Dificuldade de concentração
O que é dificuldade de concentração?
Também conhecida como falta de atenção ou falta de concentração, a dificuldade de concentração pode ser preocupante, uma vez que os indivíduos perdem a produtividade no trabalho ou afetam a atividade diária devido à dificuldade de prestar atenção ou se concentrar no momento presente.
É muito comum confundir dificuldade de concentração com dificuldade de memória, por exemplo, e ambos podem ou não estar relacionados.
A dificuldade de concentração pode ser um grande incômodo na vida de um indivíduo. Pode haver dificuldade em lembrar coisas triviais, onde deixou as chaves ou se trancou a porta ou grande dificuldade em manter a atenção em uma aula ou texto, ou mesmo em se manter atento e concentrado em atividades diárias ou do trabalho.
Há casos que apresentam dificuldade de concentração porque estão mentalmente cansadas e estressadas, bem como indivíduos com dificuldade de concentração porque estão dispersas com o telefone celular ou com outras atividades. Nem sempre a dificuldade de concentração está relacionada a doenças.
Casos de síndrome de burnout, depressão e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podem apresentar dificuldade de concentração, memorização e atenção. Indivíduos com dislexia também podem ter dificuldade de concentração e memorização, principalmente crianças. A dificuldade de concentração pode ser o sintoma inicial de Alzheimer.
De modo geral, se a dificuldade de concentração continua por vários dias, mesmo após repouso, é recomendável consultar um médico para orientações.
O médico pode, por exemplo, orientar o paciente a fazer um acompanhamento com psicólogo ou repousar por alguns dias, afastado do trabalho. Se necessário, poderá receitar medicamentos e técnicas de relaxamento que complementam sua rotina.
Cada indivíduo precisa ser avaliado, de forma personalizada quanto a queixa e a dificuldade de concentração, levando em consideração todos os aspectos da vida e rotina.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.