Por Memória Globo

Gianne Carvalho/Globo

A Vila de Pescadores

Na vila de pescadores, vive o líder Amarante (Kadu Moliterno), que tem um casamento sólido com a bela Lavínia (Maria Fernanda Cândido). Ela encontrou no marido o apoio para criar a filha Júlia (Maytê Piragibe), fruto de um relacionamento da juventude. Amarante é filho de Dona Francisquinha (Laura Cardoso), uma espécie de matriarca da aldeia que, embora seja cega, enxerga com clareza a alma humana. Ela mora em uma das casas da vila com o neto Querubim (Dudu Azevedo).

Como Uma Onda: A Vila de Pescadores

Como Uma Onda: A Vila de Pescadores

Amarante desaparece no mar em meio a uma tempestade. Como não se tem mais notícias dele, muitos acham que está morto. O pescador, no entanto, está desmemoriado e morando em outra localidade, aos cuidados de Ylana (Amanda Lee). A moça o resgatou semimorto em uma praia e se apaixonou por ele. O desaparecimento de Amarante abala Lavínia. Após muita hesitação, e desconhecendo o paradeiro do marido, ela vai perdendo a esperança e acaba se envolvendo com Sandoval (Herson Capri).

Como Uma Onda: Amarante desaparece no mar

Como Uma Onda: Amarante desaparece no mar

A lenda do Velho Bartô

Os moradores da aldeia vivem às voltas com outra trama: a lenda do Velho Bartô (Elias Gleizer), figura lendária de um navegador europeu, que muitos acreditam ter quase 300 anos e ser uma assombração. Ele vive numa caverna, rodeado de antiguidades, mapas e instrumentos náuticos. O mistério é revelado no desenrolar da história: Bartô é um antigo companheiro de Lourenço, marido falecido de Francisquinha (Laura Cardoso) – os dois viviam em busca de um tesouro no fundo do mar.

Como Uma Onda: A lenda do Velho Bartô

Como Uma Onda: A lenda do Velho Bartô

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)