Ir para o conteúdo principal
Notícia26 de junho de 2024Direção-Geral da Comunicação2 min de leitura

Comissão avalia os progressos realizados pelos países no sentido da adoção do euro

Symbolic - Euro coins

 

A Comissão apresentou os progressos realizados pela Bulgária, pela Chéquia, pela Hungria, pela Polónia, pela Roménia, e pela Suécia com vista à adoção do euro. O euro é a moeda oficial de 20 países da UE que constituem conjuntamente a área do euro. Todos os países da UE, com exceção da Dinamarca, se comprometeram juridicamente a aderir à área do euro. Os 6 países supramencionados estão atualmente a envidar esforços nesse sentido.

A avaliação da Comissão baseia-se em critérios específicos, incluindo a estabilidade dos preços, a solidez das finanças públicas, a estabilidade das taxas de câmbio e a convergência das taxas de juro a longo prazo. Mostra os progressos realizados nesses 6 países. No entanto, nenhum deles cumpre atualmente todos os critérios de adesão à área do euro.

O Relatório de Convergência de 2024 descreve os critérios que cada país cumpriu até à data:

  • Estabilidade dos preços: critério cumprido pela Suécia
  • Finanças públicas: critério cumprido pela Bulgária e pela Suécia, que se espera que a Chéquia venha também a cumprir.
  • Taxas de juro de longo prazo: critério cumprido pela Bulgária, pela Chéquia e pela Suécia
  • Taxa de câmbio: critério cumprido pela Bulgária

Estes relatórios intercalares são publicados de dois em dois anos, ou na sequência de um pedido específico de um país da UE para avaliar a sua capacidade para aderir à área do euro. Nessa base, o Conselho da UE decide se um país preenche as condições para adotar o euro. O último país a aderir à área do euro foi a Croácia, em 2023.

O euro é a segunda moeda mais utilizada a nível mundial, com quase 350 milhões de pessoas a utilizá-la diariamente. De acordo com um inquérito recente, a maioria dos cidadãos dos Estados-Membros não pertencentes à área do euro considera que a introdução do euro teria consequências positivas para o seu país e a título pessoal. Globalmente, 58 % dos inquiridos manifestaram-se a favor da introdução do euro no seu país. 

Mais informações

Comunicado de imprensa: Relatório de convergência analisa os progressos realizados pelos Estados-Membros no sentido da adesão à área do euro

O que é a área do euro?

Vantagens, historial e mais sobre o euro

União Económica e Monetária

Resultados dos inquéritos Eurobarómetro

Relatórios de convergência

Informação detalhada

Data de publicação
26 de junho de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação