Celular
Publicidade
Por , para o TechTudo


Não é obrigatório ter um smartphone gamer poderoso para jogar com qualidade, pois mesmo celulares mais antigos ou modestos, se bem configurados, podem ter sua performance turbinada. Marcas populares no Brasil, como Xiaomi e Samsung, inclusive, já trazem algumas ferramentas embarcadas para tornar o processo de otimização para games bem mais fácil e intuitivo. Esse tipo de configuração ainda evita que o usuário altere configurações de desenvolvedor, que podem forçar demais os componentes e danificar os smartphones.

O setor mobile é um dos que mais crescem na indústria de jogos, levando as desenvolvedoras a criar games cada vez mais ricos, complexos, e exigentes. No entanto, a maioria dos usuários não tem condições — ou interesse — de investir o preço de dois ou mais consoles PlayStation 5 (PS5) para ter o celular mais poderoso para jogar. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com oito dicas para turbinar a performance do seu celular em jogos.

Xiaomi Mi 9 rodando Genshin Impact com modo Game Turbo e controle GameSir Galileo G8 — Foto: Daniel Trefilio/TechTudo
Xiaomi Mi 9 rodando Genshin Impact com modo Game Turbo e controle GameSir Galileo G8 — Foto: Daniel Trefilio/TechTudo

📝 Seu celular Android está lento? Veja no Fórum TechTudo

1. Ative o Modo Gamer

A primeira medida, e a mais fácil também, é verificar se o seu celular tem alguma ferramenta dedicada de modo gamer. A Xiaomi, já há alguns anos, traz em seus smartphones o aplicativo “Game Turbo”, que, além de monitorar recursos de memória, CPU e GPU, ainda restringE a atividade de aplicativos em segundo plano. O recurso também melhora a estabilidade da conexão de Internet em redes compatíveis e oferece função overclock em aparelhos compatíveis.

Interface do Modo Gamer no Xiaomi Mi 9 (acima) e no Samsung Galaxy S23 FE (abaixo) — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio
Interface do Modo Gamer no Xiaomi Mi 9 (acima) e no Samsung Galaxy S23 FE (abaixo) — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio

No caso da Samsung, o Gaming Hub tem uma função similar, mas funciona de forma bem mais simplificada, com menos funções ativas. O sistema Game Booster embarcado no Gaming Hub apenas permite definir se o usuário quer uma otimização voltada para desempenho, ou economia de energia. Uma vantagem do modo gamer da Samsung é que ele traz a opção de desativar o carregamento quando conectado ao carregador original, realizando um bypass da alimentação sem consumir a bateria, evitando que o modelo superaqueça em sessões longas.

Mesmo celulares sem um aplicativo dedicado ainda trazem a funcionalidade do modo gamer nas versões mais recentes do Android. A maneira mais prática de encontrar a opção é abrindo o menu de configurações, clicando na lupa e realizando a busca por “game mode”, “game”, “jogo”, “modo jogo”, e outros termos correlatos.

Modo Game Turbo da Xiaomi (esqurda) é mais completo, mas Game Booster da Samsung (direita) traz bypass de bateria — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio
Modo Game Turbo da Xiaomi (esqurda) é mais completo, mas Game Booster da Samsung (direita) traz bypass de bateria — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio

2. Mude para uma Internet mais rápida

Como quase todos os games mobile são online, ou pelo menos dependem de componentes online, estar em uma Internet de qualidade faz toda a diferença. Mesmo que o link do provedor seja de 1 gigabit, se o roteador for ruim, o desempenho em games ficará limitado, pois as latências serão muito altas, afetando tempos de carregamento, responsividade de comandos. No caso de plataformas como Steam Link, PS Remote Play e Xbox Cloud Gaming, até a qualidade da imagem será prejudicada, ficando borrada, ou simplesmente perdendo a conexão com frequência.

Além disso, prefira jogar sempre mais próximo do roteador para se conectar a redes de 5 GHz, ou 6 GHz para roteadores Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7, que apesar do um alcance menor, são bem mais rápidas que as de 2,4 GHz. A maioria dos provedores de internet já trazem roteadores minimamente competentes em planos de banda larga a partir 300 Mbps, mas sempre vale realizar testes utilizando o Speedtest.net Mobile. É preciso ter uma boa velocidade de upload, para manter uma conexão estável com os servidores dos games, e valores abaixo de 100 Mbps já começam a ser um problema.

Velocidade de upload muito baixa é ruim para games online e outros serviços para jogar no celular — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio
Velocidade de upload muito baixa é ruim para games online e outros serviços para jogar no celular — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio

Verifique se próximo do roteador a velocidade está ao menos perto da contratada, e repita o teste cada vez mais afastado para entender a distância máxima que o equipamento fornece conexão estável. Caso haja a necessidade de realizar um upgrade dos roteadores, busque modelos mais novos, pelo menos com Wi-Fi 6, largura de banda de 1.300 Mbps (AC1300) ou mais, e quanto mais antenas, maior a cobertura. Se a velocidade continuar lenta talvez seja a hora de procurar outro provedor de internet.

Donos de smartphones da Xiaomi ainda podem optar por roteadores Mi ou Redmi, também da Xiaomi, pois eles trazem configurações específicas com integração nativa com o Game Turbo, priorizando a conexão desses smartphones e entregando até 20% mais velocidade.

3. Desative a Economia de Bateria

Para melhorar a vida útil da bateria de smartphones, praticamente todas as fabricantes configuram o modo de operação dos aparelhos para definir o perfil de consumo de forma automática, limitando de maneira geral o desempenho em games. Alterar estas configurações e ativar o modo de alto desempenho é extremamente importante, pois garante que os jogos vão aproveitar ao máximo os recursos do celular. Porém, isto, afetará, naturalmente, no consumo de bateria, sendo importante estar com o carregador ou um powerbank de prontidão para sessões mais longas.

Desativando o modo de economia de energia em smartphones Android — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio
Desativando o modo de economia de energia em smartphones Android — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio

Para alterar essa configuração, abra o menu de configurações do smartphone e busque pela opção "Bateria" ou "Bateria e Desempenho", e clique no botão de slide de "Economia de Bateria" para desativar a funcionalidade. Apesar de se tratar de uma configuração padrão do Android, a Samsung, por exemplo, traz um menu dedicado para o desempenho em jogos com o Game Booster. As "Configurações do Game Booster" ficam geralmente "escondidas" no menu geral de configurações, e acessíveis apenas quando o usuário abre um jogo.

A forma mais fácil de encontrar essa opção é abrindo o menu principal e digitando "Game Booster" na barra de buscas, acima do perfil de usuário. Ao abrir o submenu, role a tela para baixo, e no item "Otimização em jogos" (Game optimization), altere o padrão para "Performance" (Desempenho). Com isto, é possível manter o modo de Economia de Bateria por padrão em outras atividades, e extrair mais desempenho do aparelho apenas durante games.

Ativando modo desempenho no Game Booster de smartphones Samsung — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio
Ativando modo desempenho no Game Booster de smartphones Samsung — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio

4. Aumente a taxa de atualização da tela

Aumentar a taxa de atualização da tela é uma medida que está disponível apenas em poucos modelos, pois depende do tipo de tela. Por sorte, painéis de 120 Hz já são bem comuns em modelos mais recentes, mesmo entre modelos mais acessíveis, como o Motorola Moto G84, Redmi Note 13 Pro 5G e Galaxy A55 e Galaxy A35. Quando a taxa de 120 Hz está presente, ela é utilizada por padrão, e reduzida para 60 Hz apenas quando o celular está em modo de economia de energia. Caso ela não esteja sendo utilizada por alguma razão, é possível ativá-la manualmente nas configurações de tela.

Caminho para aumentar taxa de atualização da tela do Galaxy S23 FE — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio
Caminho para aumentar taxa de atualização da tela do Galaxy S23 FE — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio

Cada fabricante utiliza uma nomenclatura diferente para identificar a funcionalidade. No caso dos celulares da Samsung, ela fica localizada no menu de configurações, na opção “Tela” (Display) sob o nome “Suavidade de movimento” (Motion smoothness). Para utilizá-la é preciso selecionar o modo “Adaptativo” (Adaptive), e sempre que a imagem da tela não for estática a taxa de atualização será de 120 Hz. Outros modelos, como os Google Pixel, podem utilizar funções como “Tela suave” ou algo similar, mas ela sempre fica localizada nas configurações de tela.

Caso as especificações do fabricante do smartphone mostrem o display como sendo de 120 Hz e a função não parecer acessível, tente clicar na lupa no topo do menu de configurações e realizar a busca pelos termos “refresh rate”, “taxa de atualização”, “suave”, “suavidade”, “120 Hz”. Se ainda assim ela não surgir, ative o modo desenvolvedor e repita as mesmas buscas.

5. Limite processos em segundo plano

Geralmente, celulares com modo gamer já realizam o gerenciamento automático dos processos em segundo plano quando o usuário estiver jogando. Porém, também é possível definir um limite manualmente no modo de desenvolvedor. Para ativar o modo desenvolvedor, abra o menu de configurações, clique em “Sobre este telefone”, e procure por “Informação de software” (Software information) e, em seguida, “Número de build” (Build number). Clique repetidamente sobre esta opção e o modo desenvolvedor será liberado. Em modelos da Xiaomi, na própria tela com as informações do modelo, clique repetidamente na opção “Versão da MIUI” (MIUI version).

Ativando modo desenvolvedor no Xiaomi Mi 9 e limitando processos em segundo plano — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio
Ativando modo desenvolvedor no Xiaomi Mi 9 e limitando processos em segundo plano — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio

Como o menu de desenvolvedor é bastante longo, retorne ao menu principal de configurações, clique na lupa e busque por “limitar processos em segundo plano” (Background process limit). Vale mencionar que alguns processos secundários são necessários mesmo em jogos, então evite colocar um limite muito baixo. Tente bloquear todos os processos secundários e rodar o game desejado, e caso ele apresente problemas, vá aumentando o limite aos poucos até o game estabilizar.

6. Expanda a memória RAM virtual quando possível

Alguns jogos mais exigentes como Genshin Impact e Honkai: Star Rail podem ser um pouco pesados para o celular. Infelizmente, não é possível trocar o módulo de memória RAM de smartphones, mas alguns modelos oferecem a possibilidade de expandi-la, utilizando consumindo parte do armazenamento interno. Na prática, as velocidades de leitura e escrita, mesmo dos armazenamentos UFS mais rápidos, ainda é muito inferior às velocidades das memórias RAM, mas a solução dá um respiro extra em alguns casos, funcionado como um arquivo de paginação do sistema.

Caminho para expandir memória RAM virtual no Galaxy S23 FE — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio
Caminho para expandir memória RAM virtual no Galaxy S23 FE — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio

Isso possibilita alocar nessa memória expandida mais lenta alguns recursos importantes que precisam ser acessados rapidamente, mas que ainda são menos urgentes que os assets de um game, mas infelizmente não são todos os celulares que trazem essa função. Nos Samsung Galaxy, o caminho para expandir a memória é abrir o menu de configurações, clicar em “Cuidados com o dispositivo” (Device care), e selecionar a opção “Memória” (Memory). Agora basta ativar a função “RAM Plus” e escolher dedicar entre 2 GB a 8 GB adicionais para essa memória extra.

A Xiaomi também oferece essa possibilidade em alguns de seus smartphones e tablets na opção “Configurações adicionais” (Aditional settings) no menu de configurações. Basta clicar em “Extensão de memória” (Memory extension) e ativar a funcionalidade. Alguns aparelhos mais novos também permitem expandir a RAM em até 8 GB dessa forma, mas a maioria dos modelos limita o recurso em 2 GB ou 3 GB, como no caso do Mi Pad 5. Vale mencionar também que a Xiaomi só implementou o recurso de extensão de memória a partir do Xiaomi Mi 10 em diante.

Caminho para expandir memória RAM virtual no Mi Pad 5 — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio
Caminho para expandir memória RAM virtual no Mi Pad 5 — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio

7. Habilite o som Dolby Atmos (se houver)

Como os smartphones modernos também são bastante utilizados para consumir conteúdo multimídia, como séries em streaming, é cada vez mais comum ver modelos com recursos avançados de áudio, como o Dolby Atmos. No entanto, nem sempre essa ferramenta vem ativada por padrão em games, e ela pode melhorar bastante a qualidade do som.

O Samsung Galaxy S23 FE é um exemplo que traz o sistema Dolby Atmos e para ativá-lo basta abrir o menu de configurações e navegar até “Sons e vibração” (Sounds and vibration). Na nova tela, role para baixo até encontrar a opção “Qualidade do som e efeitos” (Sound quality and effects), selecioná-la e ativar o Dolby Atmos e Dolby Atmos para jogos.

Caminho para ativar Dolby Atmos no Galaxy S23 FE — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio
Caminho para ativar Dolby Atmos no Galaxy S23 FE — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio

8. Invista em acessórios de qualidade - opcional

Uma dica que, apesar de opcional, é extremamente válida atualmente é investir em periféricos e acessórios de qualidade para melhorar a experiência em games, como fones de ouvido Bluetooth com modo de baixa latência, ou gamepads. Apesar de não ser um fone gamer, o Lenovo Thinkplus GM2 Pro é um modelo não muito caro, e pode ser encontrado na loja oficial da Lenovo na Amazon, por R$ 133, e funciona muito bem em jogos, apenas com seu microfone deixando a desejar.

Samsung Galaxy S23 FE rodando Final Fantasy 14 via PS Remote Play com controle GameSir Galileo G8 — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio
Samsung Galaxy S23 FE rodando Final Fantasy 14 via PS Remote Play com controle GameSir Galileo G8 — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio

Já no campo dos controles, a GameSir traz excelentes opções, como Galileo G8, compatível com smartphones Android e iPhone (com USB-C), e possui loja oficial com entrega global, mas também está disponível na Amazon com preços que partem de R$ 798 no sistema de "compra internacional". O modelo se destaca por ter mapeamento automático e excelente responsividade de comandos para games de Android sem suporte nativo a controles, além de compatibilidade com o PS Remote Play, para jogar PS5 via streaming em um controle, transformando seu celular num PlayStation Portal.

🎥 Veja também celular gamer barato para comprar em 2024!

Celular gamer barato em 2024: veja 4 opções para rodar tudo

Celular gamer barato em 2024: veja 4 opções para rodar tudo

Mais recente Próxima JBL Quantum 100 M2 é bom? Veja preço e ficha técnica dos fones de ouvido
Mais do TechTudo