Neste sábado (10), às 11h, a Terceiro-Sargento Laura Nascimento Amaro vai em busca do tão sonhado ouro olímpico em Paris. Atleta do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), Laura conquistou este ano sua primeira participação em uma Olimpíada durante a Copa do Mundo da Tailândia ao somar 253 quilos de arranco e arremesso, na categoria de até 81 kg no feminino de Levantamento de Peso.
Para Laura Amaro, que, aos 13 anos de idade, ingressou no Programa Forças no Esporte (PROFESP) do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), na Penha, no Rio de Janeiro (RJ), que tem como objetivo desenvolver por meio de atividades esportivas e educacionais crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, a vaga olímpica já representa uma grande vitória, pois a coloca no grupo das dez primeiras do ranking mundial.
No início da carreira, Laura se identificou com o futebol. Mas depois, em 2014, despontou na modalidade de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), obtendo bons resultados nas competições estaduais, ascensão no cenário nacional, em 2016, e participação em campeonatos mundiais. Em 2019, após se incorporar ao PROLIM, a atleta de 23 anos se destacou com a medalha de prata no arranco da categoria até 76 kg, no Mundial de 2021, no Uzbequistão, além da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago, no Chile.
Atualmente, Laura Amado treina no Centro Nacional de Levantamento de Peso do CEFAN e vem obtendo cada vez mais resultados expressivos, como a segunda melhor marca no arranco, o quinto lugar no arremesso e o terceiro lugar na classificação geral dos Jogos Pan-Americanos Júnior 2021, realizado em Cali, Colômbia. Com esses resultados, muita garra, determinação e o apoio da torcida brasileira, Laura lutará agora pelo seu maior objetivo: a medalha olímpica para o Brasil.
Comentar