A família da pequena Jheniele Abraçado, de 9 anos, iniciou uma campanha entre os amigos em Macapá para conseguir doações de casacos, agasalhos e cobertores para a menina em São Paulo, onde os termômetros marcam média de 15 graus celsius. A criança está com suspeita de leucemia e vai para outro estado em busca do diagnóstico e tratamento.
“A doutora disse que eu tenho que ter muita roupa de frio porque está muito frio para lá, e a gente não está preparado para isso, porque no Amapá você sabe que é quente, né? E a gente não tem o costume. Dificultou tudo, porque no momento não temos condições e nem temos roupas de frio”, disse a pescadora Helen Cristina dos Anjos, de 28 anos, mãe de Jheniele.
A família é da Ilha de Viçosa, localizada no município de Chaves, no Pará, e a criança começou a morar na capital amapaense com a avó em fevereiro de 2016, para estudar. Ainda nas primeiras semanas no Amapá, a mãe contou que Jheniele começou a sentir constantes dores de cabeça, fraqueza, falta de ar, falta de apetite, febre e depois chegou a desmaiar, vomitar e ficar pálida.
(Foto: Helen dos Anjos/Arquivo Pessoal)
Entre idas e vindas ao Pronto Atendimento Infantil (PAI) em Macapá e postos de saúde, e realização de exames, Jheniele conseguiu internação em junho. O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) foi quem solicitou novo hemograma da paciente em São Paulo.
A família conseguiu o benefício do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), do governo estadual, para custear as passagens e estadia na cidade paulista.
“No dia 14 [de junho], ela [Jheniele] fez outro hemograma e a doutora me disse que o problema era muito grave e que não tinha como tratar aqui no Amapá. Pediu que eu levasse a Jheniele para São Paulo o mais rápido possível, porque suspeita que ela está com leucemia. Lá, o médico vai avaliar os exames para saber”, falou Helen.
A viagem para Guarulhos deve acontecer na madrugada de segunda-feira (20). A família pede roupas e cobertores para a criança e a mãe enfrentarem o frio (tamanhos M de criança e adulto), além de doações em dinheiro e malas. Os contatos dos familiares são (96) 99168-7544 e 99192-8832.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.