(Foto: Reprodução TV Tapajós)
A Prefeitura Municipal de Santarém, o 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC) e o Departamento de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) vão realizar uma força-tarefa em Santarém, oeste do Pará, para combater o mosquito Aedes aegpyti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta quinta-feira (7) foi realizada uma reunião para definir as ações.
As atividades da força-tarefa iniciam ainda em janeiro. O prefeito de Santarém, Alexandre Von, participou da reunião e informou que segundo dados da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) do município em 2015 foram registrados 34 casos de pessoas com dengue.
De 18 a 20 de janeiro, técnicos da Sespa irão ministrar uma palestra de atualização aos profissionais de saúde do município que atuam na prevenção e controle de doenças. Depois, nos dias 19 e 20 deste mês, os soldados do BEC receberão treinamento sobre a forma de abordagem domiciliar do Programa de Controle ao combate de vetores e às endemias.
Depois do processo de capacitação, os militares irão acompanhar agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias nas visitas domiciliares. Nessa atuação, os moradores serão orientados sobre como prevenir e combater o mosquito transmissor.
Nessa ação também será aplicado inseticida nas casas, e larvicida em focos onde o mosquito esteja se desenvolvendo, além do fumacê em bairros com maior índice de infestação predial.
Nos bairros apontados em boletins epidemiológicos como de maior infestação pelo mosquito haverá equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) para retirada de lixo das casas.