Campanha de 2010
O show que marcou os 25 anos da campanha 'Criança Esperança' aconteceu na Arena do Rio, na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de agosto, com direção de núcleo de Wolf Maya e direção-geral de Ulysses Cruz.
Brinquedos gigantes e personagens do imaginário infantil garantiram o tom lúdico do espetáculo, que buscou relembrar antigas brincadeiras de crianças. Foram cinco blocos temáticos, retratando diferentes regiões do Brasil. Diferente das edições anteriores, naquele ano foi exibido apenas o programa de sábado à noite.
Cantores, atores e jornalistas da Globo participaram do especial. Os apresentadores Sandra Annenberg e Evaristo Costa contaram com a participação virtual de Mônica e Cebolinha, personagens de Maurício de Sousa, para informar sobre as arrecadações e atualizar os números do projeto. Ao longo de toda a noite foram exibidas reportagens feitas pela equipe do Profissão Repórter.
Ivete Sangalo e Gilberto Gil cantam 'Andar com Fé' no show do Criança Esperança, 2010
Entre as atrações musicais, todas ao vivo, destaque para a apresentação de Gilberto Gil e Ivete Sangalo, que cantaram juntos 'Andar com Fé'; Sandy, interpretando 'Na Carreira', de Chico Buarque e Edu Lobo; Claudia Leitte e Margareth Menezes, cantando 'Menino do Pelô', 'O Mais Belo dos Belos' e 'O Canto da Cidade'; e Dominguinhos, Elba Ramalho e Lenine, interpretando 'Pedras que Cantam', 'Tenho Sede' e 'Isso Aqui Tá Muito Bom'. Ainda se apresentaram naquela noite Charlie Brown, Luan Santana, Paula Fernandes, Alexandre Pires, Diogo Nogueira, Roberta Sá, MV Bill, Léo Santana, Alcione, Emílio Santiago, Ana Costa e as bandas Hori, Hevo 84 e Cine.
Elba Ramalho, Dominguinhos e Lenine interpretam 'Tenho Sede', de Gilberto Gil no show do Criança Esperança, 2010
O elenco da emissora também marcou presença. Luana Piovani, vestida de bailarina e acompanhada por Pablo Ascoli, de soldadinho de chumbo, dançou ao som de 'Marcha Soldado', tocada bela Banda Marcial dos Fuzileiros Navais; Katiuscia Canoro, Samantha Schmutz, Wagner Trindade e Marcos Veras, do humorístico 'Zorra Total', se apresentaram com seus personagens infantis do quadro do sofá; e Danielle Winits e Jonatas Faro, caracterizados como Barbie e Ken, apareceram numa fábrica de brinquedos. Ainda participaram os atores Nathália Dill, Ísis Valverde, Juliana Alves, Fabiana Karla, Klara Castanho, Cassia Kis, Suzana Vieira, Lilia Cabral, Emanuelle Araújo, Fernanda Rodrigues, Nívea Stelmann, Serjão Loroza, Reynaldo Gianecchini, Márcio Garcia, Paulo Vilhena, Rodrigo Hilbert, Luigi Baricelli, Francisco Cuoco, o humorista Dedé e as jornalistas Glória Maria e Patrícia Poeta.
A edição 2010 do Criança Esperança homenageou Zilda Arns, morta em 12 de janeiro daquele ano. Participação de Angélica e Luciano Huck, e reportagem de Caco Barcellos.
Angélica e Luciano Huck fizeram uma homenagem a Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, morta no início daquele ano no Haiti. Renato Aragão, anfitrião daquela grande festa, subiu ao palco acompanhado pela filha Lívian para dizer que seu sonho havia virado realidade. No encerramento, todos cantaram 'Parabéns Pra Você' diante de um enorme bolo de aniversário. Os melhores momentos do show foram reapresentados no sábado seguinte, dia 21.
Campanha de 2011
'Geografia Sentimental do Brasil'. Foi com esse tema que o 'Criança Esperança' foi ao ar na noite de 20 de agosto. Em sua 26ª edição, o especial teve mais uma vez a direção de núcleo de Wolf Maya e a direção-geral de Ulysses Cruz.
Com inspiração na obra do pintor Cândido Portinari, o 'Criança Esperança' mostrou a diversidade cultural brasileira. As cinco regiões do Brasil foram retratadas através de suas músicas, dança e costumes. Ao todo, mais de 700 artistas passaram pelo palco do programa.
No primeiro bloco, o destaque foi para o Norte do país. A cantora Fafá de Belém e a banda Calypso homenagearam o Festival Folclórico de Parintins e o ritmo carimbó, típico do Pará. Em seguida, foi a vez do Nordeste. Uma grande festa junina tomou conta do palco. Alcione, acompanhada por cinco sanfoneiros, cantou 'No Meu Pé de Serra', de Luiz Gonzaga, enquanto Lenine homenageou o maracatu. Geraldo Azevedo se juntou a Marcelo Jeneci, Roberta Sá e ao grupo Aviões do Forró para cantar 'São João da Roça'. Outros ritmos nordestinos foram representados por Claudia Leitte, Daniela Mercury e Carlinhos Brown.
Além do Pantanal, da viola, do berrante e dos candangos característicos da região, a música sertaneja e o rock do Legião Urbana representaram o Centro-Oeste do Brasil. Daniel, Chitãozinho & Xororó, Adair Cardoso, Fernando & Sorocaba e Zezé di Camargo & Luciano apresentaram sucessos como Evidências, Estou Apaixonado e No Dia em que Saí de Casa. E Maria Gadú e novos talentos da música brasileira interpretaram clássicos de Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.
Maria Gadú e talentos que se apresentaram no The Voice interpretam 'Mais uma Vez', do Legião Urbana, no show do Criança Esperança, 2011
O quarto bloco visitou o Sul do país, representado pela lavoura de trigo, pelo trabalhador vestindo ponche e roupas de frio e também pelas diferentes nações que formaram a região. Xuxa, gaúcha de Santa Rosa, iniciou a homenagem acompanhada por Beth Carvalho, Toni Garrido, Sandra de Sá, Preta Gil, Jerry Adriani, Padre Fábio de Mello, Calypso, Roberta Sá, Lenini, Fafá de Belém, Zezé di Camargo & Luciano, Daniel, Maria Gadú, Buchecha, Keiton & Kledir e Victor & Léo. A apresentadora também falou contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Carlinhos Brown interpreta 'Saudade da Bahia' no show do Criança Esperança, 2011
Bonecas de barro do Vale do Jequitinhonha (MG) e as grandes metrópoles retrataram o Sudeste, tema do último bloco do programa. Atores de 'Aventuras do Didi' recriaram um número de 'Os Trapalhões', enquanto parte do elenco do humorístico 'Zorra Total' encenou um musical homenageando o teatro brasileiro. No encerramento, Sandy cantou 'Melodia Sentimental', de Heitor Villa-Lobos e Dora Vasconcelos, e Diogo Nogueira interpretou 'Paratodos', de Chico Buarque.
Diogo Nogueira interpreta 'Paratodos', de Chico Buarque, no show do Criança Esperança, 2011
As atrações musicais foram entremeadas por reportagens sobre a situação da criança nas diferentes regiões do Brasil. E, ao longo de todo o show, a jornalista Sandra Annenberg comandou o Mesão da Esperança, no qual artistas da Globo atendiam as ligações de quem desejava fazer doações para a campanha.
Um compacto com os melhores momentos do show foi exibido no domingo, dia 28, com apresentação de Sandra Annenberg.
Campanha de 2012
Com o tema “A Esperança é o que nos move”, o 'Criança Esperança' homenageou o povo brasileiro, contando a história da formação da identidade nacional. O show aconteceu na Arena do Rio, em 18 de agosto, no Rio de Janeiro, com direção de núcleo de Wolf Maya e direção-geral de Ulysses Cruz.
Na homenagem à África, os cantores Carlinhos Brown, Leo Maia e Chico César se apresentam no programa.
O espetáculo foi conduzido pela Família Destino – uma trupe de saltimbancos formada por Renato Aragão, sua mulher, Lílian, e sua filha, Lívian. Como no ano anterior, as atrações contaram com a narração da atriz Cassia Kis. Os diferentes povos que compõe o Brasil – África, Portugal, Itália e Japão – foram retratadas através de rapsódias, que destacaram elementos de suas culturas.
Carlinhos Brown foi o mestre de cerimônia na homenagem à África, que contou com a participação de Leo Maia, Chico César, Negra Li e Toni Garrido, além da angolana Leila Lopes, Miss Universo 2011. O fado da portuguesa Mariza e a poesia de Fernando Pessoa, recitada pelo ator Ricardo Pereira, fizeram parte da rapsódia que falou sobre Portugal. O número contou ainda com a participação de cavalos do Beto Carrero World e da cantora Maria Gadú, que interpretou 'Tanto Mar', de Chico Buarque.
Na peça musical sobre a cultura japonesa, cerca de 70 tocadores de taikos, instrumento típico do país, e integrantes da orquestra de Samizens subiram ao palco. Em outro momento, as atrizes Daniele Suzuki e Geovanna Tominaga e a cantora Fernanda Takai apresentaram 'Made In Japan', da banda Pato Fu, acompanhadas por robôs animados criados pelo carnavalesco Renato Lage e por Márcia Lavia.
Na edição 2012, homenagem a Portugal, com participação do ator Ricardo Pereira.
A Itália foi representada pela tarantela, dança típica daquele país, e também por números musicais especiais. Sandy cantou Per Amore; Daniel e Luiza Possi interpretaram 'Esperança' em português e italiano; e Agnaldo Rayol e Rosana Lamosa apresentaram a música 'Tormento D’Amore'. A rapsódia contou ainda com a participação de Stênio Garcia, Reynaldo Gianechinni e Priscila Fantin na apresentação do ator mirim Pedro Paulo, que cantou La Conzone Di Pinocchio, enquanto uma marionete artesanal gigante do boneco Pinóquio era erguida no palco.
Thiaguinho, Diogo Nogueira, Paula Fernandes e Luan Santana interpretam “Canta Brasil”, de Alcyr Pires Vermelho e David Nasser.
Babel, número que encerrou o show, mostrou a mistura dessas culturas que formam a identidade brasileira. Diversos artistas interpretaram 'Novo Tempo', de Ivan Lins. Cada trecho da música foi cantado numa língua diferente.
Como no ano anterior, no Mesão da Esperança artistas e jornalistas da Globo atenderam as ligações de quem queria fazer doações. Esse “plantão” foi comandado pelos jornalistas Sandra Annenberg e Evaristo Costa.
Além das participações já citadas, subiram ao palco do 'Criança Esperança' daquele ano: a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, regida pelo maestro Isaac Karabtchevsky, a apresentadora Xuxa, os cantores Paula Fernandes, Thiaguinho, Luan Santana, Diogo Nogueira, Daniel Jobim, Gaby Amarantos, Preta Gil, Fiuk, Buchecha, as bandas Revelação, Sorriso Maroto, Bom Gosto, os atores Marieta Severo, José Loreto, Dedé Santana, Rodrigo Sant’anna, Thalita Carauta, Taís Araújo, Leandra Leal, Isabelle Drummond, Fernanda Torres, Andréa Beltrão, Camila Pitanga, Soraya Ravenle e Sophie Charlotte e a jornalista Patrícia Poeta.
Para as apresentações foram criados três palcos interligados por 50 toneladas de areia. Para representar a passagem de tempo, um fio de areia caía do teto da Arena, e uma ampulheta era girada por diferentes personagens ao longo do espetáculo. A cenografia do espetáculo teve assinatura de Zé Carratu e Milton Costa, com produção de arte de Verônica Valle e Angela Melman.
Campanha de 2013
Pela primeira vez, a grade de programação da Globo foi toda dedicada a 28ª edição do 'Criança Esperança'. Os programas apresentados tiveram o projeto como tema. O Globo Cidadania foi gravado no Espaço Criança Esperança do Cantagalo, no Rio de Janeiro, com Sandra Annenberg.
Fernanda Lima, Patrícia Poeta e Lázaro Ramos são os apresentadores do show da campanha 2013. Didi (Renato Aragão) conta uma história sobre a fome presenciada por ele. Na sequência, Jorge e Mateus cantam “A Hora É Agora”.
O show aconteceu em 31 de agosto. O sábado ganhou o reforço de atrações semanais das manhãs da Globo: 'Bom Dia Brasil', 'Mais Você', 'Bem Estar' e 'Encontro com Fátima Bernardes', exibidos de segunda à sexta, tiveram edições ao vivo, com reportagens ligadas ao tema da campanha. À tarde, os telejornais e programas como o 'Estrelas', 'TV Xuxa' e o 'Caldeirão do Huck', que excepcionalmente foi ao vivo, também entraram na onda da solidariedade e esperança. Permeando essa programação especial, das 08h às 23h, o Mesão da Esperança reuniu cerca de 200 artistas, que se revezaram para atender às ligações do público.
A grande celebração aconteceu após a novela 'Amor à Vida'. O show, com a participação de mais de 20 artistas, foi gravado em uma casa de espetáculos do Rio de Janeiro, e emocionou o público. Com direção de núcleo e artística de Luiz Gleiser, direção geral de Mariozinho Meirelles e direção de Emerson Muzeli e de Fly, o espetáculo teve autoria de Geraldo Carneiro e Cleodon Coelho. Fernanda Lima, Lázaro Ramos e Patrícia Poeta apresentaram o show do 'Criança Esperança 2013'. No início da noite, Xuxa e o padre Fábio de Melo cantaram a música 'Depende de nós' com as crianças da Fundação Xuxa Meneghel. As atrações musicais foram de Erasmo Carlos e Maria Rita, Naldo e Ellen Oléria, Zezé di Camargo, Luciano e Paula Fernandes. O ator Lázaro Ramos mostrou que sabe cantar e participou do show ao lado de Diogo Nogueira, Alcione e Péricles, Thiaguinho, Jorge e Matheus, Luan Santana, Wesley Safadão e Lia Sophia, Gaby Amarantos e Daniela Mercury, Ivete Sangalo em parceria com o grupo Roupa Nova. A noite acabou ao som de Martinho da Vila e Mart’nália, acompanhados da bateria da escola de samba Unidos de Vila Isabel com a canção 'Canta canta, minha gente'. O embaixador do 'Criança Esperança', Renato Aragão, se emocionou ao lembrar da história de uma criança que conheceu durante uma missão no Nordeste.
Campanha de 2014
“Esperança: quem recebe, ganha. E quem doa também”. Esse foi o tema da campanha, que trouxe histórias reais de doadores e beneficiados pelo projeto ao longo dos anos. Dia 16 de agosto aconteceu o Dia da Esperança, momento em que a programação da Globo se volta ao Criança Esperança. Além de edições extraordinárias e exibições ao vivo dos programas 'Mais Você', 'Bem Estar', 'Encontro com Fátima Bernardes' e 'Caldeirão do Huck', durante todo o sábado, mais de 100 artistas se revezaram para atender às ligações dos doadores no Mesão da Esperança.
Na edição 2014, atores dão o seu depoimento sobre ações sociais das quais participam, como Julia Lemmertz.
Ivete Sangalo, Luan Santana, Jorge e Mateus, Alexandre Pires e Roberta Sá, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e Ana Cañas, entre outros, se apresentaram e animaram o show que aconteceu em uma arena no Rio de Janeiro. O evento teve direção de Núcleo de Luiz Gleiser, direção de Dennis Carvalho, e roteiro de Marcel Souto, Claudia Valli e Flavia Orlando.
Um momento emocionante do espetáculo foi o encontro entre Ney Matogrosso cantando 'Canção da América' ao lado de Laila Garin (intérprete de Elis Regina na peça 'Elis, a musical'), Emílio Dantas (que viveu Cazuza em C'azuza – Pro dia nascer feliz, o musical') e Tiago Abravanel (que interpretou 'Tim Maia em Tim Maia – Vale tudo, o musical').
Campanha de 2015
Gilberto Gil abriu a atração especial do Criança Esperança, no dia 15 de agosto de 2015 e, ao vivo, cantando a música que compôs para homenagear os 30 anos do programa. A campanha foi assunto nos principais programas da Globo e flashes mostraram artistas se revezando para atender às ligações dos doadores no Mesão da Esperança.
Leandra Leal, Dira Paes, Flavio Canto e Lázaro Ramos foram os apresentadores e mobilizadores da campanha daquele ano. A cenografia feita pelos artistas plásticos Vik Muniz e Gringo Cardia trouxe, pela primeira vez, o Mesão para o centro das atenções. Tony Ramos, Suzana Vieira, Paolla Oliveira, Alexandre Borges, Bruna Marquezine, Deborah Secco, Rodrigo Lombardi, Taís Araújo, Milton Gonçalves, Luís Miranda, Andréa Beltrão, Fernanda Torres e outros artistas atendiam às ligações e interagiam com o público.
Números musicais, depoimentos de pessoas que foram beneficiadas pelo 'Criança Esperança' e homenagens entremearam o programa. Os três palcos foram divididos entre grupos musicais: Anitta, Valesca, Ludmilla, Alcione, Mumuzinho, Arlindo Cruz, Talles Roberto e o rapper Renegado cantaram juntos; a dupla Henrique e Juliano representaram o sertanejo e uma banda formada pelos atores Otaviano Costa no piano, Leticia Colin e Thiago Martins nos vocais e Dudu Azevedo na bateria, tomou o terceiro palco. As canções escolhidas foram sucessos nacionais e internacionais ligados às temáticas abordadas na atração.
Para estimular o público a fazer doações, a dupla Tatá Werneck e Bruna Marquezine foi desafiada a pagar uma prenda quando a arrecadação chegasse aos R$ 5 milhões. Meta batida, Ingrid Guimarães definiu que as duas amigas teriam que dançar hits famosos. Bruna e Tatá levaram Leticia Spiller, Paolla Oliveira e o Dream Team do Passinho para o desafio.
Crianças e jovens de instituições apoiadas pela campanha conversaram com os mobilizadores pelo telão. Tema do 'Criança Esperança de 2015', a educação também entrou na pauta do especial, com a presença de uma das professoras de Lázaro Ramos, dona Idalina, entre outros mestres.
O ápice do programa foi quando Tony Ramos homenageou Renato Aragão e relembrou a história do artista que é símbolo da campanha. O eterno Didi se emocionou e foi aplaudido de pé. No encerramento, ao som do pandeiro, Arlindo Cruz e Alcione puxaram o samba 'Conselho' (de Jorge Aragão) e tiveram a companhia de todo elenco e mobilizadores para o agradecimento final.
Letra de música de Gilberto Gil para o 'Criança Esperança'
Do útero da mãe Para o vazio Na queda o animalzinho é aparado No colo é amparado E em seguida o animalzinho,O animalzinhoÉ limpo e alimentadoSucedem-se os carinhos e osCuidadosAté que a vida grita é umaCriançaSe alguém se agita e dizHá esperançaHá esperançaO mundo mais feliz, diz obrigadoA partir daí muito mais queObrigadosCuidamos de cumprir nosso deverDe anfitriões, de guardiões, doSerQue está no mundo, às vezes,DisfarçadoNem sempre em sua essênciaReveladoSem que todos o possam perceberComo o ser da luz da fé, daCaridadeA nave mãe do amor sobre aCidadeNa alvorada, no anoitecerComo o ser da luz da fé, daCaridadeA nave mãe do amor sobre aCidadeNa alvorada no anoitecerSucedem-se os carinhos e osCuidadosAté que a vida grita é umaCriançaSe alguém se agita e dizHá esperançaHá esperançaO mundo mais feliz, diz obrigado
Campanha de 2016
Jovens e crianças participaram das iniciativas da 31º campanha Criança Esperança. Deixaram claro para o país um dos lemas da edição daquele ano: as crianças são o presente, e não apenas o futuro do país.
A mobilização da Campanha permaneceu durante o fim de semana dos dias dois e três de julho. O 'Viradão da Esperança' começou a partir do 'Como Será?'. Às sete horas de sábado, teve um show como ponto alto e encerrou no domingo, com o programa que relembrou os melhores momentos da celebração do dia anterior. Ao longo de mais de 30 horas, elenco, personalidades e esportistas fizeram parte do Mesão da Esperança, incentivando doações e atendendo às ligações do público. Os mobilizadores Dira Paes, Flávio Canto, Lázaro Ramos e Leandra Leal comandaram as atrações e a divulgação das ações ao longo dos dias.
Transmitido ao vivo, direto dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, o show emocionou o primeiro dia do 'Viradão da Esperança'. Luan Santana abriu o espetáculo com uma canção inédita, composta especialmente para a campanha. Igualdade de gênero, violência contra jovens e racismo foram temas de vídeos que entremearam as atrações musicais. Influenciadores digitais estavam presentes pela primeira vez no Mesão. O elenco da Globo, atletas e outros representantes da sociedade também atendiam às ligações dos doadores, ao vivo, e conversavam com os apresentadores. Renato Aragão subiu ao palco para falar da campanha 'Criança Esperança', projeto que viu surgir, há mais de trinta anos, em um especial de 20 Anos dos Trapalhões. Ele foi surpreendido pela filha Livian Aragão, que contou que, desde pequena, acompanha a mobilização e o amor do pai pela Campanha. Os jovens que participaram do reality social Click Esperança, exibido no Fantástico, estavam presentes na plateia e exibiram seus vídeos.
As atrações musicais alegraram a noite. Carlinhos Brown cantou com os talentos do The Voice Kids; Michel Teló, Marcelo Jeneci, Lucy Alves e Luan & Forró Estilizado interpretaram um medley de sucessos de forró; Diogo Nogueira e Paula Fernandes fizeram um dueto com a canção 'Sou uma Criança', 'Não Entendo Nada'; Mumuzinho e JP Rufino cantaram 'Todo Menino é Um Rei'; Anitta fez releitura de 'Perigosa', sucesso das Frenéticas, acompanhada por um corpo de baile com modelos plus size; Chitãozinho & Xororó e banda Malta levantaram a plateia. Dois momentos foram destaque: Alcione emocionou ao interpretar o 'Rap da Felicidade' acompanhada de mães que perderam seus filhos para a violência e a turma da nova versão da 'Escolinha do Professor Raimundo' alegrou ao cantar 'Mamonas Assassinas'.
Tata Werneck pediu uma revanche ao desafio proposto a ela em 2015. Tata foi provocada por Ingrid Guimarães e pagou uma prenda na edição do ano anterior. A atriz combinou que quando as doações alcançassem R$ 9 milhões, Ingrid Guimarães dançaria no palco. Meta batida, Ingrid convocou a desafiante, Tata Werneck e Mônica Iozzi, que também estava no Mesão da Esperança, para dançar acompanhadas pelo corpo de baile de Anitta. Martinho da Vila e Sorriso Maroto encerraram o show com 'Canta, Canta Minha Gente'.
No domingo, o elenco da Globo se revezou no Mesão da Esperança e às 12h45, Dira Paes, Flávio Canto, Lázaro Ramos e Leandra Leal apresentaram um compacto com os melhores momentos do show da véspera. Repórteres espalhados por várias partes do país mostraram, ao vivo, projetos sociais beneficiados pelo 'Crianças Esperança'.
Campanha de 2017
Com o tema “Sua Esperança não está sozinha”, a campanha de 2017 começou a ser divulgada no dia primeiro de julho e convidou o público a valorizar a união entre as pessoas, estimulando a empatia.
De março a agosto, o jornalismo, os programas de variedades e de entretenimento se voltaram para o debate da garantia de direitos. Uma das novidades foi o 'Telefone da Esperança' que tocava durante as atrações da programação da Globo. Ao vivo, o telefone foi atendido por apresentadores de diversos programas. No 'Fantástico', o reality 'Click Esperança' reuniu jovens mobilizadores sociais que criaram campanhas com a ajuda de grandes nomes da comunicação. A GloboNews exibiu o seminário 'Diálogos da Esperança – Como vai você jovem brasileiro', com foco na diversidade. Os telejornais apresentaram reportagens sobre projetos beneficiados pela campanha ao redor do país.
O 'Criança Esperança 2017', uma parceria entre a Globo e a UNESCO, teve o seu auge no fim de semana dos dias 19 e 20 de agosto. Flashes do Mesão da Esperança foram ao ar ao longo da programação a partir da manhã de sábado até a noite de domingo. Artistas, personalidades e influenciadores digitais se revezaram no atendimento às doações no Mesão, que teve direção de Bernardo Portugal. A partir do 'Globo Esporte', o Mesão invadiu o estúdio e fez parte das atrações. O 'Estrelas Solidárias' e o 'Caldeirão do Huck' foram, excepcionalmente, transmitidos ao vivo.
Na noite do dia 19 de agosto, o programa especial do Criança Esperança, com direção de Raoni Carneiro e direção artística de Rafael Dragaud, celebrou a união com encontros musicais que reuniram Sandy e Silvero Pereira, Simone & Simaria e Maiara & Maraísa, Pitty e Karol Conka, entre outros. Com a apresentação dos mobilizadores Dira Paes, Flávio Canto, Lázaro Ramos e Leandra Leal, o especial trouxe assuntos como ética, respeito e inclusão, que deram o tom das apresentações musicais através de canções como 'O que é, o que é', 'Respect' e 'Somos quem podemos ser'.
Momentos de reflexão com a música 'Tempo Perdido' interpretada por Tiago Iorc, cercado por 40 jovens encapuzados, emocionou o público. Anitta, Padre Fabio de Melo, Nando Reis, Mumuzinho, Dream Team do Passinho, Luan Santana, Ana Vilela, também animaram a atração. Os talentos da Globo ficaram no Mesão e atenderam telefonemas dos doadores. Renato Aragão, o Didi, apareceu de surpresa no palco e foi para o Mesão atender ligações.
Campanha de 2018
A campanha de 2018 ganhou reforços no time de mobilizadores, cujo objetivo é estimular a discussão em torno dos direitos da infância e da adolescência. Além de Dira Paes, Leandra Leal, Lázaro Ramos e
Flávio Canto, outros 26 artistas, jornalistas, influenciadores digitais e esportistas rodaram o Brasil para conhecer as instituições escolhidas. As visitas feitas por eles também ajudaram a espalhar a mensagem de esperança pela programação do jornalismo e do entretenimento da Globo, com pílulas e reportagens.
Campanha Criança Esperança 2018
A nova turma de mobilizadores – com nomes como Ivete Sangalo, Bruno Gagliasso, Erika Januza, Camila Pitanga, Fernanda Gentil e Carlinhos Brown – também participou dos debates propostos no 'Diálogos da Esperança', programa exibido na GloboNews nos dias 29 de julho e 5 de agosto. Pedro Bial mediou as conversas sobre educação, gênero, racismo e inclusão que contaram com a contribuição de especialistas.
Renato Aragão e Bráulio Bessa proclamam o poema 'Fome, guerra, covardia…' , que fala sobre drama de refugiados, Criança Esperança 2018
A abertura oficial da arrecadação por telefone aconteceu no dia 28 de julho, no palco do Caldeirão do Huck, com a presença de Camila Pitanga e Flávio Canto, além de uma representante da EDISCA – Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente –, uma das instituições selecionadas pela UNESCO para receber os recursos do 'Criança Esperança'. A veiculação da campanha estreou no começo de julho na TV.
Cantora Ivete Sangalo faz a abertura do show do Criança Esperança junto com mobilizadores, 2018
Nos dias 18 e 19 de agosto, o Mesão da Esperança e o show reforçaram a corrente de solidariedade
com quase 48 horas de mobilização na TV e nas mídias sociais da Globo. Centenas de personalidades, entre elenco, artistas da música brasileira, esportistas e influenciadores se uniram para atender aos telefonemas dos doadores. Fernanda Gentil, Jonathan Azevedo e Camila Pitanga estrearam no comando da atração ao lado de Dira Paes, Lázaro Ramos, Leandra Leal e Flávio Canto. Os números musicais ficaram com Ivete Sangalo, Emílio Dantas, Mumuzinho, Iza, Gaby Amarantos, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Djavan e seus respectivos filhos.
Em 2018, o 'Criança Esperança' fechou uma parceria inédita com a Risü, plataforma onde é possível
transformar uma porcentagem do valor pago em compras em doações para ONGs cadastradas. Foi criada uma página para a campanha, onde o usuário podia comprar em centenas de lojas do Brasil, incluindo grandes redes de varejo. Uma parte da compra passou a ser revertida para os projetos, sem que o doador fosse cobrado a mais por isso.
A 33ª campanha do Criança Esperança chegou ao fim no dia 26 de agosto, arrecadando um total de R$ 17,7 milhões. Esse valor beneficiou 90 projetos sociais por todo o Brasil. As doações por telefone foram encerradas durante o 'Fantástico', após mais um dia de Mesão da Esperança. As colaborações, com valores a partir de R$ 1,00, continuaram abertas pelo site do 'Criança Esperança' durante todo o ano.
Campanha de 2019
A campanha de 2019 começou em junho, com filmes exibidos ao longo da programação. Dessa vez, crianças de alguns dos projetos beneficiados pelo 'Criança Esperança', em diferentes regiões do Brasil, foram as grandes protagonistas, tocando instrumentos e compondo o coral que deu voz à canção dos filmes. Também foram contadas as histórias reais de alguns beneficiados, para mostrar como a participação dos doadores pode mudar a vida de milhares de crianças e jovens.
O ‘Criança Esperança’ 2019 reuniu diversos artistas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. A campanha cria, há 34 anos, oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens.
Na 34ª edição, 31 mobilizadores rodaram o Brasil visitando as ONGs que seriam beneficiadas, o que gerou material para pílulas e reportagens exibidas nos programas jornalísticos e no entretenimento da Globo. A abertura oficial da arrecadação por telefone foi feita no dia 27 de julho, no palco do 'Caldeirão do Huck', com a presença de Anitta, que, ao lado do apresentador, anunciou a ONG Redes da Maré como uma das instituições selecionadas pela UNESCO para receber os recursos do Criança Esperança.
Sábado é dia de solidariedade, dia de colaborar com o Criança Esperança, uma parceria da Globo com a Unesco que apoia projetos sociais em todo o país.
Entre os dias 17, 18 e 19 de agosto, nos Estúdios Globo, aconteceram os Mesões da Esperança. Centenas de personalidades, entre elenco, artistas da música brasileira, esportistas e influenciadores digitais se mobilizaram para atender às ligações e promover a campanha na TV e nas mídias sociais da Globo.
O ‘Criança Esperança’ 2019 reuniu diversos artistas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. O projeto cria, há 34 anos, oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens.
O show da campanha foi ao ar no dia 20 e contou com apresentação de Leandra Leal, Fernanda Gentil, Dira Paes, Jonathan Azevedo e Flavio Canto. Entre as atrações, nomes como Gilberto Gil, Anitta, Ivete Sangalo, Marília Mendonça, Iza, Michel Teló, Lulu Santos, Luan Santana, Péricles e Thiaguinho.
O ‘Criança Esperança’ 2019 reuniu diversos artistas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. O projeto cria, há 34 anos, oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens.
O 'Criança Esperança 2019' também ganhou um reforço em sua trajetória online, com a reformulação do site da campanha, ampliação do perfil e da cobertura nas mídias sociais. Durante os Mesões da Esperança, a hashtag #CriançaEsperança permaneceu duas horas nos trending topics mundo e 11 horas nos TTs Brasil.
A 34ª edição do 'Criança Esperança' terminou no dia 25 de agosto, batendo recorde histórico de arrecadação. A campanha levantou mais de R$ 22,5 milhões, destinados a 91 projetos sociais de todo o Brasil, selecionados pela UNESCO. Nesta edição, pela primeira vez, as doações puderam ser feitas por um aplicativo.
O ‘Criança Esperança’ 2019 reuniu diversos artistas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. O projeto cria, há 34 anos, oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens.