Produção
As primeiras cenas de 'Como Uma Onda' foram gravadas nas cidades portuguesas de Guimarães, Braga e Porto, em locações como o Farol da Foz, no rio Douro; o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e o Mosteiro de Tibães. Outras cenas tiveram como cenário a cidade de Florianópolis e as praias catarinenses de Armação, Joaquina e Barra da Lagoa.
Figurino e Caracterização
Alguns personagens tiveram uma caracterização destacada por conta de seus tipos, diferentes dos demais. Quebra-Queixo (Ernani Moraes) e Querubim (Dudu Azevedo) apresentaram um figurino cômico, com referências na dupla Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio), também criada pelo autor Walther Negrão, em 1972.
O Velho Bartô (Elias Gleizer) ganhou um visual de história infantil. E Dona Francisquinha (Laura Cardoso), descendente de açorianos, usa roupas inspiradas no escritor português Eça de Queiroz: meias pretas e sapatos de freira. O visual dá à matriarca um ar tradicional português, como se ela ainda estivesse ligada à terra natal.
Cenografia e Arte
A vila de pescadores, que na trama está localizada no sul de Santa Catarina, foi construída na foz do Rio Picinguaba, no canto da Praia da Fazenda, ao norte de Ubatuba – litoral norte de São Paulo –, para as primeiras gravações da novela. Moradores da colônia de pescadores de Picinguaba fizeram figuração nas cenas gravadas no local.
Duas cidades cenográficas, uma na Central Globo de Produção (Projac) e outra na Restinga da Marambaia, foram erguidas para a novela. A equipe de cenografia também criou a caverna do Velho Bartô (Elias Gleizer) e o barco da dupla Quebra-Queixo (Ernani Moraes) e Querubim (Dudu Azevedo), uma espécie de casa flutuante. No Projac, foi montada a vila de pescadores (de sete mil m2), de arquitetura açoriana, com várias saídas que, no vídeo, desembocavam na cidade cenográfica da Restinga de Marambaia.
A escolha dos casarões de Sinésio (Hugo Carvana), JJ (Henri Castelli) e Dr. Prata (Marcos Caruso), localizados no Alto da Boa Vista, na zona norte do Rio, foi inspirada na paisagem de Florianópolis.
Aulas específicas fizeram parte da preparação de determinados atores. Sérgio Marone, Fernanda de Freitas e Nill Marcondes tiveram aulas de mergulho para viver instrutores. Um curso de zouk – dança sensual caribenha, similar à lambada – foi ministrado aos atores do núcleo da vila, entre eles Maria Fernanda Cândido, Maytê Piragibe, Cauã Reymond, Fernanda de Freitas e Sheron Menezes, para as cenas de festa na praia.