Prevista para começar em maio, a Série B1, segunda divisão do Campeonato Carioca, vai ter início neste fim de semana. Em um ano atípico, o calendário foi mexido e os clubes precisaram buscar alternativas pra ter o mínimo possível de reflexos em suas finanças.
Em um campeonato, onde a dificuldade para conseguir recursos e manter um bom nível é normal para a maioria dos times, o momento é ainda mais preocupante. Mas, como não poderia deixar de ser, o futebol raiz reserva histórias que só poderiam ser criadas pelos melhores escritores.
Você sabia que Di María vai jogar a Segundona do Rio de Janeiro? E mais, tem diretor do PSG, da França, de olho no campeonato, e não é por causa do craque argentino. A Série B1 tem mais curiosidades.
Coraçãozinho na Série B1?
A comemoração com coraçãozinho, marca do argentino Ángel Di María, até que pode se repetir na Segundona Carioca. Isso vai depender de um jogador que leva a aparência e o nome do jogador na estreia pelo Serrano, de Petrópolis. Estamos falando de Jeferson Carvalho da Silva, de 21, mais conhecido como Di María.
- Me deram o apelido quando estava na base do Americano (de Campos). Foi passando e pegou. Falavam que eu parecia com ele. Ser comparado com algum craque, algumas pessoas acham que temos que jogar igual eles e não é assim. Acho legal ser chamado assim, mas não me prendo a isso - disse o atacante, que já até marcou com a camisa do Leão da Serra, em amistoso contra o Bangu, no fim de agosto.
E pra você, torcedor? Parece?
Técnico irmão de Leonardo, do PSG
A Série B1 do Carioca reserva ainda outra ligação com o PSG. O responsável por isto é o treinador do Nova Cidade, Vianna Junior. Ele é irmão do ex-jogador do Flamengo e Seleção Brasileira e diretor do clube da França, Leonardo.
Vianna Júnior teve uma carreira curta como jogador. Profissional por apenas seis anos, teve passagens pelo São Paulo e pelo Alverca de Portugal. Mas, com o passar do tempo, sua prioridade passou a ser a carreira de engenheiro de produção industrial, na qual se formou pela PUC-RJ.
Dupla equatoriana do Serra Macaense
O Serra Macaense recorreu ao futebol equatoriano pra reforçar seu elenco. O clube contratou o volante Ariel Perea, de 23 anos, e o atacante Cuero, de 21, do Club Deportivo Santiago de Píllaro. Os atletas chegaram ao Brasil no início do mês e passaram por todos os protocolos de saúde.
No entanto, os jogadores apenas poderão ser registrados a partir de 13 de outubro, quando é aberta a janela de transferências para o futebol brasileiro.
- Estou muito contente em estar aqui no Brasil, um país muito grande, muito bonito. É um clube que revela novos talentos e sonho fazer parte disso, dar minha vida para crescer aqui. Agora é trabalhar bastante e fazer o que sei fazer que é jogar futebol - disse Cuero.
O Serra Macaense é o atual dono do passe do atacante Matheus Babi, artilheiro do Botafogo no Brasileirão. O jogador tinha sido emprestado pelo Serra ao Macaé para o Campeonato Carioca, sendo um dos destaques do time.
Rodagem e experiência
Como já aconteceu com Romário, Zinho, Edmundo e tantos outros jogadores que decidiram contribuir com a experiência pelos campos da Segundona do Rio, a Série B1 também tem seus destaques nesta temporada. Três jogadores com passagem pela elite do futebol nacional vão jogar a competição.
Campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009, o volante Willians é a atração do Goytacaz para buscar o acesso. Aos 34 anos e com passagens também por Internacional, Corinthians, Cruzeiro e Goiás, ele chega com pompa e com estigma de "pitbull".
"Estou muito feliz. É um desafio para mim"
Ex-flamengo é a aposta do Goytacaz para o acesso
O Sampaio Corrêa também tem o reforço de um jogador bastante experiente na busca por uma vaga na elite: Alexandro, atacante que tem no currículo passagens por Botafogo, Ponte Preta e Bahia. Aos 33 anos, Alexandro jogou o Campeonato Carioca pelo Macaé.
Já o Olaria apostou na experiência para a zaga e acertou o retorno do zagueiro Antonio Carlos. O clube foi o primeiro da carreira de Antonio Carlos, que depois despontou para o futebol no Fluminense, onde foi campeão Carioca em 2005. Ele voltou a conquistar o título da elite pelo Botafogo em 2010 e 2013
"O pênalti é tão importante, que"...
Quem gosta de futebol sabe como termina a famosa frase atribuída ao "Filósofo do Futebol", Neném Prancha. Mas, no Sampaio Corrêa, de Saquarema, ela deixou de ser apenas uma força de expressão. Se tiver pênalti, o presidente pode bater, sim, pois ele vai estar no campo. Ou não, vai depender da coragem do treinador Luciano Quadros.
Estamos falando do atleta e presidente, Rômulo. O atacante divide a rotina entre os treinos no CT do Galinho e o escritório onde toma as decisões sobre o futuro do clube.
Fato curioso sobre essa particularidade: em 2015, Rômulo decidiu renovar o próprio contrato com o Sampaio e, simplesmente, autorizou o seu empréstimo ao Rubro, clube da cidade de Araruama e que disputava a Série C do Carioca.
A primeira rodada da Taça Santos Dumont, primeiro turno da Série B1, acontece neste fim de semana. Confira abaixo os jogos:
- Audax x Gonçalense - Estádio do Trabalhador - sábado, 15h
- Serra Macaense x Serrano - Estádio Ubirajara Reis - sábado, 15h
- Sampaio Corrêa x Artsul - Estádio Lourival Gomes - sábado, 15h
- Campos x Angra dos Reis - Estádio Antonio Ferreira de Medeiros - sábado, 15h
- Bonsucesso x Nova Iguaçu - Giulite Coutinho - sábado, 15h
- Olaria x Maricá - Moça Bonita - domingo, 10h
- Goytacaz x São Gonçalo - Estádio Antonio Ferreira de Medeiros - domingo, 15h
O Nova Cidade vai folgar nesta rodada. Já o Duque de Caxias deverá ser considerado vencedor por W.O. no jogo contra o Rio São Paulo, que aconteceria também neste sábado. O alvinegro foi suspenso do campeonato pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), por conta de dívidas com taxas.
Veja também