TIMES

Por Redação do ge — Bhubaneswar, Índia


Há quase 10 anos no Catar, Lucas Mendes agora veste a camisa do país. O zagueiro brasileiro completou seu processo de naturalização e estreou pela seleção do país sede da última Copa do Mundo. Ele foi titular na terça-feira, na vitória fora de casa contra a Índia por 3 a 0, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Ásia. O zagueiro, revelado pelo Coritiba, atua no Al-Wakrah SC desde 2018.

Lucas Mendes apresenta o Catar para o GE

Lucas Mendes apresenta o Catar para o GE

Desde 2014 jogando no país, o jogador de 33 anos esperava pela naturalização, que dependia da aprovação do governo. Mendes comentou que já tinha expectativa de representar a seleção e que era um momento muito aguardado por ele.

- A estreia com a Seleção do Qatar foi um momento especial, estava com aquele frio na barriga, nervosismo antes do jogo, mas já ali no aquecimento já passou tudo, já me senti mais tranquilo. Tudo em campo já é mais fácil. Mas foi um dia muito especial, muito feliz. Era um momento que eu e minha família desejávamos bastante - contou Mendes

Lucas Mendes, zagueiro ex-Coritiba, estreia na seleção do Catar — Foto: Reprodução/QFA

Lucas Mendes iniciou a carreira no Coritiba como lateral-esquerdo. Estreou no profissional em 2008, quando foi campeão paranaense, assim como em 2010, 2011 e 2012. Além disso, venceu a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010 e vice-campeão da Copa do Brasil em 2011 e 2012.

Em 2012, o lateral foi contratado pelo Olympique de Marselha , onde atuou por dois anos e mudou de posição. Ele começou a jogar como zagueiro, até seguir para o Catar.

Lucas Mendes, zagueiro ex-Coritiba, estreia na seleção do Catar — Foto: Reprodução/QFA

Mendes acredita que desde a Copa do Mundo o nível do futebol no país melhorou e que os times tiveram bons reforços. Além disso, o jogador admitiu que mesmo estando no início das Eliminatórias da Copa, há chances do Catar competir em 2026.

- A nossa equipe tem chance de conseguir uma vaga para a Copa do Mundo, sim. Está apenas no começo das Eliminatórias, mas já conseguimos duas boas vitórias aí nessa Data FIFA, agora é seguir assim. O caminho é longo, jogos muito difíceis, mas espero que a gente consiga estar na Copa de 2026 - afirmou.

O Catar venceu seus dois jogos pelas eliminatórias asiáticas e lidera o Grupo A, com seis pontos.

Veja também

Mais do ge