Dor no Pescoço
O pescoço é uma delicada estrutura composta por coluna cervical, tendões, músculos e articulações que permitem movimentar, flexionar e estender a cabeça de um lado para o outro.
O que é dor no pescoço?
O pescoço é uma delicada estrutura composta por coluna cervical, tendões, músculos e articulações que permitem movimentar, flexionar e estender a cabeça de um lado para o outro.
Por isso, uma queixa comum em pacientes é a dor no pescoço, também chamada de cervicalgia, que pode se desenvolver sem causa aparente ou em consequência de outras lesões. Felizmente, a dor no pescoço pode ser tratada na maioria dos casos.
Quais as causas da dor no pescoço?
Existem muitas causas para a dor no pescoço, entre as quais podemos destacar:
- estresse e tensão muscular;
- vícios de postura;
- falta de ergonomia no uso de computadores, tablets e smartphones;
- osteoporose, hérnia de disco e estenose espinhal;
- contratura e espasmo muscular;
- doenças inflamatórias, como amigdalite e meningite;
- doenças autoimunes, como artrite reumatoide e fibromialgia.
Quais os sintomas da dor no pescoço?
Os principais sintomas da dor no pescoço são dor ou rigidez no pescoço. Entretanto, existem outros sintomas que podem estar associados:
- dificuldade para movimentar a cabeça;
- rigidez ou contratura muscular ao apalpar o pescoço;
- sensação de agulhadas ou de pontadas no pescoço;
- dor de cabeça;
- fraqueza nos braços;
- formigamento na ponta dos dedos da mão;
- dormência.
Como é o tratamento para a dor no pescoço?
O tratamento depende da severidade dos sintomas e da sua causa. Em alguns casos, apenas o uso de medicamentos analgésicos já é capaz de aliviar a dor e os sintomas do paciente.
Outros casos podem requerer outros medicamentos, sessões de fisioterapia ou acupuntura, por exemplo. Alongamentos diários ajudam a prevenir a dor no pescoço.
Quando buscar ajuda médica para a dor no pescoço?
No geral, muitos pacientes tendem a ignorar dores musculares ou ósseas, esperando que elas parem sozinhas e evitando ir ao médico.
No entanto, dependendo do caso apresentado, é somente com o apoio da medicina que aquela dor e incômodo podem ser superados.
É preciso ter uma atenção especial com a dor no pescoço quando o paciente apresenta:
- dor progressiva e que piora de intensidade ao longo dos dias;
- dor que causa formigamentos ou sensação de agulhadas não só no pescoço, mas também nos ombros e na ponta das mãos;
- dor que surge depois de um trauma, como um acidente de carro ou uma queda;
- a dor no pescoço evolui e passa a incomodar também a cabeça, causando dores de cabeça;
- a dor no pescoço evolui e o paciente passa a apresentar fraqueza nos braços e pernas, deixando de ter força ou coordenação em seus membros.
Como prevenir a dor no pescoço?
A prevenção da dor no pescoço é feita por meio dos cuidados com uma boa postura e com a ergonomia do ambiente de trabalho. Ajustes na posição do computador, para que a tela fique no nível dos olhos, assim como o devido apoio para as costas e os pés ajudam a manter o pescoço em uma boa posição, que evita dores no curto e longo prazo.
Ainda, alongar-se regularmente, fazer pausas e movimentar o pescoço sempre com atenção e delicadeza são formas de garantir que o pescoço fique sempre saudável, especialmente em momentos onde é preciso ficar muitas horas numa mesma posição, como dirigindo ou trabalhando sentado.
A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, que estão espalhados em hospitais, clínicas, ambulatórios e consultórios médicos nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão. Pernambuco e Sergipe.