Doença renal hipertensiva
O que é doença renal hipertensiva?
A doença renal hipertensiva é uma condição crônica na qual a pressão arterial elevada provoca danos progressivos nos pequenos vasos sanguíneos dos rins, que interferem na capacidade de filtração do sangue.
Quais são as causas da doença renal hipertensiva?
A principal causa da doença renal hipertensiva é a pressão arterial elevada não controlada por um longo período de tempo e que força os vasos sanguíneos dos rins a se estreitarem, danificando suas paredes. Outros fatores de risco incluem:
- Predisposição genética;
- Diabetes;
- Doença renal crônica.
Quais são os sintomas da doença renal hipertensiva?
A doença renal hipertensiva pode ser silenciosa nas fases iniciais. À medida que progride, os sintomas podem incluir:
- Inchaço nas pernas e tornozelos (edema);
- Fadiga persistente;
- Aumento na frequência urinária;
- Presença de sangue na urina (hematúria);
- Pressão arterial continuamente elevada.
Quais são os riscos da doença renal hipertensiva?
A condição pode levar à insuficiência renal, aumentando o risco de complicações graves, como o acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, aneurismas e danos a outros órgãos, devido à pressão arterial elevada.
A doença renal hipertensiva pode matar?
Sim, a doença renal hipertensiva pode ser fatal, especialmente se não for tratada de forma adequada e o controle da pressão arterial não for estabelecido.
Como a doença renal hipertensiva é diagnosticada?
O diagnóstico envolve uma série de etapas, que incluem:
- Exames de sangue para avaliar a função renal, como a taxa de filtração glomerular (TFG);
- Exames de imagem, como ultrassonografia;
- Biópsia renal.
Quais são as formas de tratamento da doença renal hipertensiva?
O tratamento visa controlar a pressão arterial com medicamentos anti-hipertensivos, como inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) ou bloqueadores dos receptores da angiotensina (BRA), além de diuréticos.
Também é recomendado que o paciente adote uma dieta com restrição de sal, reduza o consumo de álcool e tabaco e realize o tratamento de condições subjacentes, como diabetes.
Casos avançados podem requerer diálise ou até mesmo um transplante renal.
Qual médico eu devo procurar em suspeita de doença renal hipertensiva?
Se você suspeita de doença renal hipertensiva, deve procurar um nefrologista, médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças renais.
Além disso, a colaboração com um cardiologista é importante para controlar a pressão arterial, pois a hipertensão é uma característica fundamental na progressão da doença renal hipertensiva.
Ambos os especialistas podem trabalhar em conjunto para a realização de um tratamento adequado.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a doença renal hipertensiva com precisão, além de profissionais especializados para indicar a doença renal hipertensiva da melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: