Rio de Janeiro
Por

Agentes de segurança do Rio receberam nesse fim de ano um vale natalino de R$ 500 para ajudar a custear a ceia. Chamou a atenção dos beneficiados, no entanto, os locais onde ele pode e não pode ser usado. Na rede credenciada, não estão listadas grandes redes de supermercado. Por outro lado, o benefício pode ser usado livremente... num motel! O estabelecimento fica localizado em São João de Meriti, na Rodovia Presidente Dutra.

Policiais militares e civis reclamam também da demora para receber o benefício, distribuído somente nessa segunda-feira (23), a dois dias do Natal. Nos anos anteriores, o cartão pôde ser retirado bem antes das festas. Por causa disso, muitos agentes sequer conseguiram buscar o benefício.

Vale natalino de agentes de segurança do Rio inclui motel, mas exclui grandes mercados — Foto: Reprodução

Apesar da ausência de grandes supermercados, a rede conveniada é extensa: estão listados mercadinhos de bairro, onde os produtos costumam ser mais caros, farmácias, lanchonetes, pizzarias, e barracas de rua, conhecidas popularmente como 'podrões'. Até a conhecida batata de Marechal Hermes entrou na lista.

E tem outros lugares onde certamente ninguém vai comprar bacalhau, peru de Natal ou espumante: lojas de roupas, de ferragem, de telefonia celular, informática e até de material elétrico.

A presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio, Márcia Bezerra, afirmou que a demora no recebimento do benefício e as limitações da rede credenciada frustraram os agentes:

'Qual o produto vai ter o melhor preço? Num mercadinho de bairro ou no mercado de ampla rede? Você vai ver pizzaria, você vai ver açougue, você vai ver bar, lanchonete, loja de material de informática, você vê até um motel da Via Dutra. Isso aí é um escárnio ao policial civil. Se tem um policial que estava aguardando para ir comprar o bacalhau, ou o peru, ou qualquer outra coisa, esquece'.

A empresa contratada pelo governo do estado nesse ano é a RC Card. No site da empresa, existe uma ampla lista de prefeituras e governos estaduais classificados como 'parceiros': além do governo do Rio, estão os estados do Paraná, Tocantins e Goiás. Também são listadas as prefeituras de Goiânia, Palmas, Porto Alegre, Teresina e Natal, além de outras cidades menores.

De acordo com Márcia Bezerra, policiais que já conseguiram retirar o cartão também relatam que tentaram usá-lo em estabelecimentos credenciados, mas não conseguiram. Na plataforma Reclame Aqui, várias reclamações nesse sentido foram registradas, inclusive nas últimas horas. A nota média recebida é de 4,2. e a RC Card é classificada como 'não recomendada'.

O Corpo de Bombeiros foi responsável pela licitação que escolheu a empresa e que teve adesão de outros órgãos. A corporação afirmou, em nota, que a contratação seguiu todas as regras e legislações aplicadas às licitações, pontuou que a empresa escolhida é aceita em mais de 8 mil estabelecimentos e que o cartão pode ser usado para além do período natalino, até o fim de janeiro. O órgão acrescentou que 'os estabelecimentos citados que não têm a natureza adequada ao cartão fornecido certamente são comércios previamente credenciados' pela empresa fornecedora.

Mais recente Próxima Metrô já vendeu mais de 36 mil passagens para réveillon de Copacabana, 30% mais que em 2023
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo