Infiltração no Joelho
O que é?
A infiltração no joelho é um tratamento em que é feita a injeção de medicamentos diretamente na articulação do joelho, para promover a diminuição da inflamação e aliviar a dor. A infiltração pode ser recomendada pelo ortopedista em caso de artrose, artrite reumatoide, desgaste na cartilagem do joelho, tendinite ou lesão no menisco, por exemplo.
A infiltração é um procedimento rápido, que pode ser feito no próprio consultório do ortopedista e que pode causar uma leve dor e desconforto durante a injeção da substância, que pode variar de acordo com a condição a ser tratada.
Após a infiltração no joelho, é comum notar o local um pouco inchado, no entanto esse efeito passa depois de algumas horas. Além disso, é recomendado que a pessoa fique em repouso durante 2 dias e evite a prática de atividade física por 2 semanas.
Para que serve?
A infiltração no joelho serve para aliviar a inflamação na articulação do joelho, podendo ser recomendada em caso de:
- Artrose do joelho;
- Artrite reumatoide;
- Lesão no menisco;
- Desgaste na cartilagem;
- Tendinite;
- Sinovite;
- Dor crônica, principalmente em atletas.
Além de diminuir a inflamação, a infiltração no joelho também é capaz promover o aumento da quantidade de líquido sinovial, que é o líquido responsável pela lubrificação da articulação, ajudando a prevenir o desgaste da articulação e a progressão das alterações do joelho.
Como é feita?
A infiltração no joelho é um procedimento rápido feito no consultório do ortopedista após avaliação e realização de exames, como ultrassom e/ ou raio-X, que permitem confirmar o diagnóstico e a indicação da infiltração, além de serem úteis para visualizar melhor o local exato da injeção.
Em seguida, é feita a desinfecção do local e aplicada a injeção. A infiltração no joelho pode ser feita com as seguintes substâncias:
- Medicamentos corticoides, que ajudam a controlar a inflamação e promover o alívio dos sintomas;
- Medicamentos anestésicos, que promovem a diminuição da dor, podendo ser aplicado junto com outros medicamentos;
- Ácido hialurônico, que promove a lubrificação da articulação e, assim, promove o alívio dos sintomas.
A infiltração no joelho é um tratamento complementar e a frequência das aplicações pode variar de acordo com a gravidade da alteração e a substância infiltrada.
A infiltração no joelho dói?
Durante a infiltração, pode-se sentir uma leve dor ou desconforto no local. No entanto, é possível que a infiltração seja feita sob uma leve anestesia local para evitar a dor.
Como é a recuperação?
De forma geral, é recomendado pelo ortopedista que a pessoa fique em repouso por 2 dias e evite a prática de atividade física por 2 semanas. Em alguns casos, o médico pode também indicar a realização de sessões de fisioterapia para promover o fortalecimento do músculo e melhorar a mobilidade da articulação do joelho.
Possíveis efeitos colaterais
A infiltração no joelho é considerada um procedimento seguro e não está associada a riscos e/ ou efeitos colaterais. No entanto, é normal que após a infiltração a pessoa fique com o joelho um pouco inchado e apresente dor e desconforto no local, podendo ser indicado fazer compressa gelada para diminuir o inchaço.
Quando não fazer infiltração no joelho?
A infiltração no joelho não é indicada para pessoas que possuam alergia a medicamentos corticoides e/ ou que estejam fazendo uso de medicamentos anticoagulantes. Além disso, a infiltração não deve ser realizada por mulheres grávidas ou que estejam em fase de amamentação.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo