Família Gouveia e a Fábrica de Bentonita
Pedro Gouveia (Alexandre Nero) – Dono da maior fábrica de bentonita da cidade de Sertão, é determinado e encantador. Construiu a fortuna com a força do trabalho. É casado com Rosinete (Debora Bloch) e pai de dois filhos, Aurora (Lara Tremouroux) e Hermano (Gabriel Leone), que é adotado. Acostumou-se ao poder e usa a sua influência para conseguir o que quer. Ao ser acusado por Maria (Alice Wegmann) de ser o responsável pelo desaparecimento do irmão dela, Nonato (Marco Pigossi), promove uma caçada à jovem. No decorrer da trama, descobre ser pai de Nonato e Maria.
Rosinete (Debora Bloch) – Casou-se jovem com Pedro Gouveia (Alexandre Nero), quando ele ainda não havia construído seu império. Com ele teve Aurora (Lara Tremouroux) e adotou Hermano (Gabriel Leone). Sofre com um casamento desgastado. Religiosa e obsessiva, usa o exercício físico como penitência e gosta de praticar corridas noturnas. É uma mãe cuidadosa, mas sente que a filha doente, Aurora (Lara Tremouroux), é uma provação que lhe tira do eixo. É prima de Ramiro (Fabio Assunção), juiz da cidade e inimigo de seu marido. Ele já foi apaixonado por ela na juventude, mas a perdeu para Pedro.
Hermano (Gabriel Leone) – Filho adotivo de Pedro Gouveia (Alexandre Nero) e Rosinete (Debora Bloch), foi educado para assumir o império criado pelo pai, o dono da maior fábrica de bentonita de Sertão. É amoroso com a irmã caçula, Aurora (Lara Tremouroux), que exige cuidados por ter uma doença autoimune. Hermano é apaixonado pela terra onde nasceu e pela paleontologia. Divide-se entre os trabalhos na fábrica, onde dá expediente como engenheiro químico, e as escavações em busca de fósseis escondidos pela região. Planeja construir um museu com suas descobertas. Apaixona-se por Maria (Alice Wegmann).
Aurora (Lara Tremouroux) – Filha de Pedro Gouveia (Alexandre Nero) e Rosinete (Debora Bloch). É irmã de Hermano (Gabriel Leone), filho adotivo do casal É portadora de lúpus, doença autoimune. Gosta de ver estrelas, deseja conquistar sua liberdade. Estimulada pela mãe, começa a namorar Plínio (Enrique Diaz), delegado da cidade, mas se decepciona com ele e se envolve com Clécio (Ravel Andrade).
Valquíria (Carla Salle) – Chega de São Paulo para trabalhar na fábrica de bentonita de Pedro Gouveia (Alexandre Nero). Com o apoio de Rosinete (Debora Bloch), envolve-se com Hermano (Gabriel Leone).
Joana (Maeve Jinkings) – Amante de Pedro Gouveia (Alexandre Nero), trabalha na fábrica de bentonita do empresário. Foi infiltrada por Ramiro (Fabio Assunção), que a chantageia por conta de um crime que cometeu. No decorrer da trama, envolve-se com o líder religioso Samir (Irandhir Santos).
Gilvânia (Clarissa Pinheiro) – Motorista da família, é uma espécie de braço-direito de Pedro Gouveia (Alexandre Nero). Bem-humorada e amiga, é a companhia constante de Hermano (Gabriel Leone).
Agripino Gogó (Marcos de Andrade) – Segurança de Pedro Gouveia (Alexandre Nero), é leal ao patrão e não questiona as suas ordens.
Jurandir (Rodrigo García) – Violento e cruel, é segurança de Pedro Gouveia (Alexandre Nero).
Orestes (Bruno Goya) – Segurança de Pedro Gouveia (Alexandre Nero).
Família de Cássia
Cássia (Patricia Pillar) – Engenheira química, trabalha na estação de águas do Recife, onde mora desde que deixou Sertão e nunca mais voltou. Mãe dos gêmeos Maria (Alice Wegmann) e Nonato (Marco Pigossi), criou sozinha os dois filhos com muito amor e compreensão. Com o desaparecimento do rapaz, vê-se obrigada a voltar para a cidade natal depois de anos. No decorrer da trama, revela que os dois não são seus filhos biológicos. Termina a trama ao lado de Pedro Gouveia (Alexandre Nero).
Maria (Alice Wegmann) – Filha de Cássia (Patricia Pillar), é irmã gêmea de Nonato (Marco Pigossi). Em Sertão, se apaixona por Hermano (Gabriel Leone), filho de Pedro Gouveia (Alexandre Nero), homem acusado de sumir com seu irmão. Quando Nonato desaparece, lança-se em uma busca incansável por respostas e, para isso, une-se a Simplício (Lee Taylor) e Mudinho (Démick Lopes) No decorrer da trama, descobre ter sido adotada por Cássia e ser filha biológica de Pedro.
Nonato (Marco Pigossi) – Filho de Cássia (Patrícia Pillar) e irmão gêmeo de Maria (Alice Wegmann). Aventureiro, se envolve numa briga de bar com Pedro (Alexandre Gouveia) ao flertar com Joana (Maeve Jinkings), amante dele. Desaparece após ser levado pelos seguranças do empresário. É morto por Ramirinho (Jesuíta Barbosa), vítima de pressão psicológica do pai, o juiz Ramiro (Fábio Assunção). No decorrer da trama, descobre-se que Maria e Nonato foram adotados por Cássia e são filhos biológicos de Pedro.
Fabrício (Igor Medeiros) – Melhor amigo de Cássia, mora em Recife.
Núcleo de Ramiro
Ramiro (Fabio Assunção) – Juiz de Sertão. Formal e misterioso, é viúvo e criou sozinho o filho, Ramirinho (Jesuíta Barbosa), com quem tem uma relação distante e difícil. Quer que o filho seja seu sucessor nos negócios. É rival de Pedro (Alexandre Nero), marido de sua prima, Rosinete (Debora Bloch). Infiltra Joana (Maeve Jinkings) na fábrica de bentonita do inimigo para praticar espionagem industrial. Aproxima-se de Cássia (Patricia Pillar) assim que ela retorna a Sertão, dizendo que pode ajudá-la a achar o filho desaparecido e controlar a filha que busca o responsável pelo sumiço. Na verdade, Ramiro é o grande vilão da trama.
Ramirinho (Jesuíta Barbosa) – Filho de Ramiro (Fabio Assunção). Teme o pai e, por isso, finge aceitar o futuro que o juiz planejou para ele: assumir o comando de um negócio de extração de bentonita que rivalizará com o de Pedro. Às escondidas, traveste-se como Shakira do Sertão, DJ e cantor que se apresenta na boate Bodão Night Clube. É ele quem atira e mata Nonato (Marco Pigossi), sob pressão de seu pai.
Damião (Pedro Wagner) – Segurança de Ramiro (Fabio Assunção).
Delegacia
Plínio (Enrique Diaz) – Delegado de Sertão. Oportunista e corrupto, gostaria de ter mais poder. Investiga o desaparecimento de Nonato (Marco Pigossi). Faz jogo duplo: serve a Pedro (Alexandre Nero) e Ramiro (Fabio Assunção), de acordo com seus interesses.
Macedo (Giordano Castro), Adenílson (Erivaldo Oliveira) e Clécio (Ravel Andrade) – Policiais que trabalham na delegacia.
Lajedo dos Anjos
Samir (Irandhir Santos) – Líder religioso, comanda o Lajedo dos Anjos, comunidade que recebe pessoas em busca de abrigo e paz espiritual. Homem íntegro e caridoso, dedica sua vida a fazer o bem ao próximo. É amigo de Pedro (Alexandre Nero), com quem mantém pouco contato, mas muito respeito.
Aldina (Camila Márdila) – Braço-direito de Samir (Irandhir Santos). Nutre uma paixão não correspondida pelo líder religioso.
Simplício (Lee Taylor) – Morador do Lajedo, buscou abrigo na comunidade após se tornar fugitivo da polícia. Apaixona-se por Maria (Alice Wegmann), a quem decide proteger. Com Mudinho (Démick Lopes), ajuda a jovem a se vingar de Pedro (Alexandre Nero).
Mudinho (Démick Lopes) – Homem de poucas palavras, ex-matador de aluguel. É leal a Simplício (Lee Taylor) e Maria (Alice Wegmann).
Clementino (Arilson Lopes) e Selma (Fernanda Marques) – Moradores de Lajedo dos Anjos.
Outros Personagens
Tião das Cacimbas (José Dumont) – Ermitão, vive isolado num casebre cheios de esculturas de madeira. Tem um passado obscuro. Há anos foi dado como louco.
Orlando (Antonio Fabio) – Dono de uma birosca. Torna-se amigo de Cássia (Patricia Pillar) quando ela retorna a Sertãoe, juntos, montam um projeto de descobrir poços de água na região. Tio de Simplício (Lee Taylor).
Adauto (Nanego Lira) – Dono do bar onde Nonato (Marco Pigossi) é visto pela última vez antes de seu desaparecimento. É induzido por Ramiro (Fabio Assunção) a entregar a Maria (Alice Wegmann) o trancelim de Nonato (Marco Pigossi), uma prova que pode incriminar Pedro (Alexandre Nero).
Umbelina (Quitéria Kelly) – Mulher de Adauto (Nanego Lira).
Valdir (Pedro Fasanaro) – Recepcionista do hotel Pedras do Sertão.