

DONA RITA (Izabella Bicalho) – Mãe de Lindinalva (Giovanna Lancelotti) e casada com Alceu (Carlos Betão), é uma dona de casa simples que não sabe sobre a real situação financeira da família.

ALCEU (Carlos Betão) – Pai de Lindinalva (Giovanna Lancelotti) e marido de Dona Rita (Izabella Bicalho) é um pequeno comerciante endividado. Morre com a mulher em um acidente.

ZULMIRA (Rejane Maya) – A empregada que criou Lindinalva (Giovanna Lancelotti).

CORONEL ALTINO BRANDÃO (Nelson Xavier) – Fazendeiro sergipano, um dos pioneiros na cultura do cacau, mora numa fazenda em Rio do Braço. Diferente dos outros coronéis, é um homem de ideias liberais, que logo se torna aliado a Mundinho Falcão (Mateus Solano).

CORONEL MANOEL DAS ONÇAS (Mauro Mendonça) – Velho fazendeiro do cacau, deixa sua família na roça para divertir-se no bar de Nacib (Humberto Martins). Depois de enviuvar, casa-se com Zarolha (Leona Cavalli), fazendo com que ela se torne uma mulher da sociedade.

FABIANA (Heloisa Jorge) – Empregada da família Bastos, é expulsa de casa ao ser flagrada com Tonico Bastos (Marcelo Serrado) na cama, e acaba com Clemente (Daniel Ribeiro).

CLEMENTE (Daniel Ribeiro) – Desde que viveu um romance, durante a travessia da caatinga, com Gabriela (Juliana Paes), sonha casar-se com ela. Trabalha na fazenda do coronel Melk Tavares (Chico Diaz) e acaba fugindo com Fabiana (Heloisa Jorge).

LOIRINHO (Widoto Áquila) – Capanga de Melk Tavares (Chico Diaz).

RAMIRINHO (Filipe Gimenez) – Filho de Tonico (Marcelo Serrado) e Olga (Fabiana Karla).

BENTO (Gustavo Mello) – Filho de Tonico (Marcelo Serrado) e Olga (Fabiana Karla).  

MARIA LUPICÍNIA (Anna Gabriela) – Filha de Tonico (Marcelo Serrado) e Olga (Fabiana Karla), é muito esperta e vive denunciando o pai.

NÉIA (Yaçanã Martins) – Empregada da casa do coronel Jesuíno Mendonça (José Wilker), assim que descobre a traição de Sinhazinha (Maitê Poença) com Osmundo (Erik Marmo), tira proveito da situação. Depois da morte da patroa, é escorraçada por coronel Jesuíno e vira a principal testemunha de acusação do julgamento.

GLÓRIA (Suzana Pires) – Sustentada pelo coronel Coriolano Ribeiro (Ary Fontoura), a “teúda e manteúda” vive na casa que foi da família do coronel, para escândalo das mulheres locais. Seduz o professor Josué (Anderson di Rizzi), mas é expulsa de casa quando o romance é descoberto pelo coronel.

CORONEL CORIOLANO (Ary Fontoura) – Sustenta Glória (Suzana Pires), sua “teúda e manteúda”. Vive numa fazenda, mas, toda vez que visita a cidade, arruma uma moça bonita. Ao descobrir que está sendo traído por Glória com Josué (Andreson di Rizzi), expulsa a amante de casa.

JOSUÉ (Anderson di Rizzi) – Professor, é demitido da escola na qual trabalhava, depois que seu caso com Glória (Suzana Pires) torna-se público.

DONA ARMINDA (Neusa Maria Faro) – Vizinha de Gabriela (Juliana Paes), torna-se sua melhor amiga. É a parteira da cidade e mãe de Chico Moleza (Renan Ribeiro).

CHICO MOLEZA (Renan Ribeiro) – Filho de dona Arminda (Neusa Maria Faro), serve mesas no Vesúvio e sonha deitar-se com uma das mulheres do Bataclã.

TUÍSCA (Max Lima) – Vendedor dos doces das irmãs dos Reis, é o melhor amigo de Gabriela (Juliana Paes), com quem brinca de corrupio e de soltar pipa.

MIQUELINA (Clara Paixão) – Amiga de Gabriela (Juliana Paes), é dona de uma banca na feira.

NEGRO FAGUNDES (Jhe Oliveira) – Jagunço do coronel Melk Tavares (Chico Diaz), chegou a Ilhéus com a amiga Gabriela (Juliana Paes). É contratado para matar Mundinho Falcão (Mateus Solano), mas erra o tiro. O mesmo não acontece quando recebe como missão por fim à vida de Berto (Rodrigo Andrade).

LADISLAU (Kaic Chagas) – Filho de Tonico (Marcelo Serrado) e Olga (Fabiana Karla).

PRAZERES (Telma Souza) – Confidente de Gerusa (Luiza Valdetaro), trabalha para a família Bastos há muitos anos.

AMANCIO LEAL (Genézio de Barros) – Fazendeiro de cacau, conquistou suas terras a bala. O viúvo é pai de Juvenal (Marco Pigossi) e Berto (Rodrigo Andrade), e mora com a mãe, Dorotéia (Laura Cardoso). É um dos mais fortes opositores de Mundinho Falcão (Mateus Solano) e o principal aliado de Ramiro Bastos (Antonio Fagundes). Quando seu caso com Miss Pirangi (Gero Camilo) vem à tona, a cidade fica chocada.

Leona Cavalli em Gabriela - 2ª versão, 2012 — Foto: Estevam Avellar/Globo

ZAROLHA / RISOLETA (Leona Cavalli) – Chamego de Nacib (Humberto Martins) no Bataclã, muito amiga de Maria Machadão (Ivete Sangalo), consegue casar-se com Manoel das Onças (Mauro Mendonça) e realizar seu sonho de virar uma mulher da sociedade.

NATASCHA (Nathália Rodrigues) – Trabalha no Bataclã dizendo-se princesa da família imperial russa. Com isso, cobra caro dos coronéis que desejam deitar-se com a “realeza”.

TEODORA (Emanuelle Araújo) – Fugiu de casa após seu padrasto tentar seduzi-la. A convite de Maria Machadão (Ivete Sangalo), torna-se mulher-dama do Bataclã.

MARA (Suyane Moreira) – Amazonense bonita e desbocada, é quenga do Bataclã, onde tem um breve chamego com Nacib (Humberto Martins).

INA (Raquel Villar) – Levada pelo próprio pai ao Bataclã, é a mais jovem e delicada de todas as mulheres-damas. Tem sua virgindade leiloada em dia de festa.

MISS PIRANGI (Gero Camilo) – O “invertido” da cidade, nas palavras de Jorge Amado, vive e trabalha no Bataclã, onde faz tudo que Maria Machadão (Ivete Sangalo) quer. É generoso e choca a cidade ao revelar seu chamego com o coronel Amâncio (Genézio de Barros).

CORONEL RIBEIRINHO (Harildo Deda) – Assíduo frequentador do Vesúvio e do Bataclã, será chantageado pelo Príncipe Sandra (Emílio Orciollo Netto) e por Anabela (Bruna Linzmeyer).

JOÃO FULGÊNCIO (Pascoal da Conceição) – Dono da Papelaria Modelo, centro da vida intelectual da cidade, é um homem de mente aberta. Vende livros como O Crime do Padre Amaro à Malvina (Vanessa Giácomo) e ajuda Nacib (Humberto Martins) a desfazer seu casamento com Gabriela.

DOUTOR MAURÍCIO (Claudio Mendes) – Advogado conservador, obedece a todos os pedidos do coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes) e defende o coronel Jesuíno (José Wilker) quando esse assassina a mulher e seu amante.

DOUGLAS (Jackson Costa) – Dono do jornal que denuncia a oposição e os crimes do coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes), tem seu jornal incendiado. É amigo de Mundinho Bastos (Mateus Solano).

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)