Por Memória Globo

Memória Globo

Em abril de 1980, o jornalista Roberto Marinho, então presidente das Organizações Globo, foi condecorado pelo Unicef com um diploma de honra e uma medalha em reconhecimento por seu trabalho e o da emissora na promoção da campanha. Em 1989, o jornalista recebeu da Unicef o prêmio Comunicação e Infância. A campanha 'Criança Esperança' foi premiada pela Organização Mundial de Saúde e pelo próprio Unicef.

Em 1991, o projeto ganhou o prêmio Eco, da Câmara Americana de Comércio, pela melhor contribuição à comunidade, na área de saúde.

Em 1992, a campanha foi premiada com a medalha de prata comemorativa do encontro mundial de cúpula pela criança (World Summit for Children), pela contribuição ao problema dos menores carentes.

Em 2000, o Unicef entregou às Organizações Globo um diploma de reconhecimento ao programa Criança Esperança, que, em 15 anos, beneficiara diretamente 4.570 projetos sociais em todo o Brasil. No documento, o Unicef destacava a responsabilidade social da TV Globo e elogiava a trajetória do programa, inspirador da adoção de políticas públicas em todo o Brasil.

Em 2007, o projeto Criança Esperança recebeu o prêmio Top Educação, da revista Educação, na categoria social.

Até 2022, mais de R$ 430 milhões em doações foram investidos no Brasil em mais de seis mil projetos sociais, beneficiando mais de quatro milhões de crianças, adolescentes e jovens em todo país. As informações são do comunicado publicado no site de imprensa da TV Globo em 14 de agosto de 2022.

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)