Servidores de universidades federais do Rio Grande do Sul que estavam em greve retomaram as atividades nesta segunda-feira (27), depois de mais de 70 dias de paralisação. A categoria aceitou a proposta de reajuste de 15,8% do governo. Em contato com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o G1 conseguiu confirmar a volta ao trabalho dos servidores dos campus de Porto Alegre e Bento Gonçalves.
Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), IFRS campus Porto Alegre e Bento Gonçalves e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), voltaram ao trabalho pela manhã. A UFRGS também já retomou o calendário acadêmico, com a volta às aulas nesta segunda. Os professores das outras instituições ainda não definiram o retorno.
Na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), os servidores federais voltam ao trabalho à tarde. As aulas ainda não recomeçaram. Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), os servidores devem retomar as atividades na terça-feira (28). A volta as aulas também não tem data confirmada.