TIMES

Por Clara Casé e Nathalia Almeida — Rio de Janeiro


Rayssa Leal avança para as semifinais do STU Pro Tour do Rio de Janeiro

Rayssa Leal avança para as semifinais do STU Pro Tour do Rio de Janeiro

As disputas do STU Pro Tour do Rio de Janeiro começaram nessa sexta-feira em solo carioca. A medalhista olímpica e atual campeã mundial, Rayssa Leal, competiu nas classificatórias do Street feminino, e se garantiu nas semifinais do torneio. Além dela, no street feminino, Pâmela Rosa também avançou para as semifinais, que serão nesse sábado com transmissão ao vivo dos canais sportv.

Ainda no street, as brasileiras Marina Gabriela, Giovana Dias, Isabelly Ávila, Ariadne Souza e Maria Almeida também vão às semis. No park feminino, as brasileiras Raicca Ventura, Fernada Tonissi e Yndiara Asp seguem nas disputas de sábado. As disputas masculinas ainda serão definidas na tarde desta sexta.

Rayssa Leal avança para as semifinais do STU Pro Tour do Rio de Janeiro — Foto: Clara Casé

Rayssa abriu as disputas das baterias no street feminino. A maranhense levantou a Praça Duó na Barra da Tijuca ao competir ao lado da australiana Chloe Covell e da holandesa Keet Oldenbeauving. As três avançaram para as semifinais. A brasileira Kayna Abel era a quarta integrante da bateria, mas teve que abandonar a competição depois de sua primeira volta por conta de uma lesão no joelho.

A líder da bateria foi Chloe Covell com 91,29 pontos. A Rayssa teve uma volta de 88, 69 pontos. Ela caiu na manobra final de sua primeira volta, mas conseguiu garantir no resultado na segunda chance. A maranhense preocupou os torcedores da Duó ao sair a pista e colocar uma bolsa de gelo no tornozelo direito, mas logo em seguida estava andando normalmente sem complicações. Keet Oldenbeuving ficou com a terceira posição da bateria. As três melhores de cada bateria se classificam para as semifinais.

Rayssa Leal coloca bolsa de gelo no tornozelo e aguarda o resultado da bateria no STU Rio — Foto: Clara Casé

Raicca Ventura brilha no park femino

Nas disputas das classificatórias femininas do park, Raicca Ventura teve a melhor nota do dia. A atual campeã mundial da modalidade ficou com 80,17 pontos e avançou para a semifinal. A segunda maior nota da competição também foi de uma brasileira, a jovem revelação Fernanda Tonissi teve 79,02 pontos. Além delas, as medalhistas olímpicas Arissa Trew e Sky Brown foram as únicas a ultrapassar a marca dos 75 pontos. Arissa teve 78,12 e Sky ficou com 75,67.

Avançaram para as semifinais as três melhores de cada bateria, totalizando 12 atletas. Yndiara Asp, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio também segue viva nas disputas do STU Pro Tour do Rio de Janeiro.

Filipe Mota e Samuel Jimmy vão às semifinais do street masculino

As disputas masculinas tem um regulamento um pouco diferente do feminino. Nesta sexta-feira, os atletas disputam duas fases de classificatórias. No entanto, os melhores de cada uma das seis baterias da primeira fase avançam automaticamente para as semifinais. Esse foi o caso de Filipe Mota e Samuel Jimmy, únicos brasileiros a conseguirem o feito. Filipe venceu sua bateria com uma volta de 79,86 pontos, já Samuel ficou com a nota de 67,84 pontos. Além deles, os japonêses Ginwoo Onodera e Taiga Nagai, o norte-americano Jake Ilardi o colombiano Jhank Gonzalez, já estão garantidos nas disputas de sábado.

"Primeira vez que senti medo de decepcionar foi na última Olimpíada", revela Rayssa Leal

"Primeira vez que senti medo de decepcionar foi na última Olimpíada", revela Rayssa Leal

Giovanni Vianna vai às semis do street

O atual campeão do Super Crown da SLS, Giovanni Vianna, se classificou para as semifinais do skate park, com o melhor somatório da fase. O skatista de Santo André venceu a segunda bateria com 89.33, seguido por Ivan Monteiro, com 72.26, que também avançou.

Giovanni Vianna avança às semis na repescagem do Street no STU Pro Tour — Foto: Julio Detefon / STU

Gabryel Aguilar liderou a bateria inicial da repescagem com 82.80, e conseguiu a vaga na próxima fase junto a João Alves, com 75.05. No último grupo, o argentino Matias Dell Olio teve o melhor resultado, com 80.76 pontos e conquistou a classificação para as semis, junto ao paulistano Wacson Mass, que anotou 74.22.

De camisa do Vasco, Keegan Palmer recebe a melhor nota da repescagem

A competição de skate park foi paralisada por mais de uma hora devido à chuva forte que caía na Barra da Tijuca. Mais tarde, Luiz Francisco abriu primeira bateria da repescagem com um 79.33, enquanto o bicampeão olímpico Keegan Palmer acertou um 85.77 de primeira. Depois, o brasileiro conseguiu melhorar sua nota para 83.33 e avançou às semis ao lado do australiano, que resolveu competir com a camisa do Vasco da Gama.

Keegan Palmer, bicampeão Olímpico competindo de camisa do Vasco — Foto: Nathalia Almeida

Augusto Akio, o Japinha, veio na segunda bateria e acertou um 72.67 na terceira volta, que lhe garantiu o segundo lugar, atrás apenas do espanhol Danny Leon, que liderou com 80.33. Na última bateria, Pedro Barros abriu com a nota 71.40, assumindo a primeira posição, enquanto o outro brasileiro, Murilo Peres, acabou caindo e levando um 26.33. Collin Graham fez sua segunda volta, mas a chuva voltou e interrompeu novamente a disputa, que foi adiada para este sábado (19), antes das semifinais.

Veja também

Mais do ge

Ano foi marcado por lesões e acidentes envolvendo atletas das mais diversas modalidades

Essa doeu: veja alguns dos momentos mais assustadores do esporte em 2024 - Programa: ge.globo

Brasileira foi campeã mundial, da SLS e medalhista olímpica na mesma temporada

Rayssa Leal tem ano mágico com sete notas acima de 9; veja manobras e vote na sua preferida - Programa: Globo Esporte SP

Jhancarlos Gonzales precisou ser hospitalizado após sofrer queda durante a SLS Super Crown; Chloe Covell, Liz Akama e Coco Yoshizawa também se machucaram na final feminina

Colombiano tem alta de hospital, e Rayssa alerta: "A gente não torce para alguém cair"

Jhancarlos González é submetido a nova bateria de exames para avaliar lesões. Imagens do tombo são fortes

Colombiano que sofreu queda na SLS passa noite em hospital de SP; quadro é estável

Campeã nas edições de 2022 e 2023, brasileira consegue virada na retal final e conquista título da atual temporada da SLS, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo

Rayssa Leal fatura R$ 600 mil: "Daqui a um aninho vou comprar meu carro" - Programa: Esporte Espetacular

Na disputa masculina, brasileiros Giovanni Vianna e Felipe Gustavo terminam no segundo e quinto lugares, respectivamente

SLS Super Crown 2024: Rayssa é tricampeã, e Nyjah Huston conquista o hepta

Americano dá show e aumenta vantagem como maior vencedor do evento. Colombiano Jhancarlos González sofre queda em manobra e é levado a hospital

SLS: Nyjah Huston supera Giovanni Vianna em São Paulo e é heptacampeão  - Programa: Esportes Radicais sportv

A competição feminina acontece desde 2015 e Rayssa Leal é a primeira atleta a conquistar três edições seguidas da Liga Mundial de Skate Street (SLS)

SLS: Rayssa Leal dá show, vence em SP e se torna primeira tricampeã  - Programa: Esporte Espetacular

Dona de duas medalhas olímpicas, skatista disputará a final do Super Crown, a grande final da Liga Mundial de Skate Street (SLS), em São Paulo, neste domingo, em busca do tricampeonato

Rayssa Leal vibra por ter apoio da torcida brasileira: "É bem diferente"