A trama central é o triângulo amoroso formado pelo açoriano Daniel (Ricardo Pereira) e as irmãs Nina (Alinne Moraes) e Lenita (Mel Lisboa). As duas conhecem o rapaz numa viagem que fazem a Portugal junto com os pais, Sinésio (Hugo Carvana) e Mariléia (Denise Del Vecchio), e logo se interessam por ele. Daniel, no entanto, está envolvido com a portuguesa Almerinda (Joana Solnado). Daniel é filho de um homem libertário que, no passado, tornou-se um desertor ao recusar uma convocação do exército para lutar na guerra contra as colônias portuguesas. O pai de Almerinda, Figueiroa (Antonio Reis), é um militar conservador que não concebe a ideia de ver sua filha envolvida com o filho de um “traidor da pátria”. Um dos encontros secretos do jovem casal é interrompido pelos capangas do almirante Figueiroa, e Daniel é obrigado a se disfarçar de guia turístico para despistá-los. É assim que ele conhece Nina e sua família, que estão visitando o país.
Autoria: Walther Negrão | Colaboração: Jackie Vellego, Fausto Galvão, Lucio Manfredi e Renato Modesto | Direção: Vinícius Coimbra e Maria de Médicis | Direção-geral: Dennis Carvalho e Mauro Mendonça Filho | Direção de Núcleo: Dennis Carvalho | Período de exibição: 22/11/2004 – 17/06/2005 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 179
Abertura da novela Como uma Onda (2004).
O VILÃO
O grande vilão da história é Jorge Junqueira (Henri Castelli), conhecido como JJ, sócio de Sinésio numa indústria pesqueira. Homem sem escrúpulos e capaz de tudo para atingir seus objetivos, JJ é apaixonado por Nina e encontra em Daniel seu grande inimigo. Lenita também não aceita a relação da irmã com o português e acaba se aliando a JJ. A fim de separar o casal, os dois não hesitam em lançar mão de uma série de armadilhas. Sinésio, ao voltar da Europa, descobre que está quase falido, e JJ ameaça afastá-lo dos negócios caso Nina não se case com ele. A moça, embora ame Daniel, cede à chantagem para poupar o pai.
A VILA DE PESCADORES
Na vila de pescadores, vive o líder Amarante (Kadu Moliterno), que tem um casamento sólido com Lavínia (Maria Fernanda Cândido). Ela encontrou no marido o apoio para criar a filha Júlia (Maytê Piragibe), fruto de um relacionamento da juventude. Amarante é filho de Dona Francisquinha (Laura Cardoso), uma espécie de matriarca da aldeia que, embora seja cega, enxerga com clareza a alma humana. Ela mora em uma das casas da vila com o neto Querubim (Dudu Azevedo). Amarante desaparece no mar em meio a uma tempestade. Como não se tem mais notícias dele, muitos acham que está morto. O pescador, no entanto, está desmemoriado e morando em outra localidade, aos cuidados de Ylana (Amanda Lee). A moça o resgatou semimorto em uma praia e se apaixonou por ele. O desaparecimento de Amarante abala Lavínia. Após muita hesitação, e desconhecendo o paradeiro do marido, ela vai perdendo a esperança e acaba se envolvendo com Sandoval (Herson Capri).
PERSONAGENS
Os moradores da aldeia vivem às voltas com a lenda do Velho Bartô (Elias Gleizer), figura lendária de um navegador europeu, que muitos acreditam ter quase 300 anos e ser uma assombração. Ele vive numa caverna, rodeado de antiguidades, mapas e instrumentos náuticos. O mistério é revelado no desenrolar da história: Bartô é um antigo companheiro de Lourenço, marido falecido de Francisquinha (Laura Cardoso) – os dois viviam em busca de um tesouro no fundo do mar.
PRODUÇÃO
As primeiras cenas de 'Como Uma Onda' foram gravadas nas cidades portuguesas de Guimarães, Braga e Porto, em locações como o Farol da Foz, no rio Douro; o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e o Mosteiro de Tibães. Outras cenas tiveram como cenário a cidade de Florianópolis e as praias catarinenses de Armação, Joaquina e Barra da Lagoa.
CURIOSIDADES
Em 'Como Uma Onda', foi a primeira vez que um ator português, Ricardo Pereira, protagonizou uma novela da TV Globo. Além de Ricardo Pereira, Joana Solnado e Antonio Reis, outros atores portugueses já haviam interpretado personagens em novelas da TV Globo ao longo dos anos.
CENAS MARCANTES
Como Uma Onda: Daniel conhece Nina
Como Uma Onda: A Vila de Pescadores
Como Uma Onda: O vilão Jorge Junqueira
Como Uma Onda: Querubim e Quebra-Queixo
Como Uma Onda: Lenita beija Daniel
Como Uma Onda: Nina reconhece Daniel no navio
Como Uma Onda: Amarante desaparece no mar
Como Uma Onda: Sandoval tenta convencer Encarnação
Como Uma Onda: Sandoval conta para Daniel todo seu passado
Como Uma Onda: A lenda do Velho Bartô
Cena em que Fernando (Gracindo Jr.) descobre que tem uma filha com Ana Amélia (Débora Olivieri).
Cena em que Fernando (Gracindo Jr.) conhece a filha (Mel Lisboa).
Como Uma Onda: Morte de Jorge Junqueira
Como Uma Onda: A morte de JJ é desvendada
Como Uma Onda: Final com festa na aldeia
FONTES
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por Walther Negrão (16/07/2008), Laura Cardoso (14/08/2008); Boletim Programação da Rede Globo, 11/2004; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); ANTUNES, Elizabete. “Autor mexe na ‘receita” In: O Globo, 20/02/2005; ANTUNES, Elizabete. “Com a ajuda de um detetive atrapalhado” In: Diário de São Paulo, 11/01/2005; ANTUNES, Elizabete. “O melhor amigo do ator” In: O Globo, 27/02/2005; ANTUNES, Elizabeth. “O sotaque é português” In: O Globo, 03/10/2004; BONILHA, Ciro. “Pronta para o ataque”, Agora, 01/12/2004; HAMBURGER, Esther. “’Como Uma Onda’ prega estilos alternativos” In: Folha de São Paulo, 24/11/2004; LENCASTRE, Carla. “Cenas de novela em Ubatuba” In:Diário de São Paulo, 17/12/2004; MENDONÇA, Martha. “Galã de além-mar” In: Época, 22/11/2004; MOREIRA, Paulo Ricardo. “Quem matou o vilão de ‘Como Uma Onda’?” In: O Globo, 23/05/2005; “Pegando a ‘segunda onda’” In: O Dia, 02/01/2005]; MEMÓRIA GLOBO. Entre Tramas, Rendas e Fuxicos – O Figurino na Teledramaturgia da TV Globo, Editora Globo, 2007; MEMÓRIA GLOBO. Autores – Histórias da Teledramaturgia. São Paulo, Editora Globo, 2008; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo – Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 02/2006. |