Em meio à greve dos servidores técnico-administrativos das universidades federais, estudantes de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tiveram aula sentados no chão do corredor na noite de terça-feira (18). O incidente ocorreu no prédio do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), no campus Centro, em Porto Alegre.
De acordo com o professor Bruno Miragem, o professor que ocupava o salão nobre do prédio antes dele saiu e esqueceu de entregar a chave. Uma chave reserva fica disponível na secretaria, mas o local estava fechado.
“Em vez de cancelar a aula, resolvemos fazer a aula no corredor”, disse o professor, ressaltando que a decisão foi tomada em acordo com os alunos para que eles não fossem prejudicados antes de uma prova da disciplina de Direito das Obrigações.
A assessoria de imprensa da UFRGS confirmou que a secretaria do ICBS está funcionando com expediente reduzido, até as 18h, em função da greve dos servidores, mas ressaltou que foi um episódio pontual.
Os técnico-administrativos da UFRGS, UFCSPA, FURG, UFPel, UFSM e Unipampa e do IFRS estão paralisados desde 28 de maio. Além de reivindicar melhores salários, eles protestam contra o corte de gastos do governo federal na área da educação.
Nesta quarta-feira (17), cerca de 300 pessoas participaram de uma marcha da categoria no centro de Porto Alegre. O protesto bloqueou o Túnel da Conceição por alguns minutos e causou congestionamentos na região central da capital. Por volta das 16h, os manifestantes se concentravam no Largo Glênio Peres.