Por Memória Globo

Acervo/Globo

Estreia em 1986

O programa '20 anos Trapalhões – Criança Esperança', que marcou a estreia da campanha social na Globo, teve supervisão geral de Walter Lacet e direção de Vitor Paranhos. Foram nove horas de transmissão, direto do Teatro Fênix, no Rio de Janeiro.

Criança Esperança (1986): Roberto Carlos e Os Trapalhões cantam “Amigo”

Criança Esperança (1986): Roberto Carlos e Os Trapalhões cantam “Amigo”

A partir das 11h da manhã e ao longo de todo o dia, o quarteto de humoristas formado por Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Mauro Gonçalves (Zacarias) recebeu convidados para conversarem sobre o tema. Participaram artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Chacrinha, Chico Anysio, Eva Wilma, Jô Soares, Milton Gonçalves, César Filho, Paulo Silvino, Xuxa, Lucia Alves, Paulo Silvino, Lúcio Mauro, Antonio Carlos Pires, Paulo Gracindo, Arlete Salles, Zezé Macedo, José Mayer, Luiz Delfino, Felipe Camargo, Brandão Filho, Gloria Pires, Milton Carneiro, Flávio Galvão, Tião Macalé, Felipe Carone, Dercy Gonçalves, Célia Biar, Yoná Magalhães, Cristina Mullins, Paulo Celestino, Ítala Nandi, Paulo Celestino Filho, Jomba, Renata Sorrah, Dary Reis, Reginaldo Faria, Estelita Bell, Eliezer Motta, Wilson Grey, Milton Moraes, Claudio Corrêa e Castro, Paulete, Paulo Goulart, Carlo Briani e Ruth de Souza, além de autoridades e especialistas nas questões relacionadas à criança.

Número final da edição de estreia do programa, em que artistas e crianças interpretam a primeira música-tema do Criança Esperança.

Número final da edição de estreia do programa, em que artistas e crianças interpretam a primeira música-tema do Criança Esperança.

Logo no início do programa, foi lida uma carta do então Presidente da República José Sarney sobre as preocupações de seu governo em relação às questões do menor no Brasil. Em seguida, César Filho apresentou um documentário sobre a história dos Trapalhões, destacando a trajetória de cada um deles. 

Foram exibidos pequenos documentários sobre experiências de assistência ao menor em diferentes regiões do país, como o trabalho da Pastoral do Menor, na Praça da Sé, em São Paulo. Também foram ao ar vinhetas especiais criadas para apresentar os Direitos Universais das Crianças, aprovados pela ONU em 1959. A cada bloco do programa era feito um balanço da campanha de doações.

Zacharias, Dedé Santana, o ator e humorista Paoletti, Mussum-e Renato Aragão na estreia do Criança Esperança, 1986 — Foto: Acervo/Globo

Atletas como Robson Caetano, Eliane Pereira, João do Pulo e Conceição Jeremias falaram sobre suas experiências e a importância do esporte no desenvolvimento da criança. '20 anos Trapalhões – Criança Esperança' contou ainda com edições especiais de 'Xou da Xuxa', 'Viva o Gordo', 'Chico Anysio Show' e 'Vídeo Show', que encerravam cada bloco do programa. Naquele dia, Abelardo Barbosa comandou o 'Cassino do Chacrinha', ao vivo, direto do Ginásio Caio Martins, em Niterói. Também foram criados quadros como 'O Que É, O Que É' – uma divertida disputa entre artistas, criado especialmente para o programa, com a participação dos atores Sandra Bréa e Irving São Paulo, a jogadora de vôlei Isabel e os trapalhões Mussum, Zacarias, Didi e Dedé.

Criança Esperança (1986): Quadro “O Que É, O Que É”

Criança Esperança (1986): Quadro “O Que É, O Que É”

Campanha de 1987

Um ano após ser lançada, a campanha 'Criança Esperança' voltou à programação da Globo. Entre os dias 4 e 12 de outubro, foram apresentadas, nos principais telejornais, reportagens sobre a situação do menor no Brasil. Durante a semana, chamadas nos intervalos comerciais, gravadas pelo elenco da emissora, e programas como 'Xou da Xuxa' e 'Os Trapalhões' relembraram os Direitos das Crianças e mobilizaram o público para fazer doações.

Ainda naquele período, foram ao ar pequenos filmes sobre a importância do aleitamento materno, a vacinação e a prevenção e tratamento da desidratação – a principal causa de mortalidade infantil no país. A campanha teve coordenação de Luiz Lobo.

'Criança Esperança' (1987): Campanha enfatiza a importância do soro caseiro

'Criança Esperança' (1987): Campanha enfatiza a importância do soro caseiro

'Criança Esperança' (1987): Campanha ressalta a importância do aleitamento materno

'Criança Esperança' (1987): Campanha ressalta a importância do aleitamento materno

Campanha de 1988

Em 1988, a campanha Criança Esperança ganhou uma programação especial na Globo, com supervisão e direção-geral de Walter Lacet, e cerca de dez horas de duração. Durante a manhã, nos intervalos do 'Xou da Xuxa', Claudia Raia, César Filho, Lauro Corona, Carla Camuratti, Miguel Falabella, Cassia Kis, Tony Ramos e Isabela Garcia se revezaram no palco do Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, para divulgar o balanço das doações e incentivar a participação do público.

'Criança Esperança' (1988): Barão Vermelho

'Criança Esperança' (1988): Barão Vermelho

À tarde, após o 'Jornal Hoje', o programa passou a ser transmitido ao vivo, com a participação de convidados especiais como o então Juiz de Menores do Rio Liborni Siqueira, os atletas Aurélio Miguel (judô), Zico (futebol), Izabel (vôlei) e Paulão (basquete) e os atores Jonas Torres, Ida Gomes, João Kleber e Guilherme Fontes.  

Um dos destaques foi o 'Circo dos Artistas', no qual artistas se revezaram em números de mágica, malabarismo e outras atrações circenses. Os ensaios e as gravações do quadro foram comandados pelo diretor Régis Cardoso e pelo palhaço Treme-Treme e contou com a participação de Tássia Camargo, Stênio Garcia, Lúcia Alves, Alcione Mazzeo, Olney Cazarré, Chico Anysio, Regina Chaves, Nizo Neto, Françoise Forton, Adriano Reys, Tony Ramos, Carla Camuratti, Thales Pan Chacon, Natália do Vale, Stepan Nercessian e Denise Milfond.

'Criança Esperança' (1988): Titãs

'Criança Esperança' (1988): Titãs

Kadu Moliterno e André de Biasi, que na época viviam os personagens Juba e Lula no seriado 'Armação Ilimitada', apresentaram uma edição especial do 'Globo de Ouro'. Também foram ao ar naquele dia quadros dos programas 'TV Pirata', 'Chico Anysio Show' e 'Vídeo Show'. O encerramento ficou por conta dos 'Trapalhões'. Ainda foi exibido um documentário mostrando um dia na vida de uma criança em situação de vulnerabilidade. A declaração dos direitos das crianças foi lida pelos atores e convidados ao longo do programa, que contou também com a participação dos bonecos do grupo Cem Modos.

Campanha de 1989

Para marcar o quarto ano do 'Criança Esperança', a Globo levou ao ar, durante uma semana, uma programação especial. A abertura da campanha foi no 'Fantástico' de 8 de outubro, com uma reportagem de Glória Maria em um projeto que atendia 600 crianças no interior de Minas Gerais. 'O Domingão do Faustão' e 'Os Trapalhões' daquele domingo divulgaram como as doações poderiam ser feitas.

'Criança Esperança' (1989): Projetos bem-sucedidos

'Criança Esperança' (1989): Projetos bem-sucedidos

Ao longo daquela semana, o 'Xou da Xuxa' exibiu pequenos documentários sobre ações básicas de saúde – amamentação, vacinação, diarreia e reidratação, crescimento infantil, tosses e resfriados e dentes –, produzidos com a assessoria da Associação Brasileira de Pediatria. Os telejornais e programas jornalísticos apresentaram reportagens sobre projetos que atendiam crianças e adolescentes. A coordenação geral da campanha era de Luiz Lobo.

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)