Neste domingo (17), comitivas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil (MDS), do Ministério de Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru e da Pastoral do Menor do Rio de Janeiro (RJ) visitaram o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), na Penha, Zona Norte da cidade. Na ocasião, foi anunciada a retomada da parceria do MDS com a Marinha do Brasil (MB) para fortalecer o Programa Forças no Esporte (PROFESP), uma iniciativa do Governo Federal promovida nesta e em diversas outras Organizações Militares (OM) da Força.


O que eu vi aqui me impressionou. Quantas vidas foram transformadas. A transformação é real e depende de cada um de nós. Vamos retomar a parceria com a Marinha. Confiamos na Força para a sua missão principal: a defesa do Brasil, mas também a defesa social”, afirmou o Ministro do MDS, Wellington Dias.

O Ministro brasileiro e o peruano, Julio Montes, percorreram o CEFAN e interagiram com os jovens e suas famílias, acompanhados do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Carlos Chagas, e do Comandante da OM, Contra-Almirante Cláudio Leite. Eles conheceram as diversas instalações, como o Parque Aquático e o Centro Nacional de Levantamento de Peso Olímpico, o mais moderno da América Latina, onde foram recepcionados pela Sargento Laura Amaro, medalha de bronze no levantamento de pesos em Santiago 2023 e ex-integrante do PROFESP.

Tendo como principais objetivos a promoção da inclusão social, do desenvolvimento pessoal e da cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, o PROFESP, por meio de atividades esportivas e educativas, fortalece valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe, oferecendo oportunidades de desenvolvimento físico e psicológico.

A seleção dos jovens estudantes de escolas públicas e moradores de áreas vulneráveis no entorno do CEFAN é feita pela Pastoral do Menor, responsável também pelo acompanhamento familiar nos territórios. As atividades oferecidas no contraturno escolar variam de acordo com as instalações de cada OM. No CEFAN, são ofertadas diversas modalidades esportivas, como natação, atletismo e judô.

“Hoje acolhemos no Brasil inteiro mais de 10 mil crianças, de áreas como Favela da Maré, Complexo do Alemão, Cidade Alta, Parada de Lucas e Vigário Geral. Sabemos que o Rio de Janeiro tem facções de toda ordem, mas, dentro das nossas unidades, não existe a facção A ou B. As crianças têm o direito de ser crianças e de sonhar com uma vida melhor. É um projeto que realmente cria oportunidades e transforma, não só a vida das crianças, mas de todo mundo que tem o privilégio de conviver com isso. As Forças Armadas não podem esquecer sua missão de defesa da Pátria, mas isso não impede que cuidemos também desse bem tão precioso que são as nossas crianças, que representam o futuro do nosso Brasil”, acredita o Almirante de Esquadra Carlos Chagas.

A visita se encerrou no Ginásio Amazônia Azul, que reuniu cerca de 600 crianças participantes de diversas unidades do PROFESP e seus familiares. O Ministro Wellington Dias aproveitou a oportunidade para destacar a relevância do programa no enfrentamento à desigualdade social.

 

. . .
Palavras-Chave:

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.