Prestes a celebrar os 100 anos do Grupo Globo, os Estúdios Globo inauguraram, na quinta passada (12/12), o maior estúdio de produção virtual da América Latina. Com tecnologia de ponta e mais de 1.500 m2, o novo espaço integra tecnologias de ponta como câmeras com tracking de alta precisão e recursos de inteligência artificial e realidade aumentada, além de mais de 300 m2 de painéis de LED.
“A inauguração desse estúdio vai nos abrir um caminho enorme de possibilidades. Ele junta o melhor da tecnologia com a nossa capacidade de reconstituir ambientes físicos, unindo talento humano e tecnologia para quebrar barreiras”, celebrou Amauri Soares, diretor executivo dos Estúdios Globo e da TV Globo.
O novo estúdio é capaz de recriar virtualmente ambientes a partir de imagens reais, com autenticidade e agilidade, e receber camadas interativas nas cenas, conectando elementos virtuais ao mundo físico e garantindo uma experiência autêntica e imersiva para o público da Globo.
Além de ganhos logísticos, como a diminuição do deslocamento de equipes em gravações externas, o que reduz a emissão de carbono e o consumo de combustíveis em toda a cadeia de produção da Globo, o novo estúdio contribui para uma significativa redução no uso de recursos e materiais utilizados em cenários convencionais, como madeira, tintas e plásticos.
Para a festa de inauguração, os Estúdios Globo prepararam uma surpresa especial: a reconstituição da primeira redação do jornal O Globo, inaugurada em 1925, no Centro do Rio, por Irineu Marinho – pai de Roberto Marinho, avô de João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo, e bisavô do atual presidente da Globo, Paulo Marinho. No ano que vem, além do centenário de fundação do jornal, o Grupo Globo também celebrará 60 anos de estreia da TV Globo, 30 anos de inauguração dos Estúdios Globo e 10 anos de lançamento do Globoplay.