Assembleia Constituinte de 1988
A campanha 'Criança Esperança' teve importante atuação na Assembleia Constituinte de 1988, colaborando para sensibilizar a sociedade e os constituintes no sentido da inclusão dos direitos da criança e do adolescente na nova Carta Magna, o que aconteceu através da Emenda Popular que resultou no artigo 227 da Constituição.
Unicef, Unesco e ONU
O envolvimento da Globo com projetos sociais começou em 1979, quando a emissora participou da campanha pelo 'Ano Internacional da Criança', estabelecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como programa-modelo, a campanha é reproduzida em diversos países pelo Unicef.
Em 1992, o 'Criança Esperança' recebeu medalha no Encontro Mundial de Cúpula pela Criança (World Summit for Children) por sua contribuição na luta contra os problemas que afligem a infância brasileira.
Em junho de 2003, com o tema “Igualdade na diversidade”, o programa 'Criança Esperança', em parceria com o Unicef, realizou em Brasília o 1º Seminário Criança Esperança, que contou com a participação de 200 especialistas, pesquisadores, representantes de Organizações Não Governamentais (Ongs), ministros e secretários de governo. Os participantes debateram sobre desigualdade social com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Unicef sobre as diferenças étnicas, culturais e geográficas. A iniciativa marcou uma nova fase da campanha da Rede Globo e foi elogiada pelo então Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, que enviou uma mensagem escrita à emissora.
Em julho de 2008, a TV Globo e Unesco assinaram, em Paris, acordo para a ampliação da parceria entre a emissora e a agência da ONU na realização do projeto Criança Esperança. Koïchiro Matsuura, então diretor-geral da Unesco, e José Roberto Marinho, então vice-presidente de Responsabilidade Social Corporativa das Organizações Globo, firmaram o documento na presença do embaixador do Brasil na Unesco, João Carlos Souza Gomes, e dos principais executivos da organização.
Transmissão internacional
O 'Criança Esperança' começou a ser transmitido na TV Globo Internacional em 2004.
Diferentes formas de doação
No Brasil, a campanha já recebeu diferentes tipos de doações, além das contribuições em dinheiro feitas por telefone e pela Internet. Em 2002, por exemplo, o site da campanha promoveu um leilão de camisas autografadas dos jogadores de futebol Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho, e dos capacetes dos pilotos de F-1 Ayrton Senna e Rubem Barrichello. O compositor Roger Waters, um dos fundadores do grupo de rock Pink Floyd, doou um violão autografado para ser leiloado em benefício do programa social. Em 2008, a campanha recebeu 200 mil reais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Ainda em 2008, os ingressos do show de domingo foram doados para instituições parceiras do projeto, como Afroreggae, Cufa, além dos jovens atendidos nos Espaços Criança Esperança e de instituições de ensino integrantes do projeto Amigos da Escola.
Em 2020, em meio à pandemia de covid-19, o 'Criança Esperança' não pediu dinheiro ao público para a campanha em favor dos menores carentes. Foi a primeira vez que o programa beneficente contou apenas com doações corporativas. O público foi convidado a participar de outra maneira: enviando vídeos inspiradores de até 15 segundos para serem exibidos ao longo da programação.
No ano seguinte, o público voltou a poder colaborar com doações em dinheiro, pelo site, telefone ou mesmo por pix, uma novidade daquela edição. O espetáculo final foi realizado sem público, e algumas atrações foram gravadas em outros estados, como o número musical de Juliette e Wesley Safadão, realizado em Quixadá (CE). Em 2022, o show voltou a ter público presente.
Espaço Criança Esperança
Em 2002, foram criados os Espaços Criança Esperança (Criesp), que funcionam como centros-modelos de atendimento a crianças e adolescentes de baixa renda, oferecendo atividades esportivas, artísticas, culturais e de informática. São financiados pelo Fundo Criança Esperança, mantido por doações. O primeiro foi instalado no Rio de Janeiro, em parceria com a organização não-governamental Viva Rio, para atender às comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul da cidade. Em São Paulo, o Espaço Criança Esperança, criado em parceria com o Instituto Sou da Paz, foi instalado no Jardim Ângela, na Zona Sul. O terceiro Espaço Criança Esperança foi implantado em Belo Horizonte (MG), no Aglomerado da Serra, na Zona Sul, localização da maior comunidade da Região Metropolitana.
Em agosto de 2003 foi inaugurado em Olinda (PE) o quarto Espaço Criança Esperança, para beneficiar duas mil crianças carentes. A cidade foi escolhida, entre outros motivos, por apresentar um alto índice de crimes contra crianças e adolescentes. A unidade de Olinda é uma parceria entre a Rede Globo, o Unicef, a ONG Diaconia e a prefeitura municipal.
No segundo semestre de 2010, o Espaço Criança Esperança em Olinda foi transferido para Jaboatão de Guararapes, município próximo a Recife.
Os Espaços Criança Esperança são integralmente mantidos com recursos do Criança Esperança e beneficiam mais de 10 milhões de crianças e adolescentes. Os Espaços registraram mais de 44 mil atendimentos mensais nas oficinas culturais, esportivas, educativas e de formação oferecidas nas unidades.
Caminhos da Esperança
Entre julho e agosto de 2015, o Fantástico exibiu a série 'Caminhos da Esperança'. Lázaro Ramos, Leandra Leal, Dira Paes e Flávio Canto visitaram projetos sociais no Ceará, Belém, Rio de Janeiro e Salvador. Além de conhecerem as instituições, os jovens e os educadores, os mobilizadores levaram a notícia de que esses projetos foram selecionados para serem beneficiados pelo 'Criança Esperança'. A série de quatro episódios mostrou as atividades realizadas pelos projetos sociais, os sonhos e a esperança das crianças atendidas.
Música da campanha
Em 2008, a tradicional música da campanha ganhou nova letra, assinada por Paulo Massadas e Michael Sullivan, com arranjo de Lincoln Olivetti.
Viradão
No programa comemorativo dos 25 anos de Os Trapalhões, O 'Criança Esperança' ficou no ar 25 horas.