TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


"Primeira vez que senti medo de decepcionar foi na última Olimpíada", revela Rayssa Leal

"Primeira vez que senti medo de decepcionar foi na última Olimpíada", revela Rayssa Leal

O STU Pro Tour está de volta ao Rio de Janeiro para receber os principais skatistas do cenário nacional e internacional. A competição ocorre desta sexta-feira até domingo, na Praça Duó, na Barra da Tijuca. Medalhista de bronze nas Olímpiadas de Paris e campeã mundial em Roma, Rayssa Leal será uma das atrações na busca pelo tetracampeonato do torneio na modalidade street. No park, Augusto Akio, bronze nos Jogos de Paris, e Pedro Barros, medalhista de prata em Tóquio, aparecem na lista dos favoritos.

O sportv 3 e 4 transmitem as semifinais e finais no fim de semana. A final do skate street feminino também terá transmissão ao vivo dentro do Esporte Espetacular e no ge, com início marcado para as 10:45h.

- Espero que o público venha torcer bastante, torcer pelo verdadeiro skateboard, porque todo mundo aqui está dando o melhor de si, está se arriscando, tentando essas manobras mais difíceis. Eu torço muito para que todo mundo acerte e a gente tenha um verdadeiro show de skate – disse Augusto Akio.

Rayssa Leal no STU Open Rio — Foto: André Durão

Além da “Fadinha”, o street feminino vai contar com as presenças da australiana Chloe Covell, Funa Nakayama, medalhista de bronze em Tóquio, e Pâmela Rosa, bicampeã do STU Rio. Entre os homens, Giovanni Vianna, Carlos Ribeiro e Filipe Mota representam o Brasil.

Já no Park feminino, estrelas como Sky Brown, bronze nos Jogos de Tóquio e Paris, Arisa Trew, ouro em Paris, Sakura Yosozumi, primeiro lugar nas Olimpíadas de 2020, e Raicca Ventura, campeã mundial, estão confirmadas. Na categoria masculina, contando com 7 dos 8 finalistas das Olimpíadas na capital francesa, Keegan Palmer, bicampeão olímpico, Tom Schaar, prata em Paris, Tate Carrew (5º), Alex Sorgente (6º) e Luigi Cini (7º) se juntam aos brasileiros “Japinha” e Pedro.

- Eu acho que a gente tenta passar um pouco do que é o skate, não só o skate dentro das Olimpíadas, o skate como um esporte olímpico. De certa forma, a gente ganhou uma grande audiência no mundo com as Olimpíadas. As pessoas conheceram o skate, talvez, através dessa plataforma, mas o que essa plataforma passou não é o skate completo. Então, aqui (STU) a gente tenta trazer um pouco esse cenário e acaba que os próprios skatistas se sentem mais à vontade, se sentem mais em casa, porque é mais semelhante com o universo que a gente realmente permeia. Então, o nível por si só acaba sendo mais elevado e às vezes em um evento como esse você pode presenciar um nível de skate maior que nas Olimpíadas - contou Pedro Barros sobre o padrão das apresentações.

Formato das disputas:

Street:

Semifinais: Serão 12 skatistas se enfrentando em 3 baterias. Os atletas terão 3 voltas de 45 segundos e mais 15 segundos para a execução de uma “Best Trick” - manobra escolhida pelo skatista. Ao término, vale a melhor volta e a nota da manobra juntas. Os primeiros e segundos colocados de cada bateria avançam para a final.

Final: A única diferença com relação às semifinais é que se o skatista errar a realização da “Best Trick”, ele tem direito a uma segunda tentativa para acertar.

Park:

Semifinais: Os 12 skatistas classificados, divididos em 3 baterias, possuem 3 voltas de 45 segundos. A melhor volta será considerada e se qualificam para a grande decisão os primeiros e os segundos de cada bateria.

Final: O confronto na final será totalmente diferente. São 6 skatistas disputando duas sessões ordenadas de 25 minutos cada. Nas duas sessões, eles terão até 45 segundos por vez para realizar sua melhor volta, quantas vezes forem possíveis no tempo das exibições.

Veja onde assistir:

• As eliminatórias começam na sexta-feira (18/10) - youtube do STU, às 10h20
• Semifinal do street feminino: Sábado (19/10) - sportv 3, às 15h
• Semifinal do park masculino: Sábado (19/10) - sportv 4, às 16:55h
• Final do street feminino: Domingo (20/10) - TV Globo, às 10:45h
• Final do park feminino: Domingo (20/10) - sportv 3, às 15h
• Final do park masculino: Domingo (20/10) - sportv 3, às17h
• Final do street masculino: Domingo (20/10) - sportv 3, às 16h

Rayssa Leal é tricampeã do STU Open Rio

Rayssa Leal é tricampeã do STU Open Rio

Veja também

Mais do ge

Ano foi marcado por lesões e acidentes envolvendo atletas das mais diversas modalidades

Essa doeu: veja alguns dos momentos mais assustadores do esporte em 2024 - Programa: ge.globo

Brasileira foi campeã mundial, da SLS e medalhista olímpica na mesma temporada

Rayssa Leal tem ano mágico com sete notas acima de 9; veja manobras e vote na sua preferida - Programa: Globo Esporte SP

Jhancarlos Gonzales precisou ser hospitalizado após sofrer queda durante a SLS Super Crown; Chloe Covell, Liz Akama e Coco Yoshizawa também se machucaram na final feminina

Colombiano tem alta de hospital, e Rayssa alerta: "A gente não torce para alguém cair"

Jhancarlos González é submetido a nova bateria de exames para avaliar lesões. Imagens do tombo são fortes

Colombiano que sofreu queda na SLS passa noite em hospital de SP; quadro é estável

Campeã nas edições de 2022 e 2023, brasileira consegue virada na retal final e conquista título da atual temporada da SLS, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo

Rayssa Leal fatura R$ 600 mil: "Daqui a um aninho vou comprar meu carro" - Programa: Esporte Espetacular

Na disputa masculina, brasileiros Giovanni Vianna e Felipe Gustavo terminam no segundo e quinto lugares, respectivamente

SLS Super Crown 2024: Rayssa é tricampeã, e Nyjah Huston conquista o hepta

Americano dá show e aumenta vantagem como maior vencedor do evento. Colombiano Jhancarlos González sofre queda em manobra e é levado a hospital

SLS: Nyjah Huston supera Giovanni Vianna em São Paulo e é heptacampeão  - Programa: Esportes Radicais sportv

A competição feminina acontece desde 2015 e Rayssa Leal é a primeira atleta a conquistar três edições seguidas da Liga Mundial de Skate Street (SLS)

SLS: Rayssa Leal dá show, vence em SP e se torna primeira tricampeã  - Programa: Esporte Espetacular

Dona de duas medalhas olímpicas, skatista disputará a final do Super Crown, a grande final da Liga Mundial de Skate Street (SLS), em São Paulo, neste domingo, em busca do tricampeonato

Rayssa Leal vibra por ter apoio da torcida brasileira: "É bem diferente"