A SAÚDE DO FUTURO

COMEÇA NA COMUNIDADE

A Umane é uma associação civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que apoia iniciativas no âmbito da saúde pública que impactam no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de três programas de atuação:

Programa de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com iniciativas de controle dos fatores de risco, rastreamento, ampliação do acesso à saúde e ao monitoramento dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde (APS);

Programa de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no SUS, por meio do apoio a iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes, de integração de serviços e da incorporação de novas tecnologias ao SUS;

Programa de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, financiando programas que acompanhem e monitoramento de desfechos desfavoráveis durante a gestação e as condições de saúde de crianças e adolescentes no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos fatores de risco.

O compromisso de utilizar a totalidade dos recursos da venda do Hospital Samaritano – um hospital filantrópico – em benefício da saúde da população, inspirou a criação, no ano de 2016, de um Fundo Patrimonial, gerenciado pela Umane. Parte dos rendimentos obtidos na gestão dos recursos é utilizada anualmente para o investimento em projetos em saúde.

Com a convicção de que cuidar vem antes de curar e de que é possível fomentar uma cultura de saúde na população, em 2023, a Umane apoiou 19 projetos, realizados de forma colaborativa com 53 parceiros, entre diversos setores da saúde, da sociedade civil e poder público.

Desde 2020, quando nasce a marca Umane,
já são 25 projetos apoiados.

Linha d0 tempo

1894

FUNDAÇÃO DO HOSPITAL
SAMARITANO DE SÃO PAULO

O hospital fundado no bairro Higienópolis, em São Paulo (SP), foi fruto do sonho de José Pereira Achao e da mobilização de imigrantes por um atendimento democrático e isento de religiosidade.

1894
1960

EVOLUÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIO

Sessenta e seis anos depois, o hospital passa por aprimoramentos e se torna uma instituição médico-hospitalar estruturada e moderna.

1960
1997

CRIAÇÃO DA COMISSÃO DE FILANTROPIA

Formada por diretores e médicos, surge a Comissão de Filantropia e parcerias com outras entidades de saúde, como a Associação da Assistência à Criança Deficiente (AACD).

1997
2000

CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO MULTI-ASSISTENCIAL (AMAS)

O programa AMAS é criado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo para atendimento agendado de pacientes com patologias de baixa e média complexidade nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia.

2000
2008

RECEBIMENTO DO TÍTULO DE HOSPITAL DE EXCELÊNCIA E INÍCIO DA PARCERIA COM O SUS

Primeira acreditação pela Joint Commission International como “Um dos seis hospitais de excelência em São Paulo”, título que identifica instituições habilitadas pelo Ministério da Saúde para apresentar projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS).

2008
2016

CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO SAMARITANO

De hospital para associação civil sem fins lucrativos, isenta e independente com foco em saúde, a Associação Samaritano amplia sua atuação da cidade de São Paulo para todo o país e passa a atuar como viabilizadora de uma filantropia de impacto e resultado.

2016
2020

CRIAÇÃO DA UMANE

Com um novo nome e marca, nasce a Umane, uma entidade filantrópica com atuação social no âmbito da saúde pública no Brasil.

2020

MISSÃO

Apoiar iniciativas transformadoras de prevenção de doenças e promoção de saúde que impactem a qualidade de vida dos brasileiros

VISÃO

Ser referência em investimento social privado na área de saúde no Brasil

VALORES

• Ética
• Compromisso com a sociedade
• Respeito pela Missão
• Perenidade
• Vontade de fazer o bem

Governança

A Umane preza pela isenção, transparência e qualidade em suas atividades e decisões filantrópicas na área de saúde. Para isso, conta com o apoio de uma estrutura de governança não remunerada composta pelo Conselho de Administração, Diretoria, Comitê de Finanças, Comitê de Filantropia e Comitê de Conformidade.

Comitê de Filantropia

Erik Cavalcante
George Osborn
Hiran Castello Branco
Januario Montone
Lorraine de Matos
Marco Mattar
Paulo Saldiva
Ricardo de Oliveira
Ricardo Leonardos
Rogério Rabelo

Comitê de Finanças e Investimentos

André Reginato
Bruno Ribeiro de Macedo
Daniel Lima
Geoffrey Cleaver
George Kerr
Gert Wunderlich
Guido Oliveira
Marco Mattar

Comitê de Nomeação

Arthur Buzatto
George Osborn
Gert Wunderlich
Jairo Loureiro
Marco Mattar
Renata Filippi Lindquist
William Bennett

Comitê de Conformidade, Governança, Auditoria e Ética

Fernando Meira
Gustavo Mattedi
Hiran Castello Branco
Joice Toyota
Maria Helena Pettersson

Adrian Mackenzie

Alasdair Kerr

Alastair Howarth Hilary Steel

Alison Hilary Steel

Andrew John Pacey

André Reginato

Arthur Buzatto

Bettina Walker

Brian J. Busson

Carolina Dupont-Liot

Cristina Anne Betts

Derek T. Barnes

Derrick Isaac Marcus

Douglas Munro

Eduardo de Campos Queiroz

Erik Cavalcante Magela

Farrer J.P. L. Pallin

Fernanda Hoefel

Fernando de Barros Barreto

Geoffrey David Cleaver

George Kerr

George Robert Osborn

Gert Wunderlich

Hiran Castello Branco

Ian Henry Pacey

Ivan Francis Noronha

Jairo Eduardo Loureiro

Jairo Loureiro Filho

Januario Montone

John Philip Lloyd

Joice Toyota Mendes

José Antonio de Lima

José Eduardo Krieger

Lorraine de Matos 

Luiz Gustavo Mattedi

Luiz Peccioli

Marco Antonio Cattini Mattar

Maria Helena Pettersson

Marina Medley de Sá

Mark Moran

Matthew Govier

Maurício Ceschin

Philippe Krinker

Renata Filippi Lindquist

Ricardo Barbosa Leonardos

Ricardo de Oliveira

Robert Donald Filshill

Rogério Rabelo

Sean Patrick Hutchinson

Sergio Silva Freitas

Susan Pallin

Thomas Leon Goman

Timothy Altaffer

Vivien Rosso

William E. Bennett

Presidente
William Bennett
Vice Presidente
Jairo Loureiro

André Reginato

Arthur Buzatto

Fernando Meira

Hiran Castello Branco

Joice Toyota Mendes

Marco Mattar

Ricardo Leonardos

Rogério Rabelo

Vivien Rosso

Parceiros

Implementadores

Instituições apoiadas pela Umane no desenvolvimento de iniciativas

coinvestidores

Instituições que investem em iniciativas que são apoiadas pela Umane

Técnicos

Instituições da sociedade civil, do poder público, da academia ou de organismos internacionais que desenvolvem parceria de colaboração técnica ou institucional com as iniciativas apoiadas pela Umane

poder público

Órgãos públicos ou entes da federação (estados e municípios) que são parceiros da Umane ou de iniciativas apoiadas

PERGUNTAS FREQUENTES

Não. A atuação e governança da Umane são isentas e independentes.

 

Desde a venda do Hospital Samaritano, em 2016, a Umane não tem mais nenhuma relação ou parceria direta com o Hospital Samaritano e não recebe recursos de terceiros ou de qualquer outra instituição. 

A Umane e sua atividade filantrópica é exclusivamente mantida com parte dos rendimentos gerados pelo seu fundo patrimonial – recurso financeiro proveniente da venda do Hospital Samaritano.

Os rendimentos desse fundo têm como finalidade garantir a sustentabilidade da instituição, perpetuar seu patrimônio e seus objetivos sociais de investimento: apoio a projetos voltados ao Programa de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no Sistema Único de Saúde, Programa de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e Programa de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.

A Umane não recebe recursos de terceiros, seja do Hospital Samaritano ou de qualquer outra instituição.
Os objetivos sociais da Umane se resumem a atividades filantrópicas de fomento a projetos voltados às atividades que contribuam para um sistema público de saúde mais resolutivo, melhorem a qualidade de vida de quem vive no Brasil e que estejam em consonância com as três linhas programáticas de atuação da instituição:

Programa de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT): com iniciativas de controle dos fatores de risco, rastreamento, ampliação do acesso à saúde e ao monitoramento dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde; 

Programa de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no Sistema Único de Saúde: com iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes, de integração de serviços e da incorporação de novas tecnologias ao sistema de saúde;

Programa de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente: com iniciativas que acompanhem e monitorem desfechos desfavoráveis durante a gestação e as condições de saúde de crianças e adolescentes no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) e dos fatores de risco.

A Umane é uma associação civil, independente, sem fins lucrativos e certificada pelo Ministério da Saúde.

Não. A Umane não solicita nenhuma contrapartida das instituições apoiadas, salvo as entregas necessárias para que os projetos alcancem os resultados esperados.

Os apoios são exclusivamente voltados aos projetos que atendam os requisitos e indicadores específicos definidos pela Umane: projetos voltados ao aprimoramento do sistema público de saúde, à prevenção de doenças e promoção de saúde.

Saiba mais

Sim. A Umane estabelece parcerias com a administração pública com a finalidade única de atingir os objetivos sociais estabelecidos e seu Estatuto Social, mas não repassa ou recebe recursos financeiros oriundos de instituições governamentais, sendo 100% de seus recursos oriundos de seu fundo patrimonial privado.

A governança da Umane é constituída por:

 

(i) Um quadro de associados: órgão soberano da instituição, que se reúne, anualmente, em Assembleia Geral;

(ii) Um Conselho de Administração: órgão sênior de administração da instituição, composto por membros com notoriedade em suas respectivas áreas de atuação; 

(iii) Uma Diretoria: órgão responsável pela gestão ordinária da instituição e pela sua representação legal;

(iv) Comitês de apoio técnico ao Conselho de Administração: Comitê de Finanças e Investimentos; Comitê de Filantropia e Comitê de Conformidade, Governança, Auditoria e Ética.

Não. A Umane não remunera, distribui lucros, bonificações ou vantagens sob nenhuma forma, direta ou indiretamente, a associados, conselheiros, diretores ou membros de Comitês pelas suas competências, ou funções atribuídas pelo Estatuto Social da instituição.

Não. A Umane é uma instituição apartidária e não tem predileção por orientação política específica.

 

Os princípios de independência e apartidarismo norteiam sua atuação, sendo vedada a participação em campanhas de interesse político-partidário ou eleitorais.