Por Memória Globo

Zé Paulo Cardeal/Globo

A novela marcou o reencontro profissional do diretor Dennis Carvalho com o autor Walther Negrão, após 35 anos. Amigos antigos, os dois trabalharam juntos na extinta TV Tupi, na novela 'Nino, o Italianinho' (1969), de autoria de Negrão e Geraldo Vietri, e cujo elenco era integrado por Dennis. 'Como Uma Onda' foi a primeira novela assinada por Dennis Carvalho no horário das 18h.

Foi a primeira vez que um ator português, Ricardo Pereira, protagonizou uma novela da TV Globo.

Ricardo Pereira e Alinne Moraes em Como uma Onda, 2004 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Além de Ricardo Pereira, Joana Solnado e Antonio Reis, outros atores portugueses já haviam interpretado personagens em novelas da TV Globo ao longo dos anos. Em 1977, Tony Correia caiu nas graças do público na pele do ingênuo Machadinho, da novela 'Locomotivas'. Os portugueses Suzana Borges e Carlos Daniel deram vida aos irmãos portugueses Inês e Ernesto, de 'Pedra Sobre Pedra' (1992). Paulo Pires e Marques d´Arede atuaram na novela 'Salsa e Merengue' (1996), respectivamente como Vasco e Rodolfo. Maria João entrou nas tramas de 'O Clone' (2001), com a personagem Amália, e 'Sabor da Paixã'o (2002), como Rita. Nuno Lopes encantou as brasileiras como intérprete do português José Manoel, o Murruga, de 'Esperança' (2002). E Nuno Melo interpretou o taxista Constantino em 'Senhora do Destino' (2004), exibida quase no mesmo período de 'Como Uma Onda'.

O autor Walther Negrão conta que sua intenção era matar o pescador Amarante, interpretado por Kadu Moliterno, mas o personagem fez tanto sucesso que foi poupado, e ainda teve um final feliz ao lado de sua amada, Lavínia (Maria Fernanda Cândido).

Kadu Moliterno e Maria Fernanda Cândido em Como uma Onda, 2004 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

Laura Cardoso conta que, para interpretar a cega Dona Francisquinha, usou como uma de suas referências o filme 'Perfume de Mulher' (1992), de Martin Brest, estrelado por Al Pacino e Chris O’Donnell.

Elias Gleizer e Laura Cardoso em Como uma Onda, 2004 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

O ator Paulo José narra passagens do primeiro capítulo da novela.

O grupo teatral Tá na Rua, de Amir Haddad – que integrou o elenco como o personagem Menez – faz uma participação especial nos primeiros capítulos da novela, em cenas gravadas em Florianópolis, e no final da trama. São os mendigos que aparecem na história.

'Como Uma Onda' foi lançada no mercado internacional em abril de 2005 e vendida para 13 países em menos de um ano.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)