Campanha de 2000
O show realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em 29 de julho, marcou a abertura da 15ª edição do 'Criança Esperança'. Com direção-geral de Aloysio Legey, o programa destacou a importância do esporte como ferramenta para melhorar a qualidade de vida das crianças.
Los Hermanos cantam 'Anna Júlia', Criança Esperança, 2000
Como nos anos anteriores, Renato Aragão foi o anfitrião da festa, que contou com apresentações de Zezé Di Camargo & Luciano, Ivete Sangalo, Sandy & Júnior, Skank, Leonardo, Daniel, Angélica, Só Pra Contrariar, Los Hermanos, Vinny, Pepê e Neném, entre outros. As atrações musicais foram entremeadas pela participação de atletas e artistas da Globo, que subiram ao palco para falar da campanha e da importância das doações feitas pelo público. Um dos destaques do programa foi a homenagem ao tricampeão Ayrton Senna.
Pepê e Neném cantam 'Nada Me Faz Esquecer', Criança Esperança, 2000
No encerramento, crianças vestidas de branco se juntaram ao elenco do especial para fazer um apelo à paz. O sequestro do ônibus 174, que acontecera em junho daquele ano no Rio de Janeiro, também foi relembrado.
Campanha de 2001
Em 11 de agosto de 2001, o show 'Criança Esperança' foi realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, com direção-geral de Aloysio Legey. Mais uma vez, a questão da violência contra a criança foi tema da campanha. O destaque, no entanto, foram as ações de combate à exploração do trabalho infantil e à negação de seus direitos básicos como educação, lazer, moradia, alimentação e saúde.
Caetano Veloso canta 'O Leãozinho' no show do 'Criança Esperança' de 2001
Renato Aragão comandou o espetáculo que teve como atrações Angélica, Ana Carolina, Ivete Sangalo, Daniel, Sandy & Junior, Zezé Di Camargo & Luciano, Xuxa, Roupa Nova, SNZ, Wanessa Camargo, Zeca Pagodinho, Leonardo, P.O. Box, Elba Ramalho, Falamansa, Afroreggae, Joanna, Belo e Gabriel O Pensador, além do elenco de A Turma do Didi. Naquele ano, pela primeira vez, Caetano Veloso e Rita Lee participaram do especial.
Como acontecia todos os anos, nos intervalos dos números musicais, atores da Globo subiram ao palco para falar da campanha e pedir doações, entre eles Luigi Barricelli, Flávia Alessandra, Deborah Secco, Marcos Palmeira, Carolina Dieckmann, Marcos Frota, Luiza Tomé, Luiz Carlos Tourinho, Louise Cardoso, Paulo Silvino, Flávio Silvino e Vera Fischer. O programa contou ainda com gravações externas e clipes musicais com os artistas.
Rita Lee canta 'Erva Venenosa' no show do 'Criança Esperança' de 2001
Campanha de 2002
A campanha de 2002 abordou o tema Abandono e Trabalho Infantil. O show foi realizado no estádio Mineirinho, em Belo Horizonte, em 3 de agosto, com direção de Aloysio Legey. Naquele ano, a TV Globo disponibilizou letreiros em closed caption para deficientes auditivos.
A banda RPM canta “Rádio Pirata” no Criança Esperança de 2002
Cerca de 1800 pessoas – entre cantores, atores, atletas, jornalistas, bailarinos e equipe de produção – participaram do espetáculo comandado, ao vivo, por Renato Aragão. O programa teve duas horas e meia de duração e contou com as apresentações de Ivete Sangalo, Sandy e Junior, Zeca Pagodinho, Daniela Mercury, Zeze Di Camargo e Luciano, Buchecha, Alexandre Pires, Jorge Vercílio, KLB, Wanessa Camargo, RPM, Fat Family, Kelly Key, Wanessa Jackson, Leonardo, LS Jack, B5, a dupla Pedro e Thiago e os 12 primeiros participantes de 'Fama'. Ainda estiveram presentes no palco as apresentadoras Xuxa e Angélica, os personagens do 'Sítio do Picapau Amarelo', 'A Turma do Didi', 'Gente Inocente' e Márcio Garcia, os atores Carla Diaz, Reynaldo Gianecchini e Débora Falabella, e os repórteres Chico Pinheiro, Carla Vilhena, Glória Maria, Sandra Annemberg, Ana Paula Padrão, Marcelo Canellas, William Waack e Ernesto Paglia.
Buchecha canta “Fico Assim Sem Você” em homenagem ao parceiro Claudinho, morto um mês antes em um acidente de carro no Criança Esperança de 2002
Os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol, recém-consagrados pentacampeões do mundo, também subiram ao palco para falar sobre solidariedade e união. O show foi reapresentado no sábado seguinte, 10 de agosto, a partir das 10h15.
Participação do locutor esportivo Galvão Bueno, dos jogadores pentacampeões Ronaldinho e Kaká e do pugilista Acelino “Popó” Freitas no Criança Esperança de 2002
Campanha de 2003
Em 2003, o espetáculo foi realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em 9 de agosto com direção de Aloysio Legey.
Zeca Pagodinho canta 'Caviar' no palco do 'Criança Esperança', 2003
Sob o comando de Renato Aragão, mais de 30 artistas se apresentaram no palco, entre eles as duplas Sandy & Júnior e Zezé Di Camargo & Luciano, os cantores Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Fábio Jr, Wanessa Camargo e Zeca Pagodinho, e a atriz Ângela Vieira. As apresentadoras Xuxa e Ana Maria Braga também participaram do programa, além dos jornalistas Ana Paula Padrão, Glória Maria, Sandra Annenberg, Carla Vilhena, Ernesto Paglia, Pedro Bial e Chico Pinheiro.
Para lembrar o 450º aniversário de São Paulo, que seria comemorado no ano seguinte, Caetano Veloso e Elza Soares interpretaram juntos a música 'Sampa'. Outro destaque foi a apresentação de Angélica e Maurício Mattar. Os dois cantaram a música João e Maria, de Sivuca e Chico Buarque, acompanhados por um corpo de bailarinos.
A realidade das crianças e adolescentes das comunidades carentes, marcada pela violência, foi o tema da apresentação do grupo de teatro Nós do Morro, formado por atores da favela do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e da banda AfroReggae.
Maurício Mattar e Angélica interpretam “João e Maria”, de Chico Buarque, no palco do 'Criança Esperança', 2003
O programa terminou com um tributo ao jornalista Roberto Marinho, falecido no dia 6 de agosto daquele ano, por conta de seu incentivo a campanhas sociais e projetos em defesa da criança.
Campanha de 2004
Em 2004, o projeto 'Criança Esperança' passou a contar com a parceria da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e com dois dias de shows (sábado e domingo), realizados no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em 7 e 8 de agosto, com direção de Aloysio Legey. Naquele ano, o sinal do programa foi cedido para qualquer emissora de rádio ou TV que quisesse exibir o especial.
O espetáculo foi comandado, mais uma vez, por Renato Aragão e contou com as apresentações de Xuxa, Sandy & Junior, Gilberto Gil, AfroReggae, Jota Quest, Capital Inicial, Zezé Di Camargo & Luciano, Daniela Mercury, Elza Soares, Wanessa Camargo, Detonautas, Vanessa da Mata, KLB, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Elba Ramalho, Dominguinhos, Simone e MV Bill.
Na abertura do show, o público assistiu ao conto infantil 'João e o Pé de Feijão', com a participação do diretor Jorge Fernando e de um balé coreografado.
Daniel de Oliveira interpreta 'Pro Dia Nascer Feliz', de Cazuza, no Criança Esperança, 2004
Artistas do elenco da Globo também participaram em números musicais, entre eles Aline Moraes, Cauã Reymond, Karina Bacchi, Danielle Suzuki, Pedro Neschling e Guilherme Berenguer. Daniel de Oliveira fez uma homenagem a Cazuza interpretando O Tempo Não Para, de autoria do cantor e de Arnaldo Brandão (Daniel viveu o cantor e compositor no cinema, no filme Cazuza – O Tempo Não Para, de Sandra Werneck e Walter Carvalho, lançado em 2004). Destaque também para a apresentação da atriz Deborah Secco, que cantou Goiabada Cascão, de Wilson Moreira e Nei Lopes. A música fazia parte da trilha sonora da novela Celebridade, na qual ela interpretava a personagem Darlene.
Ao longo de todo o programa, a equipe de jornalismo da emissora trazia informações atualizadas sobre as arrecadações da campanha.
Deborah Secco interpreta a música 'Goiabada Cascão' no Criança Esperança, 2004
O show de domingo, dia 8 de agosto, foi comandado pelos apresentadores Angélica e Luciano Huck, para um público formado por jovens do Espaço Criança Esperança de São Paulo e instituições parceiras do programa. Um dos estilos musicais apresentados no show foi o hip hop, que teve como representantes, entre outros, o grupo Estilo de Rua, composto por adolescentes de várias ONGs beneficiadas pelo projeto.
Ainda em 2004, diferentes programas da emissora incluíram em suas pautas reportagens ou quadros relativos à campanha, como 'Altas Horas', 'Caldeirão do Huck', 'Programa do Jô', 'Domingão do Faustão', 'Xuxa no Mundo da Imaginação', 'Mais Você' – que exibiu uma matéria especial sobre as atividades desenvolvidas no Espaço Criança Esperança de São Paulo – e Globo Repórter – que abordou questões relativas aos direitos da infância, sexualidade, evasão escolar e mortalidade infantil no Brasil.
Campanha de 2005
Imagens de crianças brasileiras projetadas em telões, ao som da canção Ave Maria, abriram a 20ª edição do 'Criança Esperança'. Mais uma vez, o show, com direção-geral de Aloysio Legey, aconteceu no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo em 6 e 7 de agosto.
Elza Soares canta 'O Meu Guri' no Criança Esperança, 2005
Entre as novidades do programa deste ano, um pot-pourri de musicais: Pinóquio ganhou vida na voz de Sandy; Ângela Vieira dançou um número de 'Chicago' (filme de 2002, dirigido por Rob Marshall, adaptado do musical homônimo); Angélica incorporou a personagem Dorothy, de 'O Mágico de Oz' (filme de Victor Fleming, Richard Thorpe e King Vidor, lançado em 1939); e Kayky Brito se transformou em Peter Pan.
Sasha, filha de Xuxa, estreou no palco cantando 'Lua de Cristal' (de Michael Sullivan) ao lado da mãe, que protagonizara o filme homônimo, dirigido por Tizuka Yamasaki, em 1990. E Lívian Aragão, filha de Renato Aragão, cantou com o pai a música tema do programa: 'Amigos do Peito'. Roberto Carlos emocionou ao cantar 'A Volta', dele e de Erasmo Carlos, e 'Como É Grande o Meu Amor por Você', de sua autoria, acompanhado pelo público presente no ginásio. Merece destaque também a apresentação de Elza Soares, cantando 'Meu Guri', de Chico Buarque.
Roberto Carlos canta 'Como é Grande o Meu Amor Por Você' no Criança Esperança, 2005
Assim como nos anos anteriores, as equipes de Jornalismo e Esporte da Globo apresentaram reportagens e entrevistas sobre questões relacionadas às crianças e aos adolescentes. Ainda participaram do show os atores Mariana Ximenes, Milton Gonçalves, Christiane Torloni, Tony Ramos, Suzana Vieira, Marcelo Augusto, Jacaré, Tadeu Melo, Marjorie Estiano, Marcos Frota, Bruna Marquezine, Isabelle Drumond, Caroline Molinari, Mussunzinho e Sérgio Malheiros; os cantores Daniel, Zezé de Camargo e Luciano, Ivete Sangalo, Wanessa Camargo, Cláudia Leite, Gabriel, o Pensador, Júnior, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, e MV Bill; as bandas Jota Quest, Roupa Nova, Afro Reggae, F.U.R.T.O e Velha Guarda da Portela; os jornalistas e apresentadores Sandra Annenberg, Fátima Bernardes, Sandra Moreyra, Glória Maria, Cléber Machado, Ana Furtado, Ana Maria Braga, Edney Silvestre, Chico Pinheiro e Ernesto Paglia; e os dançarinos Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo.
Os apresentadores Ana Maria Braga, Luciano Huck e Angélica comandaram o programa do dia seguinte. O show de domingo contou com a participação de Felipe Dylon, Leonardo, Capital Inicial, Babado Novo, Dudu Nobre, Chitãozinho e Xororó, Latino, entre outros.
Campanha de 2006
A violência contra crianças foi o tema central da 21ª edição da campanha 'Criança Esperança'. O espetáculo, novamente sob a direção-geral de Aloysio Legey, foi realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo em 5 e 6 de agosto. Além das muitas atrações musicais, o programa apresentou uma entrevista do jornalista Caco Barcellos com o rapper MV Bill, produtor, junto com Celso Athayde e a Central Única das Favelas (Cufa), do documentário 'Falcão – Meninos do Tráfico', mostrando a vida de jovens de favelas brasileiras aliciados pelo tráfico de drogas. Durante todo o show, a jornalista Sandra Annenberg divulgou os números da campanha desde seu lançamento.
Mv Bill canta 'Falcão' no Criança Esperança, 2006
O especial teve outros momentos marcantes, como o dueto de Cauby Peixoto e Ângela Maria para a música 'Ave Maria no Morro', de Herivelto Martins; uma versão em axé da canção 'Thriller', sucesso de Michael Jackson (de autoria dele e de Rod Temperton), cantado por Cláudia Leitte, então do grupo Babado Novo; e Marília Pêra cantando 'O que É que a Baiana Tem', de Dorival Caymmi.
No segundo dia, o 'Criança Esperança' teve como tema os Jogos Pan-Americanos de 2007, que aconteceriam no Rio de Janeiro. O show foi comandado por Renato Aragão e os apresentadores Ana Maria Braga, Luciano Huck e Angélica. O programa mostrou a importância do esporte na transformação da vida das crianças, levando ao palco atletas como Claudinei Quirino (campeão de atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg e de Santo Domingo), o judoca Flávio Canto, a ginasta Daiane dos Santos, o jogador de tênis Hugo Oyama (oito medalhas de ouro em Pan-Americanos), o jovem Bruno Pacheco (recordista sul-americano juvenil dos 200 metros rasos), entre vários outros esportistas.
Claudia Leitte interpreta “Thriller”, de Michael Jackson, no Criança Esperança, 2006
Campanha de 2007
A educação foi o tema do 'Criança Esperança' em 2007. A atriz Fernanda Montenegro abriu a primeira noite de espetáculo, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em 11 de agosto, chamando a atenção para o fato de 17 milhões de brasileiros não saberem ler.
O analfabetismo foi um dos temas centrais da edição 2007 do evento. Participação dos atores Fernanda Montenegro e Tony Ramos.
A exemplo dos anos anteriores, os shows de 11 e 12 de agosto , sob a direção-geral de Aloysio Legey, contaram com a presença de diversos atores, entre eles Suzana Vieira, Tony Ramos, Alexandre Borges, Christiane Torloni, Milton Gonçalves, Marcelo Anthony, Humberto Martins, Maitê Proença e Lázaro Ramos. A equipe de Jornalismo da Globo, formada por Chico Pinheiro, Edney Silvestre, Sandra Annenberg, Ernesto Paglia, Marcelo Canellas e Neide Duarte, apresentou, nos intervalos entre os musicais, matérias especiais sobre a situação da educação no país, com destaque para as questões ambientais.
Daniela Mercury cantou trechos de seus maiores sucessos. Os atores Sérgio Loroza, Rodrigo Hilbert e Elaine Michely relembraram suas atuações na última edição da 'Dança dos Famosos', quadro do 'Domingão do Faustão'. Lívian Aragão, filha de Renato Aragão, participou de um especial protagonizado por atores mirins. E Xuxa se apresentou com um balé infantil.
O cantor e compositor Ivan Lins tocou 'Aos Nossos Filhos', de autoria dele e de Vitor Martins, acompanhado por uma orquestra formada por crianças moradoras de Higienópolis, uma das áreas carentes da Zona Oeste de São Paulo, regida pelo maestro Isaac Karabtchevsky.
Marjorie Estiano canta 'Tatuagem' no show do Criança Esperança, 2007
A 22ª edição teve, ainda, Gabriel, O Pensador, Cláudia Leitte, Leonardo, Felipe Dylon e Perlla, Zezé di Camargo & Luciano, Tânia Mara, Cláudia Raia, Charlie Brown Jr., Detonautas, Ivete Sangalo, Paulo Ricardo e Asa de Águia. Os irmãos Sandy e Júnior, convidados assíduos do programa, reviveram com o público os momentos especiais dos 15 anos que participaram do Criança Esperança.
No domingo, dia 12, o espetáculo foi comandado por Renato Aragão, Ana Maria Braga, Luciano Huck e Angélica. Diferentes artistas homenagearam os pais de todo o Brasil e lembraram a importância de preservar a natureza e oferecer educação de qualidade para as crianças.
O segundo dia de show teve como atrações o grupo baiano Babado Novo, Wanessa Camargo e seu pai, Zezé di Camargo, Bruno & Marrone, Marjorie Estiano, KLB, Jota Quest, NX Zero, Jammil e Uma Noites, Natiruts, Capital Inicial e Jeito Moleque.
Wanessa Camargo e Zezé Di Camargo interpretam “Eu Nasci Pra Amar Você”, de Zezé Di Camargo e Luciano, no Criança Esperança, 2007
Os medalhistas dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro também participaram do especial. O nadador Tiago Pereira, recordista brasileiro em medalhas de ouro em jogos pan-americanos, conversou com a apresentadora Ana Maria Braga e contou a emoção de representar o país. Diogo Silva falou sobre as dificuldades que enfrentou para ser atleta e como persistiu para não desistir de seu sonho.
Em 2007, o 'Criança Esperança' mostrou algumas novidades, como a "cable cam", que garantiu aos telespectadores uma visão privilegiada de diversos pontos do palco e da plateia, e um telão de 160 metros quadrados, o maior já usado pelo programa até então.
Campanha de 2008
Em 2008, após mais de 15 anos distante do público carioca, o show 'Criança Esperança' voltou à cidade comemorando os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com enfoque especial para a questão dos direitos das crianças, nos dias 2 e 3 de agosto.
O espetáculo, comando por Renato Aragão, foi realizado na Arena do Rio, sob a direção de núcleo de Aloysio Legey. Cerca de sete mil pessoas acompanharam o show, que foi transmitido ao vivo pela Globo. As jornalistas Fátima Bernardes e Sandra Annenberg abriram a primeira noite, fornecendo números sobre o alcance da campanha, que estava em sua 23ª edição. Foram exibidas reportagens sobre o envolvimento de jovens com o mundo do crime e também sobre crianças que sofreram maus tratos de adultos. A questão da violência e do trabalho infantil também foi abordada ao longo do programa.
Regina Casé, Thiaguinho e Péricles interpretam “Favela”, do Exaltasamba, com a participação de jovens integrantes de projetos sociais do Afro Lata, do grupo Ópera Brasil e da Central Única das Favelas (CUFA) no Criança Esperança, 2008
Os atores Thiago Martins e Roberta Rodrigues contaram uma história sobre a luta do bem contra o mal. Lívian Aragão comandou um show de dança, luz, sapateado e acrobacias, que simbolizou essa batalha. Destaque também para a participação do grupo Nós do Morro, que apresentou o musical 'Aquarius', e de Juliana Paes, que encenou 'Strong Enough'.
Afroreggae interpreta “Todos Estão Juntos”, de Chico Science & Nação Zumbi no Criança Esperança, 2008
O programa mostrou o encontro de diferentes intérpretes da música brasileira, como Emílio Santiago e Elza Soares cantando 'Aquarela Brasileira', e Alcione e Alexandre Pires interpretando 'Minha Estranha Loucura'. A apresentadora Regina Casé e o grupo Exaltasamba se apresentaram com as crianças que participam de projetos sociais do Afrolata, o grupo Ópera Brasil e os meninos da CUFA (Central Única de Favelas). E MC Leozinho, Perlla e MC Marcinho interpretaram um medley de Ela Só Pensa em Beijar, Tremendo Vacilão, Glamurosa e Eu Só Quero É Ser Feliz.
Alcione e Alexandre Pires cantam “Estranha Loucura” no Criança Esperança, 2008
O evento contou, ainda, com as participações de Skank, AfroReggae, Zezé di Camargo & Luciano, Leonardo, Jammil e Uma Noites, Chitãozinho e Xororó, Zé Ramalho, Claudia Leitte, e os grupos Revelação e Chiclete com Banana. A apresentadora Xuxa encerrou a noite cantando Paz É a Gente que Faz.
Como acontece todos os anos, artistas da emissora também estiveram presentes no palco do 'Criança Esperança' como Ana Maria Braga, Alinne Moraes, Marcello Antony, Isis Valverde, Christiane Torloni, Márcio Garcia e Grazi Massafera.
Em 2008, o mestre de cerimônias Renato Aragão recebeu as atrações num palco oitavado de 720 metros quadrados, montado no meio da Arena do Rio. O palco foi elevado a cerca de 2,5 metros do chão para que os artistas surgissem de uma das sete rampas de acesso diretamente no local em que fariam suas apresentações. O nível da plateia também foi elevado, permitindo uma boa visibilidade ao público. O piso feito de plástico, preto e com muito brilho, foi criado para refletir as imagens que eram projetadas num telão de 240 metros quadrados. Cerca de 1.300 profissionais, entre artistas, funcionários, prestadores de serviço e empresas contratadas trabalharam na realização do 'Criança Esperança' de 2008.
Campanha de 2009
Em 2009, os shows da campanha 'Criança Esperança', agora dirigidos por Wolf Maya, foram novamente realizados na Arena do Rio. O casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck conduziu a primeira noite do evento, em 22 de agosto, e o ator Márcio Garcia, a segunda, em 23 de agosto.
Um dos diferenciais do programa daquele ano foi mostrar de perto o trabalho das instituições atendidas pela campanha social. Atores do elenco da emissora e jornalistas visitaram diferentes projetos em todo o Brasil: Lázaro Ramos esteve na Bahia; Regina Casé, no Rio de Janeiro; Dalton Vigh, no Amazonas; Fábio Assunção, em São Paulo; Vladimir Brichta, em Pernambuco; e Clayton Conservani, em Fernando de Noronha.
Angélica e Luciano Huck conduziram o espetáculo da primeira noite de uma espécie de ilha suspensa montada na Arena do Rio. Naquele ano, o anfitrião Renato Aragão chegou a bordo de uma locomotiva que passeou várias vezes pelo palco giratório de 1.500 metros quadrados. No segundo dia de show, esse palco foi transformado em um enorme jardim infantil.
A Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem abriu o espetáculo de sábado, tocando 'Trenzinho Caipira', de Heitor Villa-Lobos. Logo depois, Renato Aragão entrou no palco acompanhado por uma trupe que, como um coro grego, acompanhou todas as atrações da noite.
Milton Nascimento cantou 'Maria Solidária', enquanto Sandy interpretou 'Ciranda da Bailarina', de Chico Buarque e Edu Lobo, dividindo o palco com a bailarina Ana Botafogo. Zezé Di Camargo & Luciano se apresentaram com crianças do Instituto Nacional de Educação dos Surdos. O show teve também a participação de Júnior Lima, da dupla Victor & Léo, do grupo Calcinha Preta, das cantoras Ana Carolina, Cláudia Leitte, Roberta Sá e Maria Rita e dos cantores Diogo Nogueira e Arlindo Cruz.
Destaque para a apresentação de Juliana Paes, que estava no ar como Maya, protagonista de 'Caminho das Índias'. Caracterizada como sua personagem na trama, a atriz dançou ao som da música-tema da novela de Gloria Perez. Ela apareceu no palco em cima de um elefante cenográfico em tamanho real e foi acompanhada por bailarinos. Tony Ramos e Stênio Garcia, que também integravam o elenco de 'Caminho das Índias', recitaram, respectivamente, os poemas 'Porquinho da Índia', de Manuel Bandeira, e 'Meus Oito Anos', de Casimiro de Abreu.
A companhia canadense Cirque du Soleil protagonizou o número 'Chinesinhas e o Diábolo'. E o Grupo de Percussão do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista apresentou, com o balé de Ivaldo Bertazzo, a obra 'Toronubá', de Dimitri Cervo.
Lázaro Ramos conta para as crianças uma história da literatura de Cordel no Criança Esperança, 2009
Reportagens especiais falaram sobre educação, saúde pública, desigualdade social e trabalho infantil. A atriz Susana Vieira fez o papel de repórter e apresentou uma matéria sobre inclusão social protagonizada por crianças com deficiência. Ao longo dos dois shows, a jornalista Sandra Annemberg deu informações sobre as arrecadações.
Milton Nascimento canta 'Maria Solidária' no Criança Esperança, 2009
Os jogadores de futebol Pelé, Bebeto e Cafu conversaram com os atores Henri Castelli, Claudia Rodrigues e Eri Johnson no palco. Eles lembraram momentos de vitórias da Seleção Brasileira e falaram da importância de apoiar projetos sociais. Parte do elenco do humorístico 'Zorra Total' também participou do programa, entre eles Paulo Silvino, Katiúscia Canoro, Leandro Hassum e Fabiana Karla.
No segundo dia, o show, comandado por Márcio Garcia, contou com as apresentações do grupo NX Zero, Arnaldo Antunes, Daniela Mercury, Exaltasamba e do padre Fábio de Melo. Xuxa também subiu ao palco, cantando acompanhada por dezenas de dançarinos mirins. Ela falou sobre a violência contra as crianças.
Sandy canta 'Ciranda da Bailarina' no Criança Esperança, 2009