A Casa Roberto Marinho estreará, no próximo dia 14 de dezembro, uma nova exposição de arte contemporânea. Desta vez, a sede do instituto cultural, localizada na antiga residência do fundador do Grupo Globo, no Cosme Velho, receberá cem obras do artista plástico Ascânio MMM, na exposição ‘Geometria inquieta’.
Português de Fão e radicado no Rio de Janeiro desde 1959, Ascânio Maria Martins Monteiro é um dos expoentes do Construtivismo no Brasil. Aos 83 anos, terá seis décadas de produção – em que mescla arquitetura e escultura – contadas em mostra inédita com curadoria de Lauro Cavalcanti, diretor do Instituto Casa Roberto Marinho.
Além de alguns dos trabalhos mais representativos do escultor, ‘Geometria inquieta’ incluirá uma reprodução do seu ateliê, localizado no bairro do Estácio, no Rio, e uma sala especial com obras manipuláveis. Parte das esculturas estará exposta nos jardins da Casa Roberto Marinho, originalmente projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.
Durante a montagem da exposição ‘Geometria inquieta’, a Casa Roberto Marinho teve uma programação de ateliê especial, enfocando a invenção geométrica em conversa com a natureza do entorno do espaço cultural, e propondo um diálogo com as séries de alumínios que fazem parte das obras de Ascânio MMM.