19/10/2015 06h44 - Atualizado em 19/10/2015 07h13

Previsão indica volta da chuva a
partir desta segunda-feira ao RS

Maior parte do estado ainda amanhece com sol entre nuvens.
Instabilidade aumenta no interior e deve chegar à capital durante a noite.

Do G1 RS

Depois de um fim de semana de tempo seco e com sol em todo o Rio Grande do Sul, os meteorologistas alertam para um novo período de instabilidade no estado. Já nesta segunda-feira (19), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a chuva começa a atingir o Oeste, a Campanha e o Sul, com possibilidade de granizo em áreas isoladas.

A maior parte do estado, no entanto, ainda terá boa parte do dia com céu parcialmente nublado antes da chegada da chuva, que deve ocorrer até a noite.

Antes disso, o tempo fica abafado, com temperaturas que podem até passar dos 30°C. O Inmet prevê até 34°C para algumas regiões. Na capital, a máxima deverá ficar em torno de 26°C.

Na terça-feira (20) a instabilidade deverá permanecer, inclusive com temporais em áreas da Campanha e do Sul do estado. Somente na quinta-feira (22) a situação do tempo volta a melhorar, indicam os meteorologistas.

Alagamento Guarujá Porto Alegre (Foto: Cezar Freitas/RBS TV)Guaíba subiu, e diversas ruas alagaram em porto Alegre (Foto: Cezar Freitas/RBS TV)

Prefeitura de Porto Alegre decreta emergência

A exemplo de diversos municípios do interior, a Prefeitura de Porto Alegre decretou situação de emergência no domingo (18). Segundo o prefeito José Fortunati, a medida foi tomada após os estrafos do último temporal, e também pela previsão de um novo período de chuva na capital.

Comportas seguem fechadas em Porto Alegre, mas sacos de areia que formavam barricadas foram retirados (Foto: Reprodução/RBS TV)Comportas seguem fechadas em Porto Alegre,
mas sacos de areia que formavam barricadas
foram retirados (Foto: Reprodução/RBS TV)

O governo federal já havia homologado situação de emergência a 26 cidades gaúchas, ainda após o primeiro forte temporal que atingiu o estado, em setembro.

O último balanço da Defesa Civil Estadual, divulgado no domingo (18), mostra que 100 municípios foram atingidos e quase 35 mil residências foram prejudicadas pelos temporais. O número de famílias desalojadas chega a 5.413, e pelo menos 1.723 estão desabrigadas (ou seja, necessitam de abrigo provido pelo governo).

De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, há 550 pessoas desabrigadas, todas da região das ilhas. Dessas, metade está no Ginásio Tesourinha, na capital.

 

 

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de