Celulares e Tablets
Publicidade
Por , para o TechTudo

A Inteligência Artificial (IA) em smartphones não tem valor para a maioria dos usuários, não trazendo valor significativo ao cotidiano. Pelo menos, é o que afirma uma pesquisa recente da Sellcell, empresa estadunidense conhecida pela venda de celulares usados. Os pesquisadores ouviram aproximadamente 2 mil pessoas e constataram que, para 73% dos usuários de iPhone e 87% dos usuários de Samsung, a IA não oferece grande ajuda nas tarefas do dia a dia. Alguns entrevistados acreditam, inclusive, que a tecnologia em smartphones funciona apenas como estratégia de marketing para impulsionar as vendas.

Contudo, apesar da maioria dos consumidores não demonstrar empolgação com a nova tecnologia, muitos entusiastas estão dispostos a migrar de sistema operacional caso uma IA realmente inovadora seja lançada. A seguir, entenda um pouco mais sobre a recepção do público em relação às IAs e veja quais recursos despertam mais e menos interesse entre os usuários.

Imagem de divulgação do Apple Intelligence — Foto: Divulgação/Apple
Imagem de divulgação do Apple Intelligence — Foto: Divulgação/Apple

📝 Como colocar app na pasta segura da Samsung? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

A visão do consumidor

Mesmo que grandes fabricantes enfatizem cada vez mais o uso de IA para aprimorar a experiência móvel, a pesquisa da Sellcell sugere que a tecnologia ainda não encontrou o caminho para se tornar indispensável. Muitos entrevistados veem tais ferramentas mais como um truque de marketing do que como um recurso verdadeiramente útil.

O cenário é ainda mais contundente no universo Android. Entre os usuários Samsung, praticamente nove em cada dez não sentem melhoria concreta com as funcionalidades do Galaxy AI. Já entre os donos de iPhone, embora exista uma percepção mais levemente positiva, a maioria ainda se mostra cética quanto à real utilidade da Apple Intelligence.

Tradução utilizando o Galaxy AI — Foto: Divulgação/Samsung
Tradução utilizando o Galaxy AI — Foto: Divulgação/Samsung

Principais recursos ainda não convencem

O estudo destaca os recursos de IA mais utilizados nos principais sistemas. No ecossistema Apple, o “Writing Tools” desponta como o favorito, já que 72% dos entrevistados reconheceram fazer uso frequente da ferramenta, que auxilia na escrita e formatação de textos. Outras funções, como “Notificações resumidas” com 54%, “Mensagens prioritárias” com 44,5% e “Clean Up” em fotos com 29,1% também figuram entre as mais conhecidas.

Galaxy AI S24 Ultra — Foto: Reprodução/Samsung
Galaxy AI S24 Ultra — Foto: Reprodução/Samsung

No caso dos smartphones Samsung, o “Circle to Search” é a funcionalidade mais citada com 82,1%, seguida do “Photo Assist” com 55,5% e do “Chat Assist” com 28,8%. Ferramentas como “Note Assist” com 17,4% e “Browsing Assist” com 11,6% também aparecem na lista, mas sem empolgar o público a ponto de mudar a percepção geral sobre a IA.

Usuários estão abertos, mas esperam mais

Embora a maioria considere a IA atual pouco relevante, grande parte do público da pesquisa vê potencial na tecnologia. Um em cada seis donos de iPhone admite que poderia trocar o sistema operacional, migrando para o Android, por exemplo, se surgissem recursos que considerassem verdadeiramente inovadores. Além disso, quase metade dos usuários de iPhone afirmou que as funções de IA pesarão na hora de adquirir o próximo smartphone, sinalizando que a resistência pode ceder se os benefícios forem claros. Entre os usuários Samsung, apenas cerca de 24% enxergam a IA como algo relevante.

Visual intelligence para o iPhone 16 — Foto: Divulgação/Apple
Visual intelligence para o iPhone 16 — Foto: Divulgação/Apple

Os resultados do estudo reforçam que a inteligência artificial, apesar de estar no centro da estratégia de fabricantes como Apple e Samsung, ainda precisa amadurecer para convencer o consumidor. Há a expectativa de que, conforme as tecnologias se integrem melhor aos sistemas operacionais, oferecendo aplicações mais fluidas e valiosas, a percepção do público mude.

Com informações de TechRadar, Android Police e CNET

Mais recente Próxima Smartwatch QCY: veja 6 relógios baratos da marca chinesa para comprar
Mais do TechTudo