20/10/2015 12h41 - Atualizado em 20/10/2015 12h42

Falta de luz atinge cerca de 37 mil clientes no Rio Grande do Sul

São moradores das regiões Central, Sul, Metropolitana e nas ilhas.
Ventania nesta terça (20) antecede chuva e elevou número de afetados.

Do G1 RS

Casas na região das ilhas de Porto Alegre ficaram inundadas (Foto: Maia Rubim/PMPA)Luz foi desligada na região das ilhas por causa
dos alagamentos (Foto: Maia Rubim/PMPA)

Quase uma semana após o forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul e com uma nova previsão de chuva e vento forte, cerca de 37 mil clientes estão sem luz. Duas companhias de energia elétrica que abastecem o estado contabilizam clientes sem o serviço. São moradores das regiões Central, Sul, Metropolitana e nas ilhas de Porto Alegre.

Segundo a companhia de energia elétrica AES Sul, responsável pela distribuição para 118 cidades gaúchas, rajadas fortes atingiram diversos municípios de abrangência da empresa. Na noite de segunda (19), havia 18 mil clientes em atendimento. O número aumentou nesta terça (20).

As cidades mais afetadas são Santa Maria, Cachoeira do Sul, São Gabriel, São Sepé, Jaguari, São Francisco de Assis, Alegrete e Canoas. Segundo a AES Sul, os atendimentos prosseguem, mas ainda não é possível informar quando tudo estará normalizado.

Já na área da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), ao menos 2,8 mil clientes estão sem o serviço. A luz foi desligada por medida de segurança na região das ilhas de Porto Alegree também no Laranjal, em Pelotas, no Sul do estado, por causa dos alagamentos e do alto volume de água. Não há previsão para a solução do problema.

A Rio Grande Energia (RGE) não informou sobre problemas em sua área de concessão.

Inmet faz alerta para chuva
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de ocorrência de mais chuva no Rio Grande do Sul a partir desta terça (20). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu aviso.

Eexiste o risco de alagamentos, queda de granizo e de galhos de árvores e descargas elétricas nos próximos dias. As regiões com maior possibilidade de serem atingidas são: Sudoeste, Sudeste, Metropolitana, Centro Oriental e Ocidental do Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil lembra que a entrega de ajuda humanitária continua sendo realizada, tanto pelas equipes de trabalho como da população. Donativos como alimentos, água, materiais de higiene e de limpeza, colchões e cobertores, podem ser entregues na Central de Doações, em Porto Alegre, ou nas Coordenadorias Regionais e Municipais de Defesa Civil. Confira, aqui, onde doar.

 

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de