Descamação da Pele
O que é Descamação da Pele?
A descamação de pele é um processo natural no qual ocorre a renovação das células da epiderme. Isso acontece devido à descamação das camadas superiores da pele, revelando uma nova camada mais saudável e rejuvenescida.
O que causa Descamação da Pele?
Diversos motivos podem causar descamação da pele, entre eles:
- Ressecamento natural da pele (seja por predisposição, seja por baixa umidade relativa do ar ou falta de cuidados);
- Questões climáticas;
- Queimadura solar;
- Alergias;
- Dermatites (seborreica, de contato ou alérgica);
- Doenças, como lúpus, psoríase e hipotireoidismo;
- Infecção por fungos;
- Câncer de pele;
- Uso de produtos que causam irritação.
Quais sintomas indicam Descamação da Pele?
Os sintomas de descamação de pele podem variar, mas geralmente incluem vermelhidão, coceira, ressecamento, sensação de repuxamento e a formação de pequenas escamas ou placas na superfície da pele. A descamação pode ocorrer em diferentes áreas do corpo, como rosto, mãos, pés, virilha e couro cabeludo.
Se tiver sintomas de Descamação da Pele, qual médico procurar?
Caso haja sintomas de descamação da pele que durem mais de uma semana ou afetem a autoestima da pessoa, o ideal é procurar um médico dermatologista para diagnosticar o problema com precisão e dar início ao tratamento.
Qual é o tratamento para Descamação da Pele?
Em casos simples de descamação de pele, não há um tratamento específico, mas sim uma mudança de hábitos diários, como fazer hidratação, já que uma pele hidratada e protegida consegue garantir a uniformidade das células. Se tratando da pele do rosto, é necessária uma rotina completa de skincare.
Nos casos mais graves, é necessário aplicar as técnicas de tratamentos, como uso de lasers; entretanto, dependerá do diagnóstico, daí a necessidade de acompanhamento médico adequado.
Como prevenir a Descamação da Pele?
Para prevenir a descamação da pele, é importante mudar hábitos da vida cotidiana, sendo indicado beber a quantidade de água diária recomendada — pelo menos 2 litros, evitar banhos com água muito quente, usar sabonete neutro ou glicerinado e hidratar a pele com cremes adequados ao tipo de pele.
Outros tipos de cuidados com a descamação de pele envolvem:
- Exposição solar — banho com água fria e cremes adequados para o problema;
- Dermatite de contato — lavar a região com água fria e utilizar sabão de PH neutro;
- Dermatite atópica — higiene adequada e hidratação da pele, podendo ser indicados cremes emolientes e medicamentos recomendados pelo dermatologista;
- Dermatite seborreica — apesar de não ter cura, cuidados como utilizar cremes reparadores, xampu correto para o tipo de pele, limpeza correta e roupas leves e arejadas aliviam o problema. Em casos graves é preciso consultar o dermatologista;
- Infecção por fungos — utilizar cremes antifúngicos indicados pelo médico, secar bem o corpo após o banho ou após transpirar, vestir roupas arejadas e não compartilhar objetos de higiene pessoal;
- Psoríase — O tratamento indicado pelo dermatologista costuma incluir cremes ou géis para aplicar na pele, bem como medicamentos ou tratamento com raios UV;
- Lúpus — Cuidados diários, como usar chapéu, roupas de manga comprida e usar protetor solar são indispensáveis. Em casos mais graves, o dermatologista pode indicar tratamentos com corticoides em creme ou outros medicamentos.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo