Após mais de 32 horas de viagem e de terem o voo adiado devido a um furacão, as dez atletas das duas equipes de canoa havaiana do Programa Forças no Esporte (PROFESP), da Marinha do Brasil (MB), que disputaram o Campeonato Mundial da modalidade, em Hilo, no Havaí, nos Estados Unidos, chegaram em segurança ao Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta quarta-feira (28).

As jovens são residentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro como Acari, Cordovil, Costa Barros, Penha, Vila do João, Amorim, Marcílio Dias, Quitungo, Parada de Lucas e Brás de Pina.

Para a atleta Vitória Chagas, 18 anos, que participa do Programa há cinco anos, esse é um momento único. “O PROFESP agiu como uma mudança de vida para mim, tanto no esporte quanto no estudo. Em 2023, entrei na canoa havaiana. Participei do Campeonato Brasileiro, em Brasília, e conquistei a vaga no Mundial. No Havaí, tive a oportunidade de conhecer novas culturas, novas técnicas (dos melhores do mundo) e representar o Brasil”, afirmou com orgulho.

Já para Cátia Martins, mãe da atleta Gabryelle Martins, que recepcionou a filha no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), a emoção foi imensurável. “Ela faz parte do PROFESP desde os nove anos e meio. Hoje ela está com 16 anos e isso significou muita coisa para ela. Antes disso, ela nunca havia saído do Rio de Janeiro. Nós moramos na comunidade do Quitungo. Para mim está sendo uma grande vitória, pois eu vim de um tratamento de câncer. Ver ela nessa felicidade, voltando de um voo internacional, nem nos meus melhores sonhos eu podia imaginar isso. Hoje ela é uma atleta. Agradeço à Marinha do Brasil por isso”, destacou.

As atletas treinam no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), da MB, localizado no bairro da Penha, no Rio de Janeiro (RJ), e no Clube Arariboia, em Niterói (RJ), e conquistaram a vaga para o Mundial após vencerem o Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana em 2023. A viagem para a competição no Havaí foi viabilizada por patrocinadores e pelo apoio das Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer do  Estado do Rio de Janeiro.

Orgulho da delegação

Segundo o Encarregado do PROFESP do CEFAN, Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Fábio Montenegro, ao longo de 21 anos de existência, o Programa construiu sua identidade e aumentou seu número de beneficiários. “Foi uma experiência indescritível, na qual elas levaram a alegria brasileira para as terras do Pacífico. Elas participaram do campeonato mais relevante da canoa havaiana. Além disso, essa é a primeira vez que o País participa nessa modalidade”, explicou.

Conforme o presidente do Clube Arariboia e um dos técnicos das equipes, Gustavo Dala, nenhuma das atletas tinha experiência nesse esporte. “Em um ano e meio, conseguimos capacitá-las para participar do Mundial de maneira competitiva. Com humildade e muito trabalho, alcançamos o topo desse esporte, que é participar de um campeonato mundial. Sinto-me muito honrado em fazer parte de tudo isso”, frisou.

Saiba mais

Desde 2003, o CEFAN conduz o Programa Forças no Esporte (PROFESP), que visa promover a valorização do indivíduo, a redução de riscos sociais, o fortalecimento da cidadania e a integração social de seus beneficiários, por meio do acesso a práticas educacionais, esportivas, físicas e culturais.

Atualmente, o PROFESP atende cerca de 830 crianças e adolescentes, na faixa etária de 10 a 18 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estudantes da rede pública de ensino, oriundos das comunidades do entorno do CEFAN. Os alunos são divididos em dois turnos: matutino e vespertino. As seguintes atividades são oferecidas: físicas, de reforço escolar, preparatório para concursos públicos, cursos profissionalizantes, psicoterapia, reunião com as famílias, palestras sobre valores e temas de interesse, passeios, eventos culturais, esportivos e festivos. Também são fornecidas refeições diárias.

Dentre as atividades esportivas, os alunos do PROFESP podem participar de futebol, futsal, atletismo, remo escaler, caratê, taekwondo, boxe, levantamento de peso, kickboxing, esgrima, natação, judô, canoa havaiana, voleibol, golfe, remo costal, pentatlo moderno, futevôlei, jiu-jitsu, capoeira, ginástica rítmica e dança.

Galeria de Fotos

Conheça o Flickr
. . .

Comentários

Lazaro Jose do… (não verificado) Sex, 30/08/2024 - 07:04

Bom ,dia gostaria de colar meu filho pra participar de esportes na Marina aonde posso ir para me informar

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.