Na fictícia cidade de Sertão, os jovens Hermano (Gabriel Leone) e Maria (Alice Wegmann) se apaixonam, mas uma tragédia os impede de continuarem juntos. Após uma briga de bar, Nonato (Marco Pigossi), irmão gêmeo de Maria, desaparece misteriosamente. Maria acusa o pai adotivo de Hermano, o poderoso empresário Pedro Gouveia (Alexandre Nero), de ser o responsável pelo sumiço de Nonato e se afasta de sua paixão. Ao saber do desaparecimento do filho, a engenheira química Cássia (Patrícia Pillar) sai de Recife e se muda para Sertão. Mãe e filha vão enfrentar tudo e todos para descobrir o paradeiro do jovem. A partir dessa busca, desencadeiam-se os conflitos que movimentam a história: romances interrompidos, rivalidades acirradas, luta por justiça e revelações inesperadas do passado. A força masculina que dita a lei no sertão é quebrada pela delicadeza sugerida na música da abertura, interpretada pela família Veloso: ‘Todo homem precisa de uma mãe’.
Autores: George Moura e Sergio Goldenberg | Colaboração: Flavio Araujo, Mariana Mesquita, Claudia Jouvin, Marta Goes | Direção Geral: Luisa Lima | Direção: Walter Carvalho e Isabella Teixeira | Direção Artística: José Luis Villamarim | Período de exibição: 23/04/2018 a 16/07/2018 | Capítulos: 53 | Horário: 23h20
Confira a abertura de 'Onde Nascem Os Fortes'
TRAMA PRINCIPAL
O sumiço de Nonato (Marco Pigossi) transtorna Maria (Alice Wegmann), que começa sua busca pelo irmão, com a ajuda de Hermano. Sem notícias de Nonato, ela conta a verdade para Cássia (Patrícia Pillar), que está no Recife. A notícia de que o filho está desaparecido leva a engenheira química de volta à sua terra natal. Assim que chega à cidade, a primeira pessoa que cruza o seu caminho é Pedro Gouveia (Alexandre Nero). Cássia nem imagina que ele pode estar envolvido no desaparecimento de Nonato.
TRAMAS PARALELAS
O Lajedo dos Anjos é um lugar sagrado para Samir (Irandhir Santos). Sobre a formação rochosa na paisagem de Sertão, ele iniciou uma vida nova. Após sofrer uma grande decepção que lhe causou sofrimento e dor, transformou o local em uma comunidade que acolhe pessoas em busca de refúgio e de uma nova oportunidade na vida. Sob o discurso de amor ao próximo, caridade e perdão, famílias vivem de maneira colaborativa e autossustentável. Aldina (Camila Márdila) é o braço-direito de Samir e o ajuda a organizar as tarefas.
BASTIDORES
As gravações da supersérie tiveram início em outubro de 2017. As cenas externas foram gravadas em locações no semiárido paraibano. A equipe rodou sequências no Piauí e em Pernambuco. Ambientada no sertão nordestino, as cenas foram gravadas no Cariri paraibano, nos municípios de São João do Cariri, Boa Vista, Soledade, Gurjão e Cabaceiras, onde foram feitas cenas no Lajedo de Pai Mateus, além de Recife (PE) e na Serra da Capivara, em Coronel José Dias, no Piauí. Cinco caminhões saíram dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, com o material necessário para cerca de cinco meses de gravações, incluindo figurino, cenografia e produção de arte. Além do elenco, 80 pessoas integraram a equipe de produção.
CURIOSIDADES
Shakira do Sertão foi uma criação coletiva. Inicialmente, ela não existia na história. Jesuíta Barbosa tinha vontade de fazer uma personagem ‘montada’, uma drag, para levantar as questões de gênero. Natural de Salgueiro, Pernambuco, o ator, na época com 26 anos, se identificou com Shakira por também ser do interior e viu uma oportunidade de debater questões relacionadas a preconceito e aceitação da família. Em uma conversa com José Villamarim, o diretor aceitou a ideia e junto com George Moura deu início à criação da personagem. No começo, ela seria uma cover da cantora colombiana, mas aos poucos chegaram no lugar do travesti, uma artista performática dentro do sertão. Para trabalhar a voz, Jesuíta fez dois meses de aula de canto. No repertório, músicas nacionais antigas, com versões remodeladas para o funk e a música eletrônica.
TRILHA SONORA
A trilha sonora da série traz melodias com mensagens fortes. Clássicos de Gal Costa, Zé Ramalho, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Raimundo Fagner e Erasmo Carlos estão entre as músicas.
CENAS MARCANTES
Maria sofre acidente com bicicleta e tenta falar com o irmão
Maria e Hermano se beijam
Ramirinho se apresenta como Shakira do Sertão
Cássia chega a Sertão
Maria atira em Joana acidentalmente
Maria consegue se livrar de Jurandir
Ramiro tenta beijar Cássia
Hermano é torturado por Simplício
Cássia encontra o corpo de Nonato em terreno de Pedro Gouveia
Cássia e Pedro se enfrentam no enterro de Nonato
Pedro e Cássia se beijam
Maria é ferida e fica entre a vida e a morte
Maria descobre identidade do pai
Cássia e Pedro ficam chocados com revelação de Ramirinho sobre a morte de Nonato
Maria atira em Ramiro e Pedro impede que a filha tome atitude extrema
Hermano afirma que Maria e Cássia mudaram Sertão
FONTES
Boletim de Programação: 22/11/2017, 29/01/2018, 02/02/2018, 19/02/2018, 20/03/2018, 03/04/2018, 09/04/2018, 23/04/2018, 24/05/2018, 25/05/2018, 28/05/2018, 29/05/2018, 31/05/2018, 07/06/2018 21/06/2018 BRAVO, Zean. “Os brutos também amam” In: O Globo, 22;11;2017; “Globo voltará ao sertão em fevereiro para novas gravações da novela das onze” In: UOL, 05/01/2018; “Longe do lugar comum, `Onde Nascem os Fortes' tira espectador da zona de conforto” In: UOL, 18/04/2018; XAVIER, Nilson. "’Onde Nascem os Fortes’ sugere suspense psicológico em sertão sensorial" In: UOL, 24/04/2018; STYCER, Mauricio. "Onde Nascem os Fortes" é um oásis no deserto atual de novelas na televisão” In: UOL, 03/05/2018; SOBREIRA, Gabriel. “Metamorfose” In: O Dia, 17/05/2018. XAVIER, Nilson. “Narrativa de "Onde Nascem os Fortes" avança e melhora”. In: UOL, 11/06/2018. |