Insuficiência Renal Aguda
O que é insuficiência renal aguda?
A Insuficiência renal é uma condição em que os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal aguda ocorre de repente e os rins perdem suas funções rapidamente.
Os rins são responsáveis pela eliminação de resíduos e líquidos do organismo, além de ter funções, como: regulação da água e outros elementos químicos do sangue; eliminação de medicamentos e toxinas introduzidos no organismo; e liberação de hormônios no sangue.
Quais as Causas da Insuficiência renal aguda?
A principal causa da insuficiência renal aguda é quando há uma lesão no rim que ocasiona rápida queda nas suas funções.
Essas lesões podem ser causadas por:
- Choque circulatório;
- Infecção generalizada;
- Desidratação;
- Queimaduras extensas;
- Excesso de diuréticos;
- Obstrução dos rins;
- Insuficiência cardíaca grave;
- Glomerulonefrite aguda (inflamação nas unidades filtrantes do rim, chamadas glomérulos).
Além disso, vários medicamentos são tóxicos para o rim, entre eles, anti-inflamatórios, antibióticos, alguns quimioterápicos e contraste à base de iodo para exames radiológicos.
Quais os Sintomas da Insuficiência renal aguda?
A insuficiência renal aguda pode ser assintomática, mas alguns sintomas podem aparecer, como:
- Fadiga;
- Distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico (água e eletrólitos);
- Produção insuficiente de urina;
- Retenção urinária;
- Confusão mental;
- Excesso de ácido no sangue e nos tecidos;
- Falta de ar;
- Inchaço;
- Vômitos.
Qual o Tratamento para Insuficiência renal aguda?
A insuficiência renal aguda tem cura, mas a recuperação depende de vários fatores, entre eles: idade, associação com outras doenças e função renal prévia antes da lesão. Em alguns casos, o paciente recupera a função completamente, em outros, fica com a função permanentemente abaixo dos níveis normais. E existem casos em que a pessoa não se recupera e fica dependente de hemodiálise para o resto da vida. O tratamento é focado na causa da insuficiência, e o recomendado é fazer mudanças na dieta, parar imediatamente com medicamentos que possam estar causando essa insuficiência e fazer diálises, procedimento que filtra os resíduos do sangue fora do corpo humano, através de uma máquina.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.