O Emmy Internacional 2019 já tem seus concorrentes. Entre obras e artistas, a Globo foi indicada nas seguintes categorias: Se Eu Fechar Os Olhos Agora concorre pela melhor minissérie/filme para a TV, Marjorie Estiano concorre pela categoria melhor atriz, pela atuação como Carolina, na segunda temporada de Sob Pressão. Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia de gala, em Nova Iorque, no dia 25 de novembro.
Ao saber da indicação, Marjorie Estiano celebrou o reconhecimento e fez questão de elogiar toda a equipe envolvida em Sob Pressão: "Muito orgulho. Muito agradecida por essa indicação ao Emmy. O Sob Pressão é realmente um projeto muito especial, muito sensível e muito necessário. Me sinto muito honrada em fazer parte dele e da equipe mais inacreditável do mundo".
Saiba mais sobre os indicados:
- Minissérie/Filme para a TV
Se Eu Fechar Os Olhos Agora
Com autoria de Ricardo Linhares e direção artística de Carlos Manga Jr, a trama é inspirada na obra homônima de Edney Silvestre, que trata da dificuldade dos relacionamentos amorosos, familiares, sociais. A história se passa no início dos anos 60.
Ao receber a notícia sobre a indicação, o autor Edney Silvestre comemorou: "Uma minissérie que aborda destemidamente nosso racismo, o drama do feminicídio, e a esperança que sempre nos alimenta".
Thainá Duarte viveu a jovem Anita que é encontrada morta na minissérie. A atriz comentou o que o papel representou em sua vida:
“Foi desafiador dar vida a uma jovem negra que não diferente da nossa realidade atual, morre vítima do sistema. Anita se torna vítima de uma cidade que se baseia na corrupção, racismo, no abuso de poder pela igreja, machismo e muita intolerância. Todos esses fatores culminam em seu brutal assassinato. Acredito que dar vida a Anita foi fundamental para minha carreira, contracenar com grandes atores e atrizes e poder fazer parte de uma narrativa densa como a que apresentamos”, disse Thainá.
“Se Eu Fechar os Olhos Agora traz uma história capaz de prender o público com seu mistério e personagens bem estruturados, interpretados por grandes atores e atrizes. Tivemos uma fotografia belíssima de André Faccioli, figurino de Karla Monteiro, uma equipe de caracterização impecável. Enfim... Uma história bem escrita por Edney Silvestre e Ricardo Linhares, bem dirigida pelo Manguinha, com muita dedicação por trás deram à obra o brilho e escuridão necessários”, definiu Thainá.
Antônio Fagundes tem uma experiência longa com a obra na qual interpretou o personagem Ubiratan.
“Tenho uma relação com Se Eu Fechar os Olhos Agora bastante extensa. Primeiro, como leitor do livro, me apaixonei pela história. Numa coincidência, logo depois fui chamado para fazer o audiobook, gostei demais de fazer esse trabalho. E fui chamado para fazer o personagem que eu adoraria fazer quando li. Então, ser indicado para o Emmy para mim é uma coroação desse caminho todo que tenho com a obra do Edney Silvestre. Agora só falta ganhar”, disse Antônio Fagundes.
Alexandra Martins viveu a Irmã Sara na minissérie em uma participação especial e comemorou a indicação:
“A genial adaptação de Ricardo Linhares para esse impactante romance de Edney Silvestre culminou na minissérie Se eu Fechar os Olhos Agora lindamente dirigida por Manguinha. Um somatório de forças, garra, talento e maestria. Isso estende a toda equipe que fez desse projeto um sucesso. A indicação ao Emmy é a exaltação de tudo isso. Só tenho a agradecer imensamente ao Ricardo e Manguinha por me convidarem para fazer parte de tudo isso. Uma singela participação afetiva transbordando de orgulho e admiração.”
Reveja cenas marcantes de 'Se Eu Fechar Os Olhos Agora':
Eduardo e Paulo encontram Anita morta
Eduardo e Paulo questionam a relação entre Ubiratan e Anita
Ubiratan descobre que Maria Rosa é a filha da mulher dele
Confira os bastidores da trama:
Antonio Fagundes conta como foi o trabalho com as crianças de Se Eu Fechar os Olhos Agora
Mariana Ximenes fala sobre sua personagem em 'Se Eu Fechar os Olhos Agora'
Ouça o Podcast em que Antonio Fagundes fala sobre a obra:
- Melhor Atriz:
Marjorie Estiano - Sob Pressão (2ª Temporada)
Dirigida por Andrucha Waddington, a obra relata como é a rotina dos médicos em um hospital público.
Marjorie comentou como a personagem e a série mudaram sua vida:
"Um olhar mais generoso, mais comprometido. Acho que o Sob Pressão me transformou muito como atriz, dentro do meu entendimento da ponte, do veículo que a dramaturgia pode ser", disse Marjorie.
Nas redes sociais, ela comemorou:
"Muito orgulho. Muito agradecida por essa indicação ao Emmy. O Sob Pressão é realmente um projeto muito especial, muito sensível e muito necessário. Eu vejo isso, eu ouço e eu sinto em mim, na equipe, no público. É uma luz muito forte, de largo alcance. Me sinto muito honrada em fazer parte dele e da equipe mais inacreditável do mundo. Honrada em ter a oportunidade de me servir de todos os inúmeros ensinamentos que ele proporciona. Eu agradeço sempre, e quando a gente percebe o olhar de pessoas de outra cultura, que tem outras questões, outra realidade, vem junto uma esperança, uma sensação de acolhimento, de pertencimento. A gente percebe que não está sozinho. Que estamos sendo vistos e ouvidos! A saúde é um tema muito importante no mundo todo e um espelho de cada país. O Brasil é lindo, com gente muito trabalhadora, bem-humorada, criativa, forte, perseverante. Acho que a nossa indicação fortalece ainda mais esse processo de apropriação das questões do nosso país. É mais um sopro a empurrar o barco pra frente. Parabéns! Parabéns! Parabéns! Parabéns aos profissionais da saúde! #equipãodossonhos #luvadeprocedimento", compartilhou Marjorie.
Reveja cenas marcantes da personagem Carolina na 2ª temporada de 'Sob Pressão':
Carolina e Evandro se casam e saem do cartório direto para um atendimento de emergência
Evandro encontra Carolina no ônibus capotado
Evandro insiste que Carolina saia do ônibus e deixe assaltante ferido
Assista aos bastidores de 'Sob Pressão':
Marjorie Estiano conta detalhes sobre sua personagem na série 'Sob Pressão'
Pelo Canal Futura, A Primeira Pedra foi indicada na categoria Documentário. A obra, dirigida por Vladimir Seixas investiga a onda de linchamentos no Brasil e mostra como essa violência, praticada muitas vezes por pessoas que se consideram "cidadãos de bem", tornou-se cotidiana. Disputa com produções da Holanda, Reino Unido e Qatar.
Indicações do Emmy Internacional 2019
Ao todo são 44 indicados em 11 categorias e há representantes de 21 países. Além do Brasil, os trabalhos são da Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Colômbia, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Índia, Israel, Holanda, Portugal, Catar, Cingapura, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.
Reconhecimento internacional
A Globo já acumula 17 prêmios Emmy. O mais recente foi para a temporada Viva a Diferença, de Malhação, que ganhou o prêmio na categoria Séries. Pela primeira vez ambientada em São Paulo, a temporada, concebida por Cao Hamburger e dirigida por Paulo Silvestrini, celebrou a diversidade.
O primeiro Emmy Internacional foi o de Personalidade Mundial da Televisão, recebido por Roberto Marinho, em 1976, prêmio que receberia novamente em 1983. Seu filho, Roberto Irineu Marinho recebeu a estatueta em 2014, na mesma categoria.
Em 1981, a Globo ganhou com o musical A Arca de Noé e, em 1982, com Morte e Vida Severina. A Globo também foi premiada sete vezes na categoria Melhor Novela, com Caminho das Índias (2009), "Laços de Sangue", coprodução com a SIC, exibida em Portugal (2011), O Astro (2012), Lado a Lado (2013), Joia Rara (2014), Império (2015) e Verdades Secretas (2016).
Já A Mulher Invisível (2012) e Doce de Mãe (2015) venceram na categoria Melhor Comédia. Fernanda Montenegro recebeu o prêmio em 2013 como Melhor Atriz por seu papel em Doce de Mãe. O Jornalismo recebeu a estatueta em 2011, pela cobertura do Jornal Nacional sobre a invasão do Complexo do Alemão no Emmy Internacional de Jornalismo.