As expectativas eram baixas para a última cúpula climática da ONU. Mas a especialista em direito climático Jacqueline Peel, que participou das negociações, explica o progresso que foi feito.
O foco central das negociações da COP29 está em uma meta maior para o financiamento climático - o dinheiro que as nações ricas fornecem às nações pobres para ajudar na transição energética e na resistência climática.
Na era do colapso ambiental, pensadores contemporâneos reforçam a necessidade de a humanidade finalmente entender que nossa vida é compartilhada com os outros seres da Terra
Reconstrução do estado deve romper com práticas antiquadas e adotar metodologias inovadoras que privilegiem o bem-estar da população e a sustentabilidade
Uma possível extinção das abelhas pelo uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à morte de plantas, herbívoros e carnívoros, gerando um desequilíbrio ou colapso do ecossistema
Geoengenharia pode garantir a segurança das gerações futuras; mas pode também ser um pretexto para continuarmos a explorar e consumir combustíveis fósseis
Militarização da fiscalização ambiental tornou processo mais caro, e ainda resultou num aumento de 62% da taxa de desmatamento em 2019 e 2020, se comparada à média anual entre 2009 e 2018.
Senadores precisam manter os vetos ao PL que flexibiliza as regras de aprovação, registro e comercialização de defensivos agrícolas, para preservar o poder fiscalizador dos órgãos de proteção ambiental.
Estudo global publicado na Nature aponta 40% das espécies de anfíbios do mundo estão ameaçados de extinção, por conta de alterações em seus habitats causados pelas mudanças climáticas.
Plano de Contingência de Maceió tem determinações específicas do que fazer em cada fase do processo, que é inevitável. População precisa ficar atenta aos comunicados oficiais da Defesa Civil.
Erva daninha comum no Nordeste do Brasil possui propriedades hidrofóbicas e oleofílicas ideais para uso na limpeza de grandes vazamentos de petróleo no mar.
Proteger a Região Amazônica é vital para a estabilização do clima global e manutenção da biodiversidade, mas a destruição de causas antropogênicas não para de crescer.
Estudo com participação de cientista brasileiro revela como a geografia do clima, e não apenas o clima em si, influencia nos padrões de diversidade das espécies.
A eliminação da poluição por plástico depende de ações emergenciais que reduzam o impacto nocivo do material na vida marinha e da adoção coletiva de comportamentos ambientalmente sustentáveis
Em breve, poderá ser possível reduzir a formação e a intensidade de ciclones pulverizando partículas na atmosfera acima de uma tempestade em formação. Mas a tecnologia abre uma caixa de pandora
Com temperaturas superando os 40 graus em pleno inverno, o Brasil está entre os países que mais sofrem com as ondas de calor que assolam o planeta este ano, e que podem comprometer a saúde de todos.
Colaborador do Departamento de Pesca e Aquicultura (DEPAq) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pesquisador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e na Rede de Investigação Aquática (ARNET), Universidade de Coimbra
Senior Researcher at Swiss Federal Institute for Forest, Snow and Landscape Research and Adjunct Associate Professor of Ecology and Evolution, Stony Brook University (The State University of New York)
Vice-presidente executiva da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (ABECO) e professora visitante, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Osmar Malaspina, biólogo, professor livre docente e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ecotoxicologia e Conservação de Abelhas no campus de Rio Claro (SP), Universidade Estadual Paulista (Unesp)