Por Memória Globo

Estevam Avellar/Globo

Lajedo do Anjos

O Lajedo dos Anjos é um lugar sagrado para Samir (Irandhir Santos). Sobre a formação rochosa na paisagem de Sertão, ele iniciou uma vida nova. Após sofrer uma grande decepção que lhe causou sofrimento e dor, transformou o local em uma comunidade que acolhe pessoas em busca de refúgio e de uma nova oportunidade na vida. Sob o discurso de amor ao próximo, caridade e perdão, famílias vivem de maneira colaborativa e autossustentável. Aldina (Camila Márdila) é o braço-direito de Samir e o ajuda a organizar as tarefas.

Por ser rico em minério, o Lajedo é cobiçado por homens poderosos. Empresário do ramo de bentonita, Pedro Gouveia (Alexandre Nero) encomendou estudos sobre a área para confirmar a existência de uma grande jazida inexplorada. O juiz Ramiro (Fábio Assunção) também tem interesse pelo local e quer fazer um negócio concorrente ao de Pedro, explorando a extração do minério. O juiz chega a elaborar um mandado de reintegração de posse das terras do Lajedo dos Anjos e ordena um massacre, promovido pelo delegado Plínio (Enrique Diaz), que causará a saída de vários moradores do local.

Irandhir Santos, Lee Taylor e figurantes em Onde Nascem os Fortes, 2018 — Foto: Estevam Avellar/Globo

A ação violenta traz consequências para Joana (Maeve Jinkings), nova moradora da comunidade e ex-funcionária de Pedro Gouveia Ela passa a ser questionada por Aldina sobre a sua relação com o juiz. A ex-funcionária de Pedro buscou refúgio na comunidade de Samir ao ser desmascarada pelo empresário - ele descobriu que a ex-amante, a mando de Ramiro, roubou os estudos que comprovavam que o terreno era rico em bentonita. Para desmoralizar Samir, Ramiro infiltrou Joana na comunidade.

Encantado por ela, o líder religioso dá a oportunidade para a nova moradora explicar o que a levou a se aliar a Ramiro e entregar as pesquisas ao corrupto. Ela revela que foi chantageada pelo juiz: ou viraria sua cúmplice ou seria presa. No passado, Joana foi convencida por um namorado a colaborar em um esquema de tráfico de aves.

A permanência da ex-amante de Pedro Gouveia no local é uma tentação para Samir, que acaba rompendo com o celibato e se entrega a uma nova paixão. O religioso assume que sua chegada o fez lembrar que é um homem de carne e osso. Confuso e culpado por ter cedido à perdição, ele cumpre um ritual de penitência e sai do Lajedo carregando pedras. No final, volta e retoma o trabalho na comunidade.

Shakira do Sertão

Viúvo, o juiz Ramiro criou o filho Ramirinho (Jesuita Barbosa) para ser seu sucessor nos negócios de bentonita. Mas o rapaz não quer esse futuro. Toda noite, dá uma desculpa e sai para fazer seu show no palco do Bodão Night Club. O jovem extravasa sua criatividade e liberdade ao se travestir de Shakira do Sertão, com direito a unhas postiças, salto alto, batom marcante, legging dourada e movimentos delicados. Shakira diverte o inferninho na agitada noite de Sertão soltando a voz em canções como 'Mal Necessário', de Ney Matogrosso; 'Amor e Poder', de Rosana; 'Sonhos', de Peninha; e ‘Eu Te Amo’, de Sidney Magal, com arranjos seguindo uma linha de música eletrônica.

Ramirinho se apresenta como Shakira do Sertão

Ramirinho se apresenta como Shakira do Sertão

Sua identidade permanece em segredo até que o delegado Plínio reconhece a artista performática e passa a chantageá-la. Ele obriga a artista a fazer shows privados em sua casa e pede dinheiro para que a verdade não seja revelada. Ramirinho se submete ao assédio durante um tempo, até que um dia toma coragem e assume sua personalidade artística para o pai. Ele contrata um equipamento de som e se apresenta em frente ao Fórum, em plena luz do dia, para desespero do juiz.

Shakira do Sertão se apresenta em frente ao trabalho de Ramiro

Shakira do Sertão se apresenta em frente ao trabalho de Ramiro

Passado o susto, Ramiro acaba aceitando a nova condição do filho e pede que Plínio assuma o controle da carreira artística de Shakira. A nova fase é marcada pela gravação de um clipe em que apresenta uma versão dançante de ‘Menina Veneno’, de Ritchie, e passa a apostar em interpretações para clássicos de músicas populares nas apresentações no Bodão Night Club.

Ramiro passa mal ao reconhecer o filho

Ramiro passa mal ao reconhecer o filho

Delegado Plínio: caráter duvidoso

Delegado da cidade de Sertão, Plínio justifica com a falta de recursos o ‘jeitinho’ com que resolve as questões na delegacia de polícia. O episódio do desaparecimento de Nonato (Marco Pigossi) reflete o caráter duvidoso do policial. Responsável pela investigação, Plínio faz um jogo duplo: ao mesmo tempo que promete ao todo-poderoso Pedro Gouveia (Alexandre Nero) não levar a sério as acusações de que ele está envolvido no sumiço, atende o apelo do juiz da cidade, Ramiro, de considerar uma suposta prova contra o empresário.

Plínio fica dividido entre os dois rivais e não quer se indispor com eles, que são os homens mais poderosos da cidade. Habilmente, joga nos dois lados, usando as armas que tem.

Plínio presenteia Aurora com anel de compromisso

Plínio presenteia Aurora com anel de compromisso

O interesse em não desagradar a Pedro esconde outro objetivo: entrar para a família Gouveia. Com o apoio de Rosinete (Debora Bloch), mulher do empresário, começa a namorar Aurora (Lara Tremouroux), a filha caçula do casal. Aurora tem lúpus, doença autoimune que exige cuidados, e Rosinete acredita que o delegado é um bom partido para a jovem se casar.

A sonhadora Aurora

Portadora de lúpus, doença autoimune, Aurora é romântica e insegura. Incentivada pela mãe, Rosinete, começa a namorar o delegado Plínio, um homem bem mais velho do que ela. Contrariando o pai, Pedro Gouveia, a jovem se deixou encantar pela possibilidade que o policial lhe trazia: conhecer o mundo que existe além da redoma que a mãe construiu. O relacionamento, no entanto, deixa marcas intensas. Ao flagrar Plínio em uma festa privê, Aurora descobre o lado obscuro do namorado.

Aurora flagra Plínio dançando com Ramirinho

Aurora flagra Plínio dançando com Ramirinho

Evitada por Plínio desde que mostrou as manchas vermelhas decorrentes de sua doença, Aurora aparece de surpresa na casa do namorado. Ao chegar lá, a moça percebe que Plínio trocou o namoro inocente com sua candidata à noiva por uma noite de farra com Ivonete (Raquel Ferreira), embalada por um show privado de Shakira do Sertão (Jesuita Barbosa). O choque é tanto que a garota desmaia. Plínio leva a namorada para casa e tenta minimizar a situação. Mas a jovem não aceita suas desculpas e devolve o anel que ganhou. Essa reação desperta um comportamento hostil no delegado, que ameaça a namorada com uma arma, impedindo que ela fale sobre o que aconteceu.

Aurora revela para Clécio sua doença

Aurora revela para Clécio sua doença

Desiludida, Aurora termina o namoro com Plínio e começa a frequentar o Lajedo dos Anjos. Lá, ela conhece Clécio (Ravel Andrade), um ex-policial que decidiu largar a vida violenta na delegacia e encontrou a paz no local. O rapaz se encanta pela jovem, e eles começam um romance repleto de amor e respeito. A menina tem medo de contar para o namorado sobre sua fragilidade e ser rejeitada por ele, como o delegado fez no passado. Mas, aos poucos, vai sentindo confiança, revela sua doença e é acolhida pelo rapaz.

Tião das Cacimbas

Perturbado por algo que aconteceu no passado, Tião das Cacimbas (José Dumont) vive isolado em uma casa no interior de Sertão, conhece muito sobre aves e passa seu tempo fazendo esculturas em peças de madeira. Misterioso, Tião tem relação com vários personagens da história. Um homem que guarda muitos segredos e é temido por tudo aquilo que sabe.

Quando Cássia (Patricia Pillar) se viu obrigada a voltar a Sertão mais de 20 anos depois, não poderia imaginar que esse retorno seria mais sofrido que as lembranças que tinha da cidade natal. Para Cássia, continuar em Sertão é ver os seus segredos serem desenterrados. As circunstâncias fazem Cássia permanecer nesse lugar, a contragosto. Ela sempre escondeu os reais motivos de nunca ter voltado. Aos poucos, a verdade vai aparecendo. Cássia tem um passado com Tião das Cacimbas (José Dumont) e o homem, dado como louco há anos, é chave de parte delas.

Tião das Cacimbas ameaça Cássia de morte

Tião das Cacimbas ameaça Cássia de morte

O mistério que envolve o passado de Cássia começa a ser descortinado quando Ramiro decide levar a engenheira química à casa de Tião das Cacimbas para investigar o ataque de Plínio ao antigo esconderijo de Maria. O juiz de Sertão não imagina como esse encontro pode trazer à tona memórias que Cássia preferia esquecer.

Ramiro convence a mãe de Maria a ir ao local onde a jovem esteve escondida com Simplício (Lee Taylor) e Mudinho (Demick Lopes). Ao chegar lá, Cássia não consegue disfarçar a tensão, o que desperta a desconfiança do juiz. O questionamento de Ramiro sobre se já esteve ali faz a mulher se lembrar de Madalena (Mariana Molina), filha de Tião. Cássia e Madalena eram amigas, e a engenheira tinha uma estreita relação com essa família.

Maria descobre identidade do pai

Maria descobre identidade do pai

Depois do desaparecimento de Nonato, Maria começa a questionar Cássia sobre a origem de seu pai e o motivo pelo qual nunca o conheceu. Cássia lembra que recebeu uma carta de Madalena dizendo que estava em perigo. Quando descobriu que sua filha Madalena estava grávida, Tião ficou fora de si e praticou um crime. Cássia correu para ajudar a amiga, mas quando chegou à residência, só encontrou os gêmeos, filhos de Madalena. Para proteger os bebês da ira de Tião, levou-os consigo e os criou como filhos. Pressionada com os questionamentos de Maria, a engenheira decide levá-la à casa de Tião das Cacimbas, e as duas acham uma outra carta que revela toda a verdade. No documento, Madalena conta que o pai dos gêmeos é Pedro Gouveia, o desafeto de Maria. A partir dessa revelação, pai e filha terão que construir uma nova relação.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)