O Acervo Roberto Marinho e o portal Grupo Globo/História lançam, nesta segunda-feira (02/12), um especial inédito em comemoração aos 80 anos da Rádio Globo. Fundada por Roberto Marinho em 1944, no Rio de Janeiro, então capital federal, a Rádio Globo foi a primeira emissora do Grupo Globo e pedra fundamental do Sistema Globo de Rádio. O jornal O Globo também fez, para celebrar a data, uma reportagem especial sobre a emissora pioneira.
Idealizada como extensão do serviço jornalístico prestado pelo Globo, a Rádio Globo teve a programação inaugural baseada no noticiário e em transmissões esportivas, sem descuidar dos programas de radioteatro e de muitos shows ao vivo. A partir da década de 1950, a rádio investiu na mudança de perfil dos locutores, que adotaram um tom mais coloquial, buscando a aproximação com os ouvintes. O sucesso da Rádio Globo incentivou Roberto Marinho a investir no crescimento da rede, com a inauguração e a aquisição de afiliadas em outras praças.
O novo especial Rádio Globo – 80 anos está organizado em cinco seções – marcos históricos, jornalismo, música & entretenimento, dramaturgia e esportes –, com farto material iconográfico, que inclui fotos e vídeos, e diversos clipes de áudio, como vinhetas da rádio e de seus principais programas.
Este é o sexto especial lançado pela equipe do Acervo Roberto Marinho e do portal Grupo Globo/História. As primeiras mostras digitais contaram histórias das coberturas jornalísticas feitas pelos veículos do grupo sobre a Amazônia e sobre a Educação brasileira, e abordaram a coleção de livros editada pela sociedade Cem Bibliófilos do Brasil, da qual Roberto Marinho fazia parte, a trajetória do fundador do jornal O Globo, o jornalista Irineu Marinho, e o acervo da Revista Rio.
ACESSE AQUI O ESPECIAL RÁDIO GLOBO – 80 ANOS.