Veja gols e assistências de Matheus Cunha pelo Wolverhampton na temporada
Brasileiro com maior destaque na Premier League atualmente, Matheus Cunha acredita viver o ápice da carreira. Não sabe dizer se é "o melhor momento", mas garante que sua versão atual, de 25 anos, é a mais completa desde a estreia no futebol profissional. O paraibano do Wolverhampton se sente muito à vontade na função que vem executando, a de um 10 móvel, como faziam os antigos pontas-de-lança.
Atleta que mais jogou pelo Wolves na temporada (18 jogos), soma três assistências e nove gols (veja todos no vídeo que abre a matéria). Na de 2023/2024, marcou 14 e deu oito passes para os companheiros marcarem. Com pelo menos 21 partidas da Premier League e uma da Copa da Inglaterra pela frente, recordes devem ser quebrados uma vez mais.
- Vejo tudo como momentos de aprendizado e evolução. Tudo que construí até aqui na carreira me ajudou a viver esse momento. Tive grandes momentos em Leipzig, Hertha e no Atlético de Madrid também. Mas acredito que, pela constância, esse seja um dos principais momentos da carreira, sim. Me sinto mais completo. Trabalho diariamente para manter esse bom momento que estou vivendo. O ambiente, a função, a confiança. Tudo isso influencia nesse bom momento - afirmou o camisa 10 do Wolves, em entrevista ao ge.
Movimentação longe do gol traz resultados (veja mapa do Sofascore)
Em entrevista recente à Espn, Cunha disse que o fato de estar atuando como um 10 flutuante, com constante movimentação, foi crucial para crescer na Inglaterra. Questionado pela reportagem do ge se essa não seria a função ideal a ser feita na Seleção para conseguir a afirmação com a Amarelinha, evitou revelar preferências. No entanto não escondeu a felicidade de ver uma posição que estava em desuso voltar a ter evidência no futebol mundial.
- Quando se trata de Seleção, não podemos escolher onde jogar. Estar entre os melhores do país já é sinônimo de alegria e gratidão. Já joguei em outras posições dentro do ataque, seja como centroavante ou segundo atacante, mas sempre tive facilidade e tive encaixe melhor fazendo a função que faço hoje. Até por ter liberdade para concluir as jogadas ou cair pelos lados do campo, é uma posição que acaba sendo uma junção de todas as outras do ataque.
- Uma posição que por muito tempo ficou esquecida, mas agora estamos vendo as duplas de ataque voltarem. Feliz em conseguir jogar em uma função que está sendo trazida de volta à tona.
Se considerarmos o ano como um todo - de janeiro a dezembro - e ignorarmos o calendário europeu, Matheus Cunha tem impressionantes 17 gols e 11 assistências pelo Woilves em 2024.
Mexer-se o tempo todo especialmente longe do gol adversário, como o 10 móvel que se autodefine, tem permitido a Matheus Cunha enxergar melhor os companheiros e conseguir espaço para os arremates de longa distância. Todas as três assistências, para Larsen, Sarabia e João Gomes aconteceram em passes dados fora da área. A mais bonita se deu com um toque de trivela para o sueco, no empate por 2 a 2 com o Crystal Palace.
De fora da área, inclusive, Cunha marcou três golaços, todos bem diferentes. Contra o Aston Villa (1x3) recuperou bola e, com um chute rasteiro, marcou no canto direito de Dibu Martínez. Nos 2 a 0 sobre o Southampton, primeiro retomou a posse no campo de defesa e a carregou até o momento da assistência perfeita. Depois, na etapa final, venceu Ramsdale com um lindo chute cruzado. Para completar, na goleada por 4 a 1 sobre o Fulham, recebeu de João Gomes e deu uma concha na bola que deixou o goleiro alemão Leno sem ter o que fazer.
Luta contra a degola acima de tudo e primeiros contatos com Vítor Pereira
A imprensa inglesa noticiou nas últimas semanas que Arsenal e Manchester United são dois gigantes ingleses interessados no futebol de Matheus Cunha. O atleta deixa o assunto em segundo plano momento e garante que seu objetivo é tirar o Wolverhampton da parte de baixo da tabela - no último domingo.
- Meu pensamento hoje está única e exclusivamente no Wolverhampton e em ajudar o clube a alcançar seus objetivos. A temporada está chegando ainda em sua metade, temos muitos jogos para fazer, seria injusto eu entrar em campo pensando nessas especulações. Sendo bem sincero, não penso nisso no momento. Os torcedores são fantásticos, o clima no estádio é incrível, sinto-me na obrigação de retribuir todo o carinho que eles sentem por mim.
Além de Cunha, João Gomes e André, outra figura conhecida dos brasileiros juntou-se ao Wolves. Contratado na semana passada, Vítor Pereira estreou com vitória fora de casa, por 3 a 0 sobre o Leicester, no último domingo. Segundo o camisa 10 do Wolverhampton, os primeiros contatos com o português ex-Corinthians e Flamengo foram muito positivos e trouxeram confiança na luta contra a degola.
- Foi muito bom. A estreia com vitória contra um rival direto nessa disputa para fugir da zona do rebaixamento ajuda muito para que possamos ter um entendimento rápido das ideias. O professor Vítor tem uma importante bagagem, treinou times de relevância mundial e vai agregar bastante. Estamos confiantes que sairemos desse momento ruim e colocaremos o Wolves numa posição onde ele merece estar.
Veja quando e como Matheus Cunha marcou ou deu assistências na temporada 2024/2025
- 25/08/2024 - Wolves 2x6 Chelsea - pé direito (dentro da área)
- 21/09/2024 - Aston Villa 3x1 Wolves - pé direito (fora da área)
- 05/10/2024 - Brentford 5x3 Wolvers - pé direito (dentro da área)
- 26/10/2024 - Brighton 2x2 Wolves - pé direito (dentro da área)
- 02/11/2024 - Wolves 2x2 Crystal Palace - assistência para Larsen
- 09/11/2024 - Wolves 2x0 Southampton - pé direito (fora da área)/assistência para Sarabia
- 23/11/2024 - Fulham 1x4 Wolves - pé direito 2x (cavadinha na pequena área e chute de fora da área)/assistência para João Gomes
- 14/12/2024 - Wolves 1x2 Ipswich Town - pé esquerdo (dentro da área)
- 22/12/2024 - Leicester 0x3 Wolves - pé direito (dentro da área)
Veja também