A seleção da Copa da Ásia teve um brasileiro no trio de zaga. Não, o Brasil não mudou de continente nem se filiou à outra confederação. O zagueiro ex-Coritiba Lucas Mendes, de 33 anos, atuou pela seleção do Catar e foi um dos destaques da equipe bicampeã do torneio. Ele agora vê o país pronto para uma Copa do Mundo. E desta vez, não como anfitrião.
Lucas Mendes apresentam o Catar para o GE
– O Catar vem evoluindo ano a ano. Antes de começar o campeonato, muitos não colocavam o Catar como favorito, se falava muito em Japão, Irã, Austrália. Então, acho que conquistando o segundo título consecutivo da Copa da Ásia, vamos começar a ser vistos com outros olhos. O ranking da Fifa, com um salto bom que demos, também mostra isso, a força que o Catar vem construindo, e acredito que temos um futuro brilhante pela frente – afirmou o brasileiro.
Lucas vive no Catar desde 2014 e estreou pela seleção em novembro do ano passado. Ele é o primeiro brasileiro campeão do torneio desde o ex-lateral Alex, que conquistou a Copa da Ásia pelo Japão, em 2004.
– Fico feliz de ter jogado bem e contribuído com a equipe nas classificações e consequentemente, na conquista da Copa da Ásia, sendo a segunda vez consecutiva do país, o que não é nada fácil. É um trabalho de todo grupo, não apenas meu, ou da parte defensiva, mas o grupo todo está de parabéns. Se não me engano sou o terceiro brasileiro (a ser campeão do torneio) – disse o ex-Coritiba.
Titular da conquista, Lucas agora tem nove partidas pela seleção do Catar, que venceu seus dois jogos nas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo até agora.
Mendes iniciou a carreira no Coritiba como lateral-esquerdo. Estreou no profissional em 2008, quando foi campeão paranaense, assim como em 2010, 2011 e 2012. Além disso, venceu a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010 e vice-campeão da Copa do Brasil em 2011 e 2012.
Em 2012, o lateral foi contratado pelo Olympique de Marselha, onde atuou por dois anos e mudou de posição. Ele começou a jogar como zagueiro, até seguir para o Catar. No país asiático, o brasileiro jogou por quatro clubes diferentes e está desde 2019 no Al-Wakrah.
Veja também