Displasia
O que é displasia?
Displasia é o nome dado para o desenvolvimento celular fora do normal, que pode gerar a má-formação de um tecido ou órgão de qualquer parte do corpo humano. Existem diversos tipos de displasias, que mudam de acordo com a região afetada do corpo.
Tipos de displasia:
- displasia óssea;
- displasia fibromuscular;
- displasia mamária;
- displasia uterina;
- displasia endocondral;
- displasia da bacia;
- displasia fibrosa;
Esses são somente alguns exemplos de displasia, existem muitos outros tipos, pois qualquer região do corpo pode ser afetada.
Quais são as causas da displasia?
As causas da displasia estão relacionadas com as mesmas causas do câncer, mas as doenças não são sinônimos, embora muitas vezes a displasia possa evoluir para um tumor. Em geral, as causas podem ser genéticas ou externas, como:
- tabagismo;
- alimentação desequilibrada;
- exposição a produtos químicos;
Algumas infecções locais podem favorecer o surgimento de displasia, então as causas variam de acordo com o tipo e local afetado.
Quais são os sintomas da displasia?
Os sintomas da displasia variam de acordo com o local afetado pela doença. Em geral, o paciente apresenta fortes dores na região afetada. É essencial ter o acompanhamento de um médico de confiança e manter os exames sempre em dia para descobrir o problema logo no início e aumentar as chances de cura da doença.
Displasia tem cura?
Displasia tem cura, dependendo do estágio da doença e da região afetada. O tratamento para displasia pode ser cirúrgico ou medicamentoso, dependendo da gravidade do caso. Existem também casos mais leves, em que o paciente pode conviver com a doença e os sintomas podem ser resolvidos com mudanças de hábitos, com a prática de atividades físicas e alimentação equilibrada.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.